UTILIZAÇÃO DO ETANOL HIDRATADO DE PRIMEIRA E SEGUNDA GERAÇÃO PELAS AERONAVES T-25 DA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
Texto Completo: | https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/1066 |
Resumo: | Um dos grandes desafios da humanidade é conciliar a preservação do meio ambiente com a utilização de combustíveis para a movimentação de veículos, máquinas, aeronaves e outros. Nesse contexto, os combustíveis fósseis com fontes não renováveis estão sendo substituídos por fontes alternativas de combustível (biocombustíveis) que reduzem a agressão ao meio ambiente e dão mais segurança quanto à renovação dos estoques e capacidade de produção. Este artigo buscar responder se há viabilidade no uso do etanol de primeira e segunda geração nas aeronaves de instrução da Academia da Força Aérea. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo compreender a utilização do etanol hidratado pelas aeronaves T-25 Universal que são utilizadas na instrução e formação de pilotos e oficiais no Segundo Esquadrão de Instrução Aérea da AFA. Para isso, realizou-se uma abordagem exploratória a partir de bibliografias e documentos acerca de combustíveis que são utilizados atualmente, fontes alternativas, desde a produção até a conversão das aeronaves. Além disso, foi realizada uma análise quantitativa dos dados relacionados com os gastos com combustível nos últimos três anos de voo, comparando os valores encontrados com a utilização de ambos os combustíveis estudados. A partir dos resultados verifica-se que além de trazer maior sustentabilidade na utilização das aeronaves há ganhos econômicos na substituição do combustível. |
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UTILIZAÇÃO DO ETANOL HIDRATADO DE PRIMEIRA E SEGUNDA GERAÇÃO PELAS AERONAVES T-25 DA ACADEMIA DA FORÇA AÉREACiências Sociais Aplicadas, Administração, EconomiaRenovável; Biocombustível; Fóssil; SubstituiçãoUm dos grandes desafios da humanidade é conciliar a preservação do meio ambiente com a utilização de combustíveis para a movimentação de veículos, máquinas, aeronaves e outros. Nesse contexto, os combustíveis fósseis com fontes não renováveis estão sendo substituídos por fontes alternativas de combustível (biocombustíveis) que reduzem a agressão ao meio ambiente e dão mais segurança quanto à renovação dos estoques e capacidade de produção. Este artigo buscar responder se há viabilidade no uso do etanol de primeira e segunda geração nas aeronaves de instrução da Academia da Força Aérea. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo compreender a utilização do etanol hidratado pelas aeronaves T-25 Universal que são utilizadas na instrução e formação de pilotos e oficiais no Segundo Esquadrão de Instrução Aérea da AFA. Para isso, realizou-se uma abordagem exploratória a partir de bibliografias e documentos acerca de combustíveis que são utilizados atualmente, fontes alternativas, desde a produção até a conversão das aeronaves. Além disso, foi realizada uma análise quantitativa dos dados relacionados com os gastos com combustível nos últimos três anos de voo, comparando os valores encontrados com a utilização de ambos os combustíveis estudados. A partir dos resultados verifica-se que além de trazer maior sustentabilidade na utilização das aeronaves há ganhos econômicos na substituição do combustível.Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaCosta, Matheus Nazário da SilvaAntonio de Souza, Luiz GustavoCavalcante, Camila Bezerra Calherani2023-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodoapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/106610.13059/racef.v14i3.1066Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 14, n. 3 (2023)2178-763810.13059/racef.v14i3reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/1066/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/1066/589https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/1066/59010.13059/racef.v14i3.1066.s58910.13059/racef.v14i3.1066.s590Direitos autorais 2023 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T17:16:17Zoai::article/1066Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2023-09-22T17:16:17Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false |
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