A ESTÉTICA DE VIOLÊNCIA NOS JOGOS ELETRÔNICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga Junior, Amaro Xavier
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/8048
Resumo: O trabalho analisa as modalidades de jogos eletrônicos individuais que são focados em atos de violência física. Discute a noção de violência presente nesses jogos a partir do trabalho de Johan Galtung. Problematiza o Entertainment Software Rating Board (ERSB), sistema de classificação internacional para os jogos em paralelo com as estratégias criativas dos produtores em inserir novos parâmetros de violência na tentativa de contornar o ESRB. Concentra a análise em alguns “jogos de bater” (Slapping) como Beat The Boss, Beat Yourboss, e outros jogos com Stickmens de destruição de personagens. Defende que a violência utilizada nesses jogos não implica em aumento de violência social, mas em ressignificação da violência. Propõe perceber esta modalidade de violência simbólica como sendo um mecanismo de proteção cultural que visa satisfazer nossa própria natureza ao simular (enquanto simulacro) a violência e identifica que há uma dimensão lúdica de aprendizagem sobre os efeitos da violência na sociedade, sendo, portanto, agentes de socialização que colaboram para a diminuição da violência, ao contrário do que aponta o senso comum.
id FUMEC-2_80d48ce63f1c3262639a13e60b692bb0
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/8048
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A ESTÉTICA DE VIOLÊNCIA NOS JOGOS ELETRÔNICOSJogos DigitaisSistema de classificação internacionalViolênciaJogosO trabalho analisa as modalidades de jogos eletrônicos individuais que são focados em atos de violência física. Discute a noção de violência presente nesses jogos a partir do trabalho de Johan Galtung. Problematiza o Entertainment Software Rating Board (ERSB), sistema de classificação internacional para os jogos em paralelo com as estratégias criativas dos produtores em inserir novos parâmetros de violência na tentativa de contornar o ESRB. Concentra a análise em alguns “jogos de bater” (Slapping) como Beat The Boss, Beat Yourboss, e outros jogos com Stickmens de destruição de personagens. Defende que a violência utilizada nesses jogos não implica em aumento de violência social, mas em ressignificação da violência. Propõe perceber esta modalidade de violência simbólica como sendo um mecanismo de proteção cultural que visa satisfazer nossa própria natureza ao simular (enquanto simulacro) a violência e identifica que há uma dimensão lúdica de aprendizagem sobre os efeitos da violência na sociedade, sendo, portanto, agentes de socialização que colaboram para a diminuição da violência, ao contrário do que aponta o senso comum.Revista Mediação2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/8048Revista Mediação; v. 23 n. 32 (2021): Dos Meios às Mediações2179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/8048/4445Copyright (c) 2022 Revista Mediaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga Junior, Amaro Xavier2022-05-30T19:36:23Zoai:ojs.fumec.br:article/8048Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2022-05-30T19:36:23Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv A ESTÉTICA DE VIOLÊNCIA NOS JOGOS ELETRÔNICOS
title A ESTÉTICA DE VIOLÊNCIA NOS JOGOS ELETRÔNICOS
spellingShingle A ESTÉTICA DE VIOLÊNCIA NOS JOGOS ELETRÔNICOS
Braga Junior, Amaro Xavier
Jogos Digitais
Sistema de classificação internacional
Violência
Jogos
title_short A ESTÉTICA DE VIOLÊNCIA NOS JOGOS ELETRÔNICOS
title_full A ESTÉTICA DE VIOLÊNCIA NOS JOGOS ELETRÔNICOS
title_fullStr A ESTÉTICA DE VIOLÊNCIA NOS JOGOS ELETRÔNICOS
title_full_unstemmed A ESTÉTICA DE VIOLÊNCIA NOS JOGOS ELETRÔNICOS
title_sort A ESTÉTICA DE VIOLÊNCIA NOS JOGOS ELETRÔNICOS
author Braga Junior, Amaro Xavier
author_facet Braga Junior, Amaro Xavier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga Junior, Amaro Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Digitais
Sistema de classificação internacional
Violência
Jogos
topic Jogos Digitais
Sistema de classificação internacional
Violência
Jogos
description O trabalho analisa as modalidades de jogos eletrônicos individuais que são focados em atos de violência física. Discute a noção de violência presente nesses jogos a partir do trabalho de Johan Galtung. Problematiza o Entertainment Software Rating Board (ERSB), sistema de classificação internacional para os jogos em paralelo com as estratégias criativas dos produtores em inserir novos parâmetros de violência na tentativa de contornar o ESRB. Concentra a análise em alguns “jogos de bater” (Slapping) como Beat The Boss, Beat Yourboss, e outros jogos com Stickmens de destruição de personagens. Defende que a violência utilizada nesses jogos não implica em aumento de violência social, mas em ressignificação da violência. Propõe perceber esta modalidade de violência simbólica como sendo um mecanismo de proteção cultural que visa satisfazer nossa própria natureza ao simular (enquanto simulacro) a violência e identifica que há uma dimensão lúdica de aprendizagem sobre os efeitos da violência na sociedade, sendo, portanto, agentes de socialização que colaboram para a diminuição da violência, ao contrário do que aponta o senso comum.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/8048
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/8048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/8048/4445
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Mediação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Mediação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; v. 23 n. 32 (2021): Dos Meios às Mediações
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1798944895357943808