Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572004000200002 |
Resumo: | O texto aborda uma pesquisa realizada em uma central de teleatendimento do setor público. A análise ergonômica orienta-se para a interação teleatendente-teleusuário, buscando mostrar as características da organização do trabalho que constrangem as estratégias de mediação dos operadores e potencializam a ocorrência de vivências de mal-estar no trabalho. O referencial teórico-metodológico articula os conceitos de custo humano do trabalho, vivências de bem-estar e mal-estar e a Análise Ergonômica do Trabalho - AET. Os resultados mostram as características da Central e principais indicadores críticos, revelando um nexo entre custo humano do atividade e indícios de vivências de mal-estar dos operadores. |
id |
FUNDACENTRO-1_9f60a820061ac32821878b34cc3ee5ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0303-76572004000200002 |
network_acronym_str |
FUNDACENTRO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimentocentral de teleatendimentocusto humano do trabalhointeraçãoteleatendenteteleusuárioergonomia da atividadeO texto aborda uma pesquisa realizada em uma central de teleatendimento do setor público. A análise ergonômica orienta-se para a interação teleatendente-teleusuário, buscando mostrar as características da organização do trabalho que constrangem as estratégias de mediação dos operadores e potencializam a ocorrência de vivências de mal-estar no trabalho. O referencial teórico-metodológico articula os conceitos de custo humano do trabalho, vivências de bem-estar e mal-estar e a Análise Ergonômica do Trabalho - AET. Os resultados mostram as características da Central e principais indicadores críticos, revelando um nexo entre custo humano do atividade e indícios de vivências de mal-estar dos operadores.Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572004000200002Revista Brasileira de Saúde Ocupacional v.29 n.110 2004reponame:Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online)instname:Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO)instacron:FUNDACENTRO10.1590/S0303-76572004000200002info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Mário Césarpor2013-02-01T00:00:00Zoai:scielo:S0303-76572004000200002Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0303-7657&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbso@fundacentro.gov.br2317-63690303-7657opendoar:2013-02-01T00:00Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento |
title |
Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento |
spellingShingle |
Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento Ferreira,Mário César central de teleatendimento custo humano do trabalho interação teleatendente teleusuário ergonomia da atividade |
title_short |
Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento |
title_full |
Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento |
title_fullStr |
Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento |
title_full_unstemmed |
Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento |
title_sort |
Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento |
author |
Ferreira,Mário César |
author_facet |
Ferreira,Mário César |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Mário César |
dc.subject.por.fl_str_mv |
central de teleatendimento custo humano do trabalho interação teleatendente teleusuário ergonomia da atividade |
topic |
central de teleatendimento custo humano do trabalho interação teleatendente teleusuário ergonomia da atividade |
description |
O texto aborda uma pesquisa realizada em uma central de teleatendimento do setor público. A análise ergonômica orienta-se para a interação teleatendente-teleusuário, buscando mostrar as características da organização do trabalho que constrangem as estratégias de mediação dos operadores e potencializam a ocorrência de vivências de mal-estar no trabalho. O referencial teórico-metodológico articula os conceitos de custo humano do trabalho, vivências de bem-estar e mal-estar e a Análise Ergonômica do Trabalho - AET. Os resultados mostram as características da Central e principais indicadores críticos, revelando um nexo entre custo humano do atividade e indícios de vivências de mal-estar dos operadores. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572004000200002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572004000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0303-76572004000200002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional v.29 n.110 2004 reponame:Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) instname:Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO) instacron:FUNDACENTRO |
instname_str |
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO) |
instacron_str |
FUNDACENTRO |
institution |
FUNDACENTRO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbso@fundacentro.gov.br |
_version_ |
1754204079171567616 |