Imagens que relampejam: Múltiplas temporalidades no ensaio fotográfico de Guillaume Herbaut

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Dunya
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/2341
Resumo: Perdendo gradativamente espaço na mídia impressa desde a concorrência televisual, por volta da década de 1970, a fotografia documental conquista as galerias de arte e o mercado editorial e assume caráter mais crítico e reflexivo. Por outro lado, a fotografia jornalística, em crise de identidade, reforça os cânones visuais das imagens históricas e pouco contribui para a reflexão a respeito da realidade. Neste artigo, o objetivo é discutir as possibilidades da fotografia documental contemporânea no âmbito da arte com base no conceito de imagem dialética, de Walter Benjamin. Parte-se da observação do ensaio fotográfico do fotógrafo francês Guillaume Herbaut na zona radioativa de Chernobyl, imagens feitas 25 anos após o acidente nuclear.
id FUMEC-2_57e8cf27a666b909b3ef6ba4f0353a4a
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/2341
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Imagens que relampejam: Múltiplas temporalidades no ensaio fotográfico de Guillaume HerbautFotografia documental. Arte. Imagem dialética.Perdendo gradativamente espaço na mídia impressa desde a concorrência televisual, por volta da década de 1970, a fotografia documental conquista as galerias de arte e o mercado editorial e assume caráter mais crítico e reflexivo. Por outro lado, a fotografia jornalística, em crise de identidade, reforça os cânones visuais das imagens históricas e pouco contribui para a reflexão a respeito da realidade. Neste artigo, o objetivo é discutir as possibilidades da fotografia documental contemporânea no âmbito da arte com base no conceito de imagem dialética, de Walter Benjamin. Parte-se da observação do ensaio fotográfico do fotógrafo francês Guillaume Herbaut na zona radioativa de Chernobyl, imagens feitas 25 anos após o acidente nuclear.Revista Mediação2014-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/2341Revista Mediação; Vol. 16, Nº 18 - janeiro/junho de 20142179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/2341/1372Azevedo, Dunyainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-06T12:38:26Zoai:ojs.fumec.br:article/2341Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2015-10-06T12:38:26Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv Imagens que relampejam: Múltiplas temporalidades no ensaio fotográfico de Guillaume Herbaut
title Imagens que relampejam: Múltiplas temporalidades no ensaio fotográfico de Guillaume Herbaut
spellingShingle Imagens que relampejam: Múltiplas temporalidades no ensaio fotográfico de Guillaume Herbaut
Azevedo, Dunya
Fotografia documental. Arte. Imagem dialética.
title_short Imagens que relampejam: Múltiplas temporalidades no ensaio fotográfico de Guillaume Herbaut
title_full Imagens que relampejam: Múltiplas temporalidades no ensaio fotográfico de Guillaume Herbaut
title_fullStr Imagens que relampejam: Múltiplas temporalidades no ensaio fotográfico de Guillaume Herbaut
title_full_unstemmed Imagens que relampejam: Múltiplas temporalidades no ensaio fotográfico de Guillaume Herbaut
title_sort Imagens que relampejam: Múltiplas temporalidades no ensaio fotográfico de Guillaume Herbaut
author Azevedo, Dunya
author_facet Azevedo, Dunya
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Dunya
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia documental. Arte. Imagem dialética.
topic Fotografia documental. Arte. Imagem dialética.
description Perdendo gradativamente espaço na mídia impressa desde a concorrência televisual, por volta da década de 1970, a fotografia documental conquista as galerias de arte e o mercado editorial e assume caráter mais crítico e reflexivo. Por outro lado, a fotografia jornalística, em crise de identidade, reforça os cânones visuais das imagens históricas e pouco contribui para a reflexão a respeito da realidade. Neste artigo, o objetivo é discutir as possibilidades da fotografia documental contemporânea no âmbito da arte com base no conceito de imagem dialética, de Walter Benjamin. Parte-se da observação do ensaio fotográfico do fotógrafo francês Guillaume Herbaut na zona radioativa de Chernobyl, imagens feitas 25 anos após o acidente nuclear.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/2341
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/2341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/2341/1372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; Vol. 16, Nº 18 - janeiro/junho de 2014
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1798944894955290624