Os Efeitos Framing e Certeza sob a Ótica da Tomada de Decisão em Ambiente Contábil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Patrycia Scavello
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Macedo, Marcelo Alvaro da Silva, Alves, Francisco Jose dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
Texto Completo: https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/65
Resumo: O registro e divulgação das informações contábeis da empresa, atribuição do profissional de contabilidade, é de suma importância para o processo de tomada de decisão. Com a harmonização da contabilidade brasileira junto às Normas Internacionais de Contabilidade, a contabilidade passa a ser baseada em princípios A necessidade tanto visionária quanto de conhecimento chega a todos esses profissionais que devem estar aptos a estruturar, analisar e explanar o significado dos dados das demonstrações influenciando diretamente na tomada das decisões estratégicas das empresas. Assim, através da Teoria dos Prospectos e de seus efeitos Certeza e Framing busca-se entender de que forma esses profissionais estão analisando e produzindo informações. Nessa pesquisa foi aplicado questionário estruturado e não disfarçado a profissionais da área de Contabilidade, objetivando a verificação da forma que os efeitos Framing e Certeza poderiam moldar uma tomada de decisão dentro do ambiente contábil. A fim de utilizar campos diferentes (ganho e perda) foi aplicado um questionário dividido em dois tipos (I e II). Os resultados foram ponderados através da análise de frequência das alternativas de cada questão e aplicou-se testes de diferença de proporções. Frente aos resultados, atesta-se que a forma de transmitir a informação influencia a decisão a ser tomada onde no campo dos ganhos os respondentes tendem a buscar a opção mais provável de ocorrer e no campo das perdas a mais arriscada, identificando-se a presença dos Efeitos Framing e Certeza. Cabe destacar que a alteração na probabilidade de ocorrência de um evento mostra-se significativo na mudança de padrão de resposta. Busca-se assim contribuir na conscientização dos profissionais de contabilidade de que seus julgamentos são passivos de desvios. 
id FUNDACE-11_99c0b4404858983441b5230088a2273b
oai_identifier_str oai::article/65
network_acronym_str FUNDACE-11
network_name_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository_id_str
spelling Os Efeitos Framing e Certeza sob a Ótica da Tomada de Decisão em Ambiente ContábilTeoria dos Prospectos. Efeito Certeza. Efeito Framing. Tomada de decisão.O registro e divulgação das informações contábeis da empresa, atribuição do profissional de contabilidade, é de suma importância para o processo de tomada de decisão. Com a harmonização da contabilidade brasileira junto às Normas Internacionais de Contabilidade, a contabilidade passa a ser baseada em princípios A necessidade tanto visionária quanto de conhecimento chega a todos esses profissionais que devem estar aptos a estruturar, analisar e explanar o significado dos dados das demonstrações influenciando diretamente na tomada das decisões estratégicas das empresas. Assim, através da Teoria dos Prospectos e de seus efeitos Certeza e Framing busca-se entender de que forma esses profissionais estão analisando e produzindo informações. Nessa pesquisa foi aplicado questionário estruturado e não disfarçado a profissionais da área de Contabilidade, objetivando a verificação da forma que os efeitos Framing e Certeza poderiam moldar uma tomada de decisão dentro do ambiente contábil. A fim de utilizar campos diferentes (ganho e perda) foi aplicado um questionário dividido em dois tipos (I e II). Os resultados foram ponderados através da análise de frequência das alternativas de cada questão e aplicou-se testes de diferença de proporções. Frente aos resultados, atesta-se que a forma de transmitir a informação influencia a decisão a ser tomada onde no campo dos ganhos os respondentes tendem a buscar a opção mais provável de ocorrer e no campo das perdas a mais arriscada, identificando-se a presença dos Efeitos Framing e Certeza. Cabe destacar que a alteração na probabilidade de ocorrência de um evento mostra-se significativo na mudança de padrão de resposta. Busca-se assim contribuir na conscientização dos profissionais de contabilidade de que seus julgamentos são passivos de desvios. Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaBarreto, Patrycia ScavelloMacedo, Marcelo Alvaro da SilvaAlves, Francisco Jose dos Santos2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/6510.13059/racef.v5i2.65Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 5, n. 2 (2014)2178-763810.13059/racef.v5i2reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/65/57Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-10T13:57:31Zoai::article/65Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2015-03-10T13:57:31Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Efeitos Framing e Certeza sob a Ótica da Tomada de Decisão em Ambiente Contábil
title Os Efeitos Framing e Certeza sob a Ótica da Tomada de Decisão em Ambiente Contábil
spellingShingle Os Efeitos Framing e Certeza sob a Ótica da Tomada de Decisão em Ambiente Contábil
Barreto, Patrycia Scavello
Teoria dos Prospectos. Efeito Certeza. Efeito Framing. Tomada de decisão.
