Orientação para o mercado em ambientes usuais de empreendimento versus ambientes de inovação por incubadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Giuliano Alves Borges e
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Linares, Ian Marques Porto, Passador, João Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
Texto Completo: https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/133
Resumo: Há uma ideia coesa na literatura acadêmica de que a orientação de mercado está diretamente relacionada com o desempenho das empresas. O objetivo deste artigo é comparar a orientação para o mercado (geração e disseminação de inteligência, e capacidade de resposta) entre um grupo de empresas incubadas e um grupo empresas comuns (surgiram sem a presença de incubadoras). O estudo se justifica porque pode levantar informações que auxiliam ao aumento da lucratividade dessas empresas e à adequação de processos, tendo em vista que as incubadoras devem prover um ambiente de inovação com pesquisa e desenvolvimento, reduzindo as chances de insucesso dos empreendimentos. No total, trinta empresas participaram do estudo. O método estatístico utilizado para comparação entre os grupos foi o teste não paramétrico de Wilcoxon Mann-Whitney. Como resultado, há diferença significante indicando maior geração de inteligência e capacidade de resposta das empresas incubadas, mas não há diferença estatística na disseminação de inteligência.
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