Programa Empreendedorismo-Escola: influenciando a Universidade por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
Texto Completo: | https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/189 |
Resumo: | Partindo do princípio que a universidade tem como missão essencial retornar à sociedade o saber que dela se origina, temas por vezes oriundos da sociedade ou por vezes do meio acadêmico, refletem no tripé ensino, pesquisa e extensão da Universidade, impulsionando assim, novas reflexões e ações. O presente artigo aborda, por meio de um estudo de caso realizado em uma Universidade Pública Brasileira, as maneiras pelas quais a cultura do empreendedorismo vem sendo disseminada e, as ações em prol do empreender no tripé ensino, pesquisa e extensão, que veem sendo realizadas. O estudo de caso analisa um programa de disseminação da cultura e ações em prol do empreendedorismo em um dos campi da Universidade de São Paulo denominado Programa Empreendedorismo-Escola (E-E). Baseado em estudo exploratório, o artigo discorre sobre os caminhos trilhados, os atores envolvidos, as práticas implementadas e os resultados obtidos até o presente momento, dando subsídios para uma análise e reflexão teórica e prática sobre o papel e as formas de como uma universidade, frente às suas limitações e oportunidades, pode ensinar, investigar e executar o empreendedorismo em seu ambiente. Tem-se, portanto, que o relato do caminho trilhado e das práticas adotadas contribuem para a demonstração de que a junção de atores-chave, caminhos alternativos e a implementação de diversas práticas paralelas (disciplina aberta, instalação de uma incubadora, formalização institucional de um programa em prol da disseminação de uma cultura envolvendo docentes, discentes e empresas num mesmo ambiente e aplicação de metodologias específicas do empreendedorismo) são capazes trazer impactos sobre o ambiente acadêmico. |
id |
FUNDACE-11_60d652f97eccc13ad0b7c277c37c10fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/189 |
network_acronym_str |
FUNDACE-11 |
network_name_str |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa Empreendedorismo-Escola: influenciando a Universidade por meio do tripé ensino, pesquisa e extensãoAdministraçãoEmpreendedorismo; instituição de ensino; Ensino; pesquisa; extensão.Partindo do princípio que a universidade tem como missão essencial retornar à sociedade o saber que dela se origina, temas por vezes oriundos da sociedade ou por vezes do meio acadêmico, refletem no tripé ensino, pesquisa e extensão da Universidade, impulsionando assim, novas reflexões e ações. O presente artigo aborda, por meio de um estudo de caso realizado em uma Universidade Pública Brasileira, as maneiras pelas quais a cultura do empreendedorismo vem sendo disseminada e, as ações em prol do empreender no tripé ensino, pesquisa e extensão, que veem sendo realizadas. O estudo de caso analisa um programa de disseminação da cultura e ações em prol do empreendedorismo em um dos campi da Universidade de São Paulo denominado Programa Empreendedorismo-Escola (E-E). Baseado em estudo exploratório, o artigo discorre sobre os caminhos trilhados, os atores envolvidos, as práticas implementadas e os resultados obtidos até o presente momento, dando subsídios para uma análise e reflexão teórica e prática sobre o papel e as formas de como uma universidade, frente às suas limitações e oportunidades, pode ensinar, investigar e executar o empreendedorismo em seu ambiente. Tem-se, portanto, que o relato do caminho trilhado e das práticas adotadas contribuem para a demonstração de que a junção de atores-chave, caminhos alternativos e a implementação de diversas práticas paralelas (disciplina aberta, instalação de uma incubadora, formalização institucional de um programa em prol da disseminação de uma cultura envolvendo docentes, discentes e empresas num mesmo ambiente e aplicação de metodologias específicas do empreendedorismo) são capazes trazer impactos sobre o ambiente acadêmico.Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaOrtega, Luciane Meneguin2016-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/18910.13059/racef.v7i1.189Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 7, n. 1 (2016): Edição Especial: Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo2178-763810.13059/racef.v7i1reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/189/pdf_11https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/189/66https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/189/67https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/189/68https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/189/87https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/189/8810.13059/racef.v7i1.189.s6610.13059/racef.v7i1.189.s6710.13059/racef.v7i1.189.s6810.13059/racef.v7i1.189.s8710.13059/racef.v7i1.189.s88Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-30T16:22:51Zoai::article/189Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2016-03-30T16:22:51Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa Empreendedorismo-Escola: influenciando a Universidade por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão |
