Análise da Competitividade das Exportações Brasileiras de Soja em Grão e de Minério de Ferro para a China (1999-2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Mygre Machado
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Rodrigo Abbade da, Fries, Carol Deitos, Coronel, Daniel Arruda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
Texto Completo: https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/59
Resumo: O Brasil é considerado um dos líderes mundiais nas exportações de soja e de minério de ferro, e o principal mercado importador dessas commodities é a China. Nos últimos anos, as relações comerciais entre estes países intensificaram-se, e, diante disso, torna-se relevante a mensuração do comércio sino-brasileiro. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o comportamento do mercado exportador brasileiro de minério de ferro e de soja em grão para a China, através dos índices de Orientação Regional (IOR) e de Vantagens Comparativas Reveladas (IVCR). Para isso, foram utilizados dados das exportações brasileiras e mundiais do minério de ferro e da soja em grão, no período de 1999 a 2012. Os resultados indicaram que as exportações dessas commodities estão orientadas para a China, sendo que a orientação das exportações de soja em grão apresenta tendência crescente. Contudo, o minério de ferro apresentou-se relativamente constante ao longo do período analisado. Conclui-se que a China é um importante mercado consumidor dos produtos brasileiros analisados, além de representar uma oportunidade de crescimento das relações sino-brasileiras, bem como promover crescimento econômico mútuo, chinês e brasileiro.
id FUNDACE-11_6c428c62ed2699e173a82a6c3ecd5993
oai_identifier_str oai::article/59
network_acronym_str FUNDACE-11
network_name_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository_id_str
spelling Análise da Competitividade das Exportações Brasileiras de Soja em Grão e de Minério de Ferro para a China (1999-2012)Comércio Sino-Brasileiro; Soja em grão; Minério de ferro; Indicadores de CompetitividadeO Brasil é considerado um dos líderes mundiais nas exportações de soja e de minério de ferro, e o principal mercado importador dessas commodities é a China. Nos últimos anos, as relações comerciais entre estes países intensificaram-se, e, diante disso, torna-se relevante a mensuração do comércio sino-brasileiro. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o comportamento do mercado exportador brasileiro de minério de ferro e de soja em grão para a China, através dos índices de Orientação Regional (IOR) e de Vantagens Comparativas Reveladas (IVCR). Para isso, foram utilizados dados das exportações brasileiras e mundiais do minério de ferro e da soja em grão, no período de 1999 a 2012. Os resultados indicaram que as exportações dessas commodities estão orientadas para a China, sendo que a orientação das exportações de soja em grão apresenta tendência crescente. Contudo, o minério de ferro apresentou-se relativamente constante ao longo do período analisado. Conclui-se que a China é um importante mercado consumidor dos produtos brasileiros analisados, além de representar uma oportunidade de crescimento das relações sino-brasileiras, bem como promover crescimento econômico mútuo, chinês e brasileiro.Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaLopes, Mygre MachadoSilva, Rodrigo Abbade daFries, Carol DeitosCoronel, Daniel Arruda2014-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/5910.13059/racef.v5i1.59Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 5, n. 1 (2014)2178-763810.13059/racef.v5i1reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/59/52Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-07T00:40:48Zoai::article/59Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2015-03-07T00:40:48Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da Competitividade das Exportações Brasileiras de Soja em Grão e de Minério de Ferro para a China (1999-2012)
title Análise da Competitividade das Exportações Brasileiras de Soja em Grão e de Minério de Ferro para a China (1999-2012)
spellingShingle Análise da Competitividade das Exportações Brasileiras de Soja em Grão e de Minério de Ferro para a China (1999-2012)
Lopes, Mygre Machado
Comércio Sino-Brasileiro; Soja em grão; Minério de ferro; Indicadores de Competitividade
title_short Análise da Competitividade das Exportações Brasileiras de Soja em Grão e de Minério de Ferro para a China (1999-2012)
title_full Análise da Competitividade das Exportações Brasileiras de Soja em Grão e de Minério de Ferro para a China (1999-2012)
title_fullStr Análise da Competitividade das Exportações Brasileiras de Soja em Grão e de Minério de Ferro para a China (1999-2012)
title_full_unstemmed Análise da Competitividade das Exportações Brasileiras de Soja em Grão e de Minério de Ferro para a China (1999-2012)
title_sort Análise da Competitividade das Exportações Brasileiras de Soja em Grão e de Minério de Ferro para a China (1999-2012)
author Lopes, Mygre Machado
author_facet Lopes, Mygre Machado
Silva, Rodrigo Abbade da
Fries, Carol Deitos
Coronel, Daniel Arruda
author_role author
author2 Silva, Rodrigo Abbade da
Fries, Carol Deitos
Coronel, Daniel Arruda
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Mygre Machado
Silva, Rodrigo Abbade da
Fries, Carol Deitos
Coronel, Daniel Arruda
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio Sino-Brasileiro; Soja em grão; Minério de ferro; Indicadores de Competitividade
topic Comércio Sino-Brasileiro; Soja em grão; Minério de ferro; Indicadores de Competitividade
description O Brasil é considerado um dos líderes mundiais nas exportações de soja e de minério de ferro, e o principal mercado importador dessas commodities é a China. Nos últimos anos, as relações comerciais entre estes países intensificaram-se, e, diante disso, torna-se relevante a mensuração do comércio sino-brasileiro. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o comportamento do mercado exportador brasileiro de minério de ferro e de soja em grão para a China, através dos índices de Orientação Regional (IOR) e de Vantagens Comparativas Reveladas (IVCR). Para isso, foram utilizados dados das exportações brasileiras e mundiais do minério de ferro e da soja em grão, no período de 1999 a 2012. Os resultados indicaram que as exportações dessas commodities estão orientadas para a China, sendo que a orientação das exportações de soja em grão apresenta tendência crescente. Contudo, o minério de ferro apresentou-se relativamente constante ao longo do período analisado. Conclui-se que a China é um importante mercado consumidor dos produtos brasileiros analisados, além de representar uma oportunidade de crescimento das relações sino-brasileiras, bem como promover crescimento econômico mútuo, chinês e brasileiro.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/59
10.13059/racef.v5i1.59
url https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/59
identifier_str_mv 10.13059/racef.v5i1.59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/59/52
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 5, n. 1 (2014)
2178-7638
10.13059/racef.v5i1
reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
instname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron:FUNDACE
instname_str Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron_str FUNDACE
institution FUNDACE
reponame_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
collection Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br
_version_ 1798945282882273280