Esquenta, depois esfria: a presença das classes populares na televisão brasileira a partir de uma análise de contratos comunicacionais
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6534 |
Resumo: | No ar pela Rede Globo entre 2011 e 2016, o programa de auditório “Esquenta!” foi apresentado por Regina Casé, levando à televisão convidados com diferentes perfis, para abordar temáticas variadas e apresentações culturais de diversas regiões brasileiras. A partir de uma discussão teórica sobre cultura popular e televisão, este artigo tensiona conceitos dos Estudos Culturais Latino-Americanos em uma análise pautada teórico-metodologicamente nos Contratos Comunicacionais discutidos pelo autor Patrick Charaudeau. Dessa forma, o artigo identifica na atração televisiva em questão quais são os elementos que configuram suas Condições de Identidade, Dispositivo, Finalidade e Propósito, analisando como se constrói a negociação comunicativa entre o programa e seu público nas classes populares brasileiras. |
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Esquenta, depois esfria: a presença das classes populares na televisão brasileira a partir de uma análise de contratos comunicacionaisComunicaçãoTelevisãoCultura PopularMídiasSociedade e CulturaNo ar pela Rede Globo entre 2011 e 2016, o programa de auditório “Esquenta!” foi apresentado por Regina Casé, levando à televisão convidados com diferentes perfis, para abordar temáticas variadas e apresentações culturais de diversas regiões brasileiras. A partir de uma discussão teórica sobre cultura popular e televisão, este artigo tensiona conceitos dos Estudos Culturais Latino-Americanos em uma análise pautada teórico-metodologicamente nos Contratos Comunicacionais discutidos pelo autor Patrick Charaudeau. Dessa forma, o artigo identifica na atração televisiva em questão quais são os elementos que configuram suas Condições de Identidade, Dispositivo, Finalidade e Propósito, analisando como se constrói a negociação comunicativa entre o programa e seu público nas classes populares brasileiras.Revista Mediação2018-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise críticaapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6534Revista Mediação; v. 20 n. 27 (2018): Desigualdade, gênero e educação2179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6534/pdfCopyright (c) 2018 Revista Mediaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelin, Luciane Leopoldo2019-02-04T19:59:29Zoai:ojs.fumec.br:article/6534Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2019-02-04T19:59:29Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
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