title_short Os Efeitos Framing e Certeza sob a Ótica da Tomada de Decisão em Ambiente Contábil
title_full Os Efeitos Framing e Certeza sob a Ótica da Tomada de Decisão em Ambiente Contábil
title_fullStr Os Efeitos Framing e Certeza sob a Ótica da Tomada de Decisão em Ambiente Contábil
title_full_unstemmed Os Efeitos Framing e Certeza sob a Ótica da Tomada de Decisão em Ambiente Contábil
title_sort Os Efeitos Framing e Certeza sob a Ótica da Tomada de Decisão em Ambiente Contábil
author Barreto, Patrycia Scavello
author_facet Barreto, Patrycia Scavello
Macedo, Marcelo Alvaro da Silva
Alves, Francisco Jose dos Santos
author_role author
author2 Macedo, Marcelo Alvaro da Silva
Alves, Francisco Jose dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Patrycia Scavello
Macedo, Marcelo Alvaro da Silva
Alves, Francisco Jose dos Santos
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria dos Prospectos. Efeito Certeza. Efeito Framing. Tomada de decisão.
topic Teoria dos Prospectos. Efeito Certeza. Efeito Framing. Tomada de decisão.
description O registro e divulgação das informações contábeis da empresa, atribuição do profissional de contabilidade, é de suma importância para o processo de tomada de decisão. Com a harmonização da contabilidade brasileira junto às Normas Internacionais de Contabilidade, a contabilidade passa a ser baseada em princípios A necessidade tanto visionária quanto de conhecimento chega a todos esses profissionais que devem estar aptos a estruturar, analisar e explanar o significado dos dados das demonstrações influenciando diretamente na tomada das decisões estratégicas das empresas. Assim, através da Teoria dos Prospectos e de seus efeitos Certeza e Framing busca-se entender de que forma esses profissionais estão analisando e produzindo informações. Nessa pesquisa foi aplicado questionário estruturado e não disfarçado a profissionais da área de Contabilidade, objetivando a verificação da forma que os efeitos Framing e Certeza poderiam moldar uma tomada de decisão dentro do ambiente contábil. A fim de utilizar campos diferentes (ganho e perda) foi aplicado um questionário dividido em dois tipos (I e II). Os resultados foram ponderados através da análise de frequência das alternativas de cada questão e aplicou-se testes de diferença de proporções. Frente aos resultados, atesta-se que a forma de transmitir a informação influencia a decisão a ser tomada onde no campo dos ganhos os respondentes tendem a buscar a opção mais provável de ocorrer e no campo das perdas a mais arriscada, identificando-se a presença dos Efeitos Framing e Certeza. Cabe destacar que a alteração na probabilidade de ocorrência de um evento mostra-se significativo na mudança de padrão de resposta. Busca-se assim contribuir na conscientização dos profissionais de contabilidade de que seus julgamentos são passivos de desvios. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/65
10.13059/racef.v5i2.65
url https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/65
identifier_str_mv 10.13059/racef.v5i2.65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/65/57
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 5, n. 2 (2014)
2178-7638
10.13059/racef.v5i2
reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
instname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron:FUNDACE
instname_str Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron_str FUNDACE
institution FUNDACE
reponame_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
collection Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br
_version_ 1798945282856058880