Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade: Uma Análise sob a Perspectiva Docente e Discente
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
Texto Completo: | https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/61 |
Resumo: | A partir da edição da Lei 11.638/2007, o Brasil passou a prever, em seu sistema legal, a adoção dos padrões internacionais de contabilidade. Considerando-se este contexto de harmonização contábil e seus impactos no meio acadêmico, especialmente para os cursos de Graduação, surgiu a seguinte questão de pesquisa: qual a percepção dos discentes e docentes de Ciências Contábeis, em relação ao processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade? Visando responder a essa questão, realizou-se uma análise sob a perspectiva dos discentes e dos docentes do curso de Ciências Contábeis, a respeito de fatores que devem afetar o processo de ensino-aprendizagem. Como instrumento de pesquisa foram utilizados questionários, obtendo-se um total de 158(31,6%) respostas de discentes e 43(61,42%) respostas de docentes. Na análise dos dados constatou-se que a maioria absoluta dos discentes tem conhecimento da existência do referido processo. Entretanto, a percepção dos discentes é de que o processo de convergência está mais relacionado à questões formais, como a nomenclatura dos grupos patrimoniais, do que a aspectos conceituais. Os resultados também apontam que os docentes, embora tenham conhecimento a respeito das mudanças, ainda apresentam certa resistência em promover as alterações conceituais necessárias. |
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Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade: Uma Análise sob a Perspectiva Docente e DiscenteEnsino; Harmonização contábil; Padrões Internacionais de Contabilidade.A partir da edição da Lei 11.638/2007, o Brasil passou a prever, em seu sistema legal, a adoção dos padrões internacionais de contabilidade. Considerando-se este contexto de harmonização contábil e seus impactos no meio acadêmico, especialmente para os cursos de Graduação, surgiu a seguinte questão de pesquisa: qual a percepção dos discentes e docentes de Ciências Contábeis, em relação ao processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade? Visando responder a essa questão, realizou-se uma análise sob a perspectiva dos discentes e dos docentes do curso de Ciências Contábeis, a respeito de fatores que devem afetar o processo de ensino-aprendizagem. Como instrumento de pesquisa foram utilizados questionários, obtendo-se um total de 158(31,6%) respostas de discentes e 43(61,42%) respostas de docentes. Na análise dos dados constatou-se que a maioria absoluta dos discentes tem conhecimento da existência do referido processo. Entretanto, a percepção dos discentes é de que o processo de convergência está mais relacionado à questões formais, como a nomenclatura dos grupos patrimoniais, do que a aspectos conceituais. Os resultados também apontam que os docentes, embora tenham conhecimento a respeito das mudanças, ainda apresentam certa resistência em promover as alterações conceituais necessárias. Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaReis, Luciano Gomes DosNogueira, Daniel RamosBim, Elvis Antonio2014-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/6110.13059/racef.v5i1.61Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 5, n. 1 (2014)2178-763810.13059/racef.v5i1reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/61/54Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-07T00:40:48Zoai::article/61Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2015-03-07T00:40:48Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false |
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