iImaginário, desejo e erotismo: o amor idealizado na publicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/967 |
Resumo: | Este artigo analisa, a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP) e da noção de imaginário, as formas simbólicas nas quais são representadas a sexualidade e o erotismo presentes no fenômeno da literatura gótica, reproduzido em livros, filmes, músicas, ensaios fotográficos e na publicidade. O objeto de análise é o filme publicitário do desodorante Axe Excite, veiculado na TV e principalmente na internet. Num breve exame sócio histórico, percebem-se as recentes transformações da sexualidade e do erotismo, representada pelo viés místico-religioso no fenômeno gótico, em que um imaginário ancestral, recorrente na literatura e subjacente às pulsões e desejos que, embora reprimidos, acompanham a humanidade desde seu surgimento. |
id |
FUMEC-2_7271324e6eff2204e8b303c08e577689 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fumec.br:article/967 |
network_acronym_str |
FUMEC-2 |
network_name_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
iImaginário, desejo e erotismo: o amor idealizado na publicidadeImaginárioerotismoromances góticospublicidadecomunicaçãoPublicidadeImaginárioEste artigo analisa, a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP) e da noção de imaginário, as formas simbólicas nas quais são representadas a sexualidade e o erotismo presentes no fenômeno da literatura gótica, reproduzido em livros, filmes, músicas, ensaios fotográficos e na publicidade. O objeto de análise é o filme publicitário do desodorante Axe Excite, veiculado na TV e principalmente na internet. Num breve exame sócio histórico, percebem-se as recentes transformações da sexualidade e do erotismo, representada pelo viés místico-religioso no fenômeno gótico, em que um imaginário ancestral, recorrente na literatura e subjacente às pulsões e desejos que, embora reprimidos, acompanham a humanidade desde seu surgimento.Revista Mediação2013-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrevisão de literaturaapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/967Revista Mediação; Vol. 15, Nº 16 - janeiro/junho de 20132179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/967/pdfOliveira, José Aparecidoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:28:40Zoai:ojs.fumec.br:article/967Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2024-03-06T15:28:40Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
iImaginário, desejo e erotismo: o amor idealizado na publicidade |
title |
iImaginário, desejo e erotismo: o amor idealizado na publicidade |
spellingShingle |
iImaginário, desejo e erotismo: o amor idealizado na publicidade Oliveira, José Aparecido Imaginário erotismo romances góticos publicidade comunicação Publicidade Imaginário |
title_short |
iImaginário, desejo e erotismo: o amor idealizado na publicidade |
title_full |
iImaginário, desejo e erotismo: o amor idealizado na publicidade |
title_fullStr |
iImaginário, desejo e erotismo: o amor idealizado na publicidade |
title_full_unstemmed |
iImaginário, desejo e erotismo: o amor idealizado na publicidade |
title_sort |
iImaginário, desejo e erotismo: o amor idealizado na publicidade |
author |
Oliveira, José Aparecido |
author_facet |
Oliveira, José Aparecido |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, José Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginário erotismo romances góticos publicidade comunicação Publicidade Imaginário |
topic |
Imaginário erotismo romances góticos publicidade comunicação Publicidade Imaginário |
description |
Este artigo analisa, a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP) e da noção de imaginário, as formas simbólicas nas quais são representadas a sexualidade e o erotismo presentes no fenômeno da literatura gótica, reproduzido em livros, filmes, músicas, ensaios fotográficos e na publicidade. O objeto de análise é o filme publicitário do desodorante Axe Excite, veiculado na TV e principalmente na internet. Num breve exame sócio histórico, percebem-se as recentes transformações da sexualidade e do erotismo, representada pelo viés místico-religioso no fenômeno gótico, em que um imaginário ancestral, recorrente na literatura e subjacente às pulsões e desejos que, embora reprimidos, acompanham a humanidade desde seu surgimento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/967 |
url |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/967/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mediação; Vol. 15, Nº 16 - janeiro/junho de 2013 2179-9571 1676-2827 reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade FUMEC instacron:FUMEC |
instname_str |
Universidade FUMEC |
instacron_str |
FUMEC |
institution |
FUMEC |
reponame_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC |
repository.mail.fl_str_mv |
||rfonseca@fumec.br |
_version_ |
1798944894523277312 |