O CIBERESPAÇO COMO UMA NOVA DIMENSÃO DA ESFERA PÚBLICA: a cobertura da campanha presidencial de 2010 nos blogs de Josias de Souza e Luis Nassif

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luiz Ademir
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nascimento, Wanderson Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/543
Resumo: O artigo traz uma discussão sobre a interface mídia e política relacionada a uma nova dimensão do espaço público que é o ciberespaço. A análise é da cobertura jornalística sobre a disputa presidencial de 2010 nos blogs de Josias de Souza, do Portal Uol, ligado ao Grupo Folha, e de Luís Nassif, que era hospedado no Portal Ig e passou para o Portal www.brasilianas.org. Trata-se da compreensão dos meios de comunicação – no caso os veículos jornalísticos – como atores políticos que interferem na disputa eleitoral. Os dados sobre a visibilidade e o tratamento (valência positiva, negativa ou neutra) revelam a tendência dos jornalistas – Josias de Souza assume um tom crítico em relação à candidatura de Dilma Rousseff (PT) enquanto Luís Nassif posta, na maioria das vezes, mensagens favoráveis à petista e negativas em relação ao candidato José Serra (PSDB).
id FUMEC-2_3ffe44b98e539a3aa75ac5b23f4e5dbe
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/543
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O CIBERESPAÇO COMO UMA NOVA DIMENSÃO DA ESFERA PÚBLICA: a cobertura da campanha presidencial de 2010 nos blogs de Josias de Souza e Luis NassifMidia e políticaciberespaçoblogseleição presidencialA cobertura da eleição presidencial de 2010 nos blogsO artigo traz uma discussão sobre a interface mídia e política relacionada a uma nova dimensão do espaço público que é o ciberespaço. A análise é da cobertura jornalística sobre a disputa presidencial de 2010 nos blogs de Josias de Souza, do Portal Uol, ligado ao Grupo Folha, e de Luís Nassif, que era hospedado no Portal Ig e passou para o Portal www.brasilianas.org. Trata-se da compreensão dos meios de comunicação – no caso os veículos jornalísticos – como atores políticos que interferem na disputa eleitoral. Os dados sobre a visibilidade e o tratamento (valência positiva, negativa ou neutra) revelam a tendência dos jornalistas – Josias de Souza assume um tom crítico em relação à candidatura de Dilma Rousseff (PT) enquanto Luís Nassif posta, na maioria das vezes, mensagens favoráveis à petista e negativas em relação ao candidato José Serra (PSDB).Revista Mediação2012-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literatura, estudo de caso, análise de conteúdo quantitativa e qualitativaapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/543Revista Mediação; Vol. 14, Nº 14 - janeiro/junho de 20122179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/543/pdfOliveira, Luiz AdemirNascimento, Wanderson Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-05T16:04:53Zoai:ojs.fumec.br:article/543Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2023-01-05T16:04:53Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv O CIBERESPAÇO COMO UMA NOVA DIMENSÃO DA ESFERA PÚBLICA: a cobertura da campanha presidencial de 2010 nos blogs de Josias de Souza e Luis Nassif
title O CIBERESPAÇO COMO UMA NOVA DIMENSÃO DA ESFERA PÚBLICA: a cobertura da campanha presidencial de 2010 nos blogs de Josias de Souza e Luis Nassif
spellingShingle O CIBERESPAÇO COMO UMA NOVA DIMENSÃO DA ESFERA PÚBLICA: a cobertura da campanha presidencial de 2010 nos blogs de Josias de Souza e Luis Nassif
Oliveira, Luiz Ademir
Midia e política
ciberespaço
blogs
eleição presidencial
A cobertura da eleição presidencial de 2010 nos blogs
title_short O CIBERESPAÇO COMO UMA NOVA DIMENSÃO DA ESFERA PÚBLICA: a cobertura da campanha presidencial de 2010 nos blogs de Josias de Souza e Luis Nassif
title_full O CIBERESPAÇO COMO UMA NOVA DIMENSÃO DA ESFERA PÚBLICA: a cobertura da campanha presidencial de 2010 nos blogs de Josias de Souza e Luis Nassif
title_fullStr O CIBERESPAÇO COMO UMA NOVA DIMENSÃO DA ESFERA PÚBLICA: a cobertura da campanha presidencial de 2010 nos blogs de Josias de Souza e Luis Nassif
title_full_unstemmed O CIBERESPAÇO COMO UMA NOVA DIMENSÃO DA ESFERA PÚBLICA: a cobertura da campanha presidencial de 2010 nos blogs de Josias de Souza e Luis Nassif
title_sort O CIBERESPAÇO COMO UMA NOVA DIMENSÃO DA ESFERA PÚBLICA: a cobertura da campanha presidencial de 2010 nos blogs de Josias de Souza e Luis Nassif
author Oliveira, Luiz Ademir
author_facet Oliveira, Luiz Ademir
Nascimento, Wanderson Antônio
author_role author
author2 Nascimento, Wanderson Antônio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luiz Ademir
Nascimento, Wanderson Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Midia e política
ciberespaço
blogs
eleição presidencial
A cobertura da eleição presidencial de 2010 nos blogs
topic Midia e política
ciberespaço
blogs
eleição presidencial
A cobertura da eleição presidencial de 2010 nos blogs
description O artigo traz uma discussão sobre a interface mídia e política relacionada a uma nova dimensão do espaço público que é o ciberespaço. A análise é da cobertura jornalística sobre a disputa presidencial de 2010 nos blogs de Josias de Souza, do Portal Uol, ligado ao Grupo Folha, e de Luís Nassif, que era hospedado no Portal Ig e passou para o Portal www.brasilianas.org. Trata-se da compreensão dos meios de comunicação – no caso os veículos jornalísticos – como atores políticos que interferem na disputa eleitoral. Os dados sobre a visibilidade e o tratamento (valência positiva, negativa ou neutra) revelam a tendência dos jornalistas – Josias de Souza assume um tom crítico em relação à candidatura de Dilma Rousseff (PT) enquanto Luís Nassif posta, na maioria das vezes, mensagens favoráveis à petista e negativas em relação ao candidato José Serra (PSDB).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura, estudo de caso, análise de conteúdo quantitativa e qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/543
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/543/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; Vol. 14, Nº 14 - janeiro/junho de 2012
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1754204131955834880