Escutando o Blues: sons, identidades e lugares fílmicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5076 |
Resumo: | Boa parte das imagens acerca do passado que temos e com as quais nos relacionamos diariamente são moldadas em maior ou menor grau a partir do cinema. Pensamos aqui a análise de obras acerca da história do blues sobre o conceito de lugar de memória fílmico, proposto por W. Guynn com base no conceito de P. Nora, com especial destaque à noção de autenticidade, construída, de acordo com nossa visão, a partir da trilha sonora e de seu potencial de suscitar identificação espaço-temporal através de paisagens sonoras que remetam à identidade do grupo social aqui trabalhado. Analisando os filmes Honeydripper (2007), O Brother, Where art Thou? (2000) e Cadillac Records (2008), buscamos defender nosso argumento acerca da importância do estudo da trilha sonora em filmes históricos enquanto um elemento constituinte de um território cultural. Palavras-chave: blues, paisagem sonora, lugar de memória, cinema, identidade. |
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