title |
Programa Empreendedorismo-Escola: influenciando a Universidade por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão |
spellingShingle |
Programa Empreendedorismo-Escola: influenciando a Universidade por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão Ortega, Luciane Meneguin Administração Empreendedorismo; instituição de ensino; Ensino; pesquisa; extensão. |
title_short |
Programa Empreendedorismo-Escola: influenciando a Universidade por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão |
title_full |
Programa Empreendedorismo-Escola: influenciando a Universidade por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão |
title_fullStr |
Programa Empreendedorismo-Escola: influenciando a Universidade por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão |
title_full_unstemmed |
Programa Empreendedorismo-Escola: influenciando a Universidade por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão |
title_sort |
Programa Empreendedorismo-Escola: influenciando a Universidade por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão |
author |
Ortega, Luciane Meneguin |
author_facet |
Ortega, Luciane Meneguin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortega, Luciane Meneguin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Empreendedorismo; instituição de ensino; Ensino; pesquisa; extensão. |
topic |
Administração Empreendedorismo; instituição de ensino; Ensino; pesquisa; extensão. |
description |
Partindo do princípio que a universidade tem como missão essencial retornar à sociedade o saber que dela se origina, temas por vezes oriundos da sociedade ou por vezes do meio acadêmico, refletem no tripé ensino, pesquisa e extensão da Universidade, impulsionando assim, novas reflexões e ações. O presente artigo aborda, por meio de um estudo de caso realizado em uma Universidade Pública Brasileira, as maneiras pelas quais a cultura do empreendedorismo vem sendo disseminada e, as ações em prol do empreender no tripé ensino, pesquisa e extensão, que veem sendo realizadas. O estudo de caso analisa um programa de disseminação da cultura e ações em prol do empreendedorismo em um dos campi da Universidade de São Paulo denominado Programa Empreendedorismo-Escola (E-E). Baseado em estudo exploratório, o artigo discorre sobre os caminhos trilhados, os atores envolvidos, as práticas implementadas e os resultados obtidos até o presente momento, dando subsídios para uma análise e reflexão teórica e prática sobre o papel e as formas de como uma universidade, frente às suas limitações e oportunidades, pode ensinar, investigar e executar o empreendedorismo em seu ambiente. Tem-se, portanto, que o relato do caminho trilhado e das práticas adotadas contribuem para a demonstração de que a junção de atores-chave, caminhos alternativos e a implementação de diversas práticas paralelas (disciplina aberta, instalação de uma incubadora, formalização institucional de um programa em prol da disseminação de uma cultura envolvendo docentes, discentes e empresas num mesmo ambiente e aplicação de metodologias específicas do empreendedorismo) são capazes trazer impactos sobre o ambiente acadêmico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/189 10.13059/racef.v7i1.189 |
url |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/189 |
identifier_str_mv |
10.13059/racef.v7i1.189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/189/pdf_11 https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/189/66 https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/189/67 https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/189/68 https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/189/87 https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/189/88 10.13059/racef.v7i1.189.s66 10.13059/racef.v7i1.189.s67 10.13059/racef.v7i1.189.s68 10.13059/racef.v7i1.189.s87 10.13059/racef.v7i1.189.s88 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 7, n. 1 (2016): Edição Especial: Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo 2178-7638 10.13059/racef.v7i1 reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace instname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) instacron:FUNDACE |
instname_str |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) |
instacron_str |
FUNDACE |
institution |
FUNDACE |
reponame_str |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
collection |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br |
_version_ |
1798945282751201280 |