A Interface entre as Operações e Marketing: Um Estudo sobre o Alinhamento Estratégico em uma Montadora de Veículos Automotores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
Texto Completo: | https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/38 |
Resumo: | Este estudo de caso analisa os processos de interface estratégica entre as operações e marketing de uma montadora de veículos automotores com o objetivo de colaborar na discussão sobre o estabelecimento do alinhamento estratégico. Os resultados indicam que as atividades de desenvolvimento de produtos e as reuniões de planejamento entre operações e vendas (SOP – Sales and Operations Planning) são direcionadores de um alinhamento gerencial muito mais tático e operacional do que propriamente estratégico. Nesse sentido, há evidências de uma perda de senso estratégico que ameaça o desempenho de processos importantes e que não é detectada em curto prazo. |
id |
FUNDACE-11_470ea2c56ae02c4ab8316d53c946dd4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/38 |
network_acronym_str |
FUNDACE-11 |
network_name_str |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
repository_id_str |
|
spelling |
A Interface entre as Operações e Marketing: Um Estudo sobre o Alinhamento Estratégico em uma Montadora de Veículos AutomotoresInterface estratégica, estratégia de operações, estratégia de marketing, alinhamento estratégico.Este estudo de caso analisa os processos de interface estratégica entre as operações e marketing de uma montadora de veículos automotores com o objetivo de colaborar na discussão sobre o estabelecimento do alinhamento estratégico. Os resultados indicam que as atividades de desenvolvimento de produtos e as reuniões de planejamento entre operações e vendas (SOP – Sales and Operations Planning) são direcionadores de um alinhamento gerencial muito mais tático e operacional do que propriamente estratégico. Nesse sentido, há evidências de uma perda de senso estratégico que ameaça o desempenho de processos importantes e que não é detectada em curto prazo.Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaZanon, Celeste JoséAlves Filho, Alceu Gomes2012-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/3810.13059/racef.v3i1.38Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 3, n. 1 (2012)2178-763810.13059/racef.v3i1reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/38/32Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-26T18:06:55Zoai::article/38Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2015-02-26T18:06:55Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Interface entre as Operações e Marketing: Um Estudo sobre o Alinhamento Estratégico em uma Montadora de Veículos Automotores |
title |
A Interface entre as Operações e Marketing: Um Estudo sobre o Alinhamento Estratégico em uma Montadora de Veículos Automotores |
spellingShingle |
A Interface entre as Operações e Marketing: Um Estudo sobre o Alinhamento Estratégico em uma Montadora de Veículos Automotores Zanon, Celeste José Interface estratégica, estratégia de operações, estratégia de marketing, alinhamento estratégico. |
title_short |
A Interface entre as Operações e Marketing: Um Estudo sobre o Alinhamento Estratégico em uma Montadora de Veículos Automotores |
title_full |
A Interface entre as Operações e Marketing: Um Estudo sobre o Alinhamento Estratégico em uma Montadora de Veículos Automotores |
title_fullStr |
A Interface entre as Operações e Marketing: Um Estudo sobre o Alinhamento Estratégico em uma Montadora de Veículos Automotores |
title_full_unstemmed |
A Interface entre as Operações e Marketing: Um Estudo sobre o Alinhamento Estratégico em uma Montadora de Veículos Automotores |
title_sort |
A Interface entre as Operações e Marketing: Um Estudo sobre o Alinhamento Estratégico em uma Montadora de Veículos Automotores |
author |
Zanon, Celeste José |
author_facet |
Zanon, Celeste José Alves Filho, Alceu Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Alves Filho, Alceu Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanon, Celeste José Alves Filho, Alceu Gomes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interface estratégica, estratégia de operações, estratégia de marketing, alinhamento estratégico. |
topic |
Interface estratégica, estratégia de operações, estratégia de marketing, alinhamento estratégico. |
description |
Este estudo de caso analisa os processos de interface estratégica entre as operações e marketing de uma montadora de veículos automotores com o objetivo de colaborar na discussão sobre o estabelecimento do alinhamento estratégico. Os resultados indicam que as atividades de desenvolvimento de produtos e as reuniões de planejamento entre operações e vendas (SOP – Sales and Operations Planning) são direcionadores de um alinhamento gerencial muito mais tático e operacional do que propriamente estratégico. Nesse sentido, há evidências de uma perda de senso estratégico que ameaça o desempenho de processos importantes e que não é detectada em curto prazo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/38 10.13059/racef.v3i1.38 |
url |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/38 |
identifier_str_mv |
10.13059/racef.v3i1.38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/38/32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 3, n. 1 (2012) 2178-7638 10.13059/racef.v3i1 reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace instname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) instacron:FUNDACE |
instname_str |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) |
instacron_str |
FUNDACE |
institution |
FUNDACE |
reponame_str |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
collection |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br |
_version_ |
1798945283312189440 |