Paris, Texas e o encontro mediado pela tela: a imagem fílmica como experiência na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1625 |
Resumo: | Neste artigo, investiga-se a natureza da imagem no cinema narrativo ficcional e sua relação com as experiências vividas por aqueles que se colocam diante dessa imagem: o espectador. Baseando-se em uma reflexão suscitada pelo filme Paris, Texas, do cineasta alemão Wim Wenders, afirma-se que as diferenças técnicas entre as imagens possibilitam relações específicas entre elas e seus espectadores. Como espaço de interlocução entre o sujeito e sua própria história ou como ponto de encontro entre diferentes sujeitos, a tela cinematográfica atua como potente mediadora das relações contemporâneas. Por sua vez, o formato da imagem na tela também altera a relação desta com o espectador. Mais que um espaço de representação, a imagem no cinema é abordada neste artigo como parte da experiência dos sujeitos. A sobreposição de imagens exibida na ficção de Wim Wenders elucida, ainda, o processo de transposição narrativa entre diferentes sistemas semióticos – por exemplo, a tradução da literatura ao cinema. |
id |
FUMEC-2_585f3a79565ec42e135f5097479951c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fumec.br:article/1625 |
network_acronym_str |
FUMEC-2 |
network_name_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Paris, Texas e o encontro mediado pela tela: a imagem fílmica como experiência na contemporaneidadeImagem. Cinema. Experiência. Sobreposição. Tradução.Neste artigo, investiga-se a natureza da imagem no cinema narrativo ficcional e sua relação com as experiências vividas por aqueles que se colocam diante dessa imagem: o espectador. Baseando-se em uma reflexão suscitada pelo filme Paris, Texas, do cineasta alemão Wim Wenders, afirma-se que as diferenças técnicas entre as imagens possibilitam relações específicas entre elas e seus espectadores. Como espaço de interlocução entre o sujeito e sua própria história ou como ponto de encontro entre diferentes sujeitos, a tela cinematográfica atua como potente mediadora das relações contemporâneas. Por sua vez, o formato da imagem na tela também altera a relação desta com o espectador. Mais que um espaço de representação, a imagem no cinema é abordada neste artigo como parte da experiência dos sujeitos. A sobreposição de imagens exibida na ficção de Wim Wenders elucida, ainda, o processo de transposição narrativa entre diferentes sistemas semióticos – por exemplo, a tradução da literatura ao cinema.Revista Mediação2013-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1625Revista Mediação; Vol. 15, Nº 16 - janeiro/junho de 20132179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1625/1022Alves, Mírian Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:28:40Zoai:ojs.fumec.br:article/1625Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2024-03-06T15:28:40Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paris, Texas e o encontro mediado pela tela: a imagem fílmica como experiência na contemporaneidade |
title |
Paris, Texas e o encontro mediado pela tela: a imagem fílmica como experiência na contemporaneidade |
spellingShingle |
Paris, Texas e o encontro mediado pela tela: a imagem fílmica como experiência na contemporaneidade Alves, Mírian Sousa Imagem. Cinema. Experiência. Sobreposição. Tradução. |
title_short |
Paris, Texas e o encontro mediado pela tela: a imagem fílmica como experiência na contemporaneidade |
title_full |
Paris, Texas e o encontro mediado pela tela: a imagem fílmica como experiência na contemporaneidade |
title_fullStr |
Paris, Texas e o encontro mediado pela tela: a imagem fílmica como experiência na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Paris, Texas e o encontro mediado pela tela: a imagem fílmica como experiência na contemporaneidade |
title_sort |
Paris, Texas e o encontro mediado pela tela: a imagem fílmica como experiência na contemporaneidade |
author |
Alves, Mírian Sousa |
author_facet |
Alves, Mírian Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Mírian Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem. Cinema. Experiência. Sobreposição. Tradução. |
topic |
Imagem. Cinema. Experiência. Sobreposição. Tradução. |
description |
Neste artigo, investiga-se a natureza da imagem no cinema narrativo ficcional e sua relação com as experiências vividas por aqueles que se colocam diante dessa imagem: o espectador. Baseando-se em uma reflexão suscitada pelo filme Paris, Texas, do cineasta alemão Wim Wenders, afirma-se que as diferenças técnicas entre as imagens possibilitam relações específicas entre elas e seus espectadores. Como espaço de interlocução entre o sujeito e sua própria história ou como ponto de encontro entre diferentes sujeitos, a tela cinematográfica atua como potente mediadora das relações contemporâneas. Por sua vez, o formato da imagem na tela também altera a relação desta com o espectador. Mais que um espaço de representação, a imagem no cinema é abordada neste artigo como parte da experiência dos sujeitos. A sobreposição de imagens exibida na ficção de Wim Wenders elucida, ainda, o processo de transposição narrativa entre diferentes sistemas semióticos – por exemplo, a tradução da literatura ao cinema. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1625 |
url |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1625/1022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mediação; Vol. 15, Nº 16 - janeiro/junho de 2013 2179-9571 1676-2827 reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade FUMEC instacron:FUMEC |
instname_str |
Universidade FUMEC |
instacron_str |
FUMEC |
institution |
FUMEC |
reponame_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC |
repository.mail.fl_str_mv |
||rfonseca@fumec.br |
_version_ |
1798944894551588864 |