Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Mário César
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572004000200002
Resumo: O texto aborda uma pesquisa realizada em uma central de teleatendimento do setor público. A análise ergonômica orienta-se para a interação teleatendente-teleusuário, buscando mostrar as características da organização do trabalho que constrangem as estratégias de mediação dos operadores e potencializam a ocorrência de vivências de mal-estar no trabalho. O referencial teórico-metodológico articula os conceitos de custo humano do trabalho, vivências de bem-estar e mal-estar e a Análise Ergonômica do Trabalho - AET. Os resultados mostram as características da Central e principais indicadores críticos, revelando um nexo entre custo humano do atividade e indícios de vivências de mal-estar dos operadores.
id FUNDACENTRO-1_9f60a820061ac32821878b34cc3ee5ad
oai_identifier_str oai:scielo:S0303-76572004000200002
network_acronym_str FUNDACENTRO-1
network_name_str Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online)
repository_id_str
spelling Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimentocentral de teleatendimentocusto humano do trabalhointeraçãoteleatendenteteleusuárioergonomia da atividadeO texto aborda uma pesquisa realizada em uma central de teleatendimento do setor público. A análise ergonômica orienta-se para a interação teleatendente-teleusuário, buscando mostrar as características da organização do trabalho que constrangem as estratégias de mediação dos operadores e potencializam a ocorrência de vivências de mal-estar no trabalho. O referencial teórico-metodológico articula os conceitos de custo humano do trabalho, vivências de bem-estar e mal-estar e a Análise Ergonômica do Trabalho - AET. Os resultados mostram as características da Central e principais indicadores críticos, revelando um nexo entre custo humano do atividade e indícios de vivências de mal-estar dos operadores.Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572004000200002Revista Brasileira de Saúde Ocupacional v.29 n.110 2004reponame:Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online)instname:Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO)instacron:FUNDACENTRO10.1590/S0303-76572004000200002info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Mário Césarpor2013-02-01T00:00:00Zoai:scielo:S0303-76572004000200002Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0303-7657&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbso@fundacentro.gov.br2317-63690303-7657opendoar:2013-02-01T00:00Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento
title Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento
spellingShingle Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento
Ferreira,Mário César
central de teleatendimento
custo humano do trabalho
interação
teleatendente
teleusuário
ergonomia da atividade
title_short Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento
title_full Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento
title_fullStr Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento
title_full_unstemmed Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento
title_sort Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento
author Ferreira,Mário César
author_facet Ferreira,Mário César
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Mário César
dc.subject.por.fl_str_mv central de teleatendimento
custo humano do trabalho
interação
teleatendente
teleusuário
ergonomia da atividade
topic central de teleatendimento
custo humano do trabalho
interação
teleatendente
teleusuário
ergonomia da atividade
description O texto aborda uma pesquisa realizada em uma central de teleatendimento do setor público. A análise ergonômica orienta-se para a interação teleatendente-teleusuário, buscando mostrar as características da organização do trabalho que constrangem as estratégias de mediação dos operadores e potencializam a ocorrência de vivências de mal-estar no trabalho. O referencial teórico-metodológico articula os conceitos de custo humano do trabalho, vivências de bem-estar e mal-estar e a Análise Ergonômica do Trabalho - AET. Os resultados mostram as características da Central e principais indicadores críticos, revelando um nexo entre custo humano do atividade e indícios de vivências de mal-estar dos operadores.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572004000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572004000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0303-76572004000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO
publisher.none.fl_str_mv Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde Ocupacional v.29 n.110 2004
reponame:Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online)
instname:Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO)
instacron:FUNDACENTRO
instname_str Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO)
instacron_str FUNDACENTRO
institution FUNDACENTRO
reponame_str Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online)
collection Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO)
repository.mail.fl_str_mv rbso@fundacentro.gov.br
_version_ 1754204079171567616