Jogos de empresas e gestão financeira: algumas evidências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
Texto Completo: | https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/31 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir o uso de jogos de empresas com fins educativos tendo em consideração evidências sobre dificuldade na gestão de recursos financeiros. O uso deles tem sido justificado tanto pelo fato das gerações que estão chegando ao sistema de ensino terem crescido utilizando-os, especialmente os eletrônicos, como pelas características que têm, permitindo um ambiente de aprendizado mais motivador e estimulante e a inversão do conceito sobre a forma de prover aprendizagem. Ao invés de empurrar conteúdos bem definidos e bem formatados para o aluno, o uso de jogos propicia, ao mesmo tempo, um desafio cuja solução implica em esforço de aprendizagem. Assim, o uso de jogos afeta educadores, alunos e as instituições de ensino, exigindo deles novas posturas e modelos de pensamento sobre o educar. A construção deste artigo foi feita com base em experiências obtidas com o desenvolvimento e uso de jogos com fins educacionais, especificamente o jogo Mercado Virtual. Diversos artigos já foram publicados sobre pesquisas realizadas com alunos de graduação, mestrado e especializações de cursos de administração e engenharia. Elas vêm demonstrando que a avaliação do jogador, com base em suas decisões durante o jogo, permite detectar aspectos específicos de aprendizagem. Esta pesquisa é de cunho exploratório com base em dados obtidos em experimentos diversos com o jogo Mercado Virtual. |
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Jogos de empresas e gestão financeira: algumas evidênciasJogos de empresas, Mercado Virtual, Ensino, AprendizagemEste artigo tem como objetivo discutir o uso de jogos de empresas com fins educativos tendo em consideração evidências sobre dificuldade na gestão de recursos financeiros. O uso deles tem sido justificado tanto pelo fato das gerações que estão chegando ao sistema de ensino terem crescido utilizando-os, especialmente os eletrônicos, como pelas características que têm, permitindo um ambiente de aprendizado mais motivador e estimulante e a inversão do conceito sobre a forma de prover aprendizagem. Ao invés de empurrar conteúdos bem definidos e bem formatados para o aluno, o uso de jogos propicia, ao mesmo tempo, um desafio cuja solução implica em esforço de aprendizagem. Assim, o uso de jogos afeta educadores, alunos e as instituições de ensino, exigindo deles novas posturas e modelos de pensamento sobre o educar. A construção deste artigo foi feita com base em experiências obtidas com o desenvolvimento e uso de jogos com fins educacionais, especificamente o jogo Mercado Virtual. Diversos artigos já foram publicados sobre pesquisas realizadas com alunos de graduação, mestrado e especializações de cursos de administração e engenharia. Elas vêm demonstrando que a avaliação do jogador, com base em suas decisões durante o jogo, permite detectar aspectos específicos de aprendizagem. Esta pesquisa é de cunho exploratório com base em dados obtidos em experimentos diversos com o jogo Mercado Virtual.Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaRodrigues, José de Souza2011-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/3110.13059/racef.v2i1.31Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 2, n. 1 (2011)2178-763810.13059/racef.v2i1reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/31/25Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-24T15:58:12Zoai::article/31Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2015-08-24T15:58:12Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false |
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