Por que os motociclistas profissionais se acidentam?: riscos de acidentes e estratégias de prevenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572005000100006 |
Resumo: | O trabalho dos motociclistas profissionais constitui o foco investigativo do presente estudo, que fornece elementos para subsidiar os atores sociais nas negociações relativas à melhoria das condições de trabalho da categoria. Adotando-se a abordagem teórico-metodológica da escola da ergonomia da atividade, foi possível conhecer os constrangimentos vivenciados e as estratégias construídas pelos motociclistas profissionais em face dos principais fatores socioeconômicos que geram pressão temporal no desenvolvimento da atividade.Os resultados obtidos foram analisados considerando-se o modo de funcionamento das unidades de produção em suas articulações com as instituições da cidade e a rede de serviços que garantem a meta de produzir mais em menor tempo. Finalmente, o estudo permitiu descrever os fatores acidentogênicos, ligando o plano macroeconômico e suas leis de mercado à rede técnico-organizacional que sustenta as unidades produtivas, gerando o comportamento do tempo zero. É nesta encruzilhada que o motociclista profissional elabora as suas estratégias para garantir as metas de produção, a satisfação do cliente e a sua autoproteção, nem sempre bem-sucedida, contra os acidentes no trânsito. |
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Por que os motociclistas profissionais se acidentam?: riscos de acidentes e estratégias de prevençãoMotociclistas profissionaismotoboyacidentes de trânsitoacidente de trabalhoAnálise Ergonômica do TrabalhoO trabalho dos motociclistas profissionais constitui o foco investigativo do presente estudo, que fornece elementos para subsidiar os atores sociais nas negociações relativas à melhoria das condições de trabalho da categoria. Adotando-se a abordagem teórico-metodológica da escola da ergonomia da atividade, foi possível conhecer os constrangimentos vivenciados e as estratégias construídas pelos motociclistas profissionais em face dos principais fatores socioeconômicos que geram pressão temporal no desenvolvimento da atividade.Os resultados obtidos foram analisados considerando-se o modo de funcionamento das unidades de produção em suas articulações com as instituições da cidade e a rede de serviços que garantem a meta de produzir mais em menor tempo. Finalmente, o estudo permitiu descrever os fatores acidentogênicos, ligando o plano macroeconômico e suas leis de mercado à rede técnico-organizacional que sustenta as unidades produtivas, gerando o comportamento do tempo zero. É nesta encruzilhada que o motociclista profissional elabora as suas estratégias para garantir as metas de produção, a satisfação do cliente e a sua autoproteção, nem sempre bem-sucedida, contra os acidentes no trânsito.Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572005000100006Revista Brasileira de Saúde Ocupacional v.30 n.111 2005reponame:Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online)instname:Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO)instacron:FUNDACENTRO10.1590/S0303-76572005000100006info:eu-repo/semantics/openAccessDiniz,Eugênio Paceli HatemAssunção,Ada ÁvilaLima,Francisco de Paula Antunespor2012-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S0303-76572005000100006Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0303-7657&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbso@fundacentro.gov.br2317-63690303-7657opendoar:2012-12-06T00:00Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO)false |
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