Educação Escolar em um contexto plural: políticas de reconhecimento e prática pedagógica em uma escola em Boa Vista – RR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Raimundo Nonato Ferreira do
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1429
Resumo: No Brasil, nos últimos anos, o debate em torno do reconhecimento da diversidade cultural e social tem ganhado espaço no campo da educação. Tendo como marco a Constituição Federal de 1988, este debate vem contribuindo para a criação de políticas e ações que visam garantir o respeito e o reconhecimento dos diferentes grupos étnicos e sociais que compõe a diversidade cultural brasileira. Neste trabalho, procuro analisar como essas políticas a ações vêm sendo recebidas no contexto educacional, uma vez que, asseguram uma educação pautada nos valores culturais de cada grupo, defendendo que cada região deve adequar seu sistema de ensino às suas realidades locais. Para tanto, elegi como locus de estudo uma escola da rede estadual de ensino, da cidade de Boa Vista – RR e, através do método da observação participante, ou seja, a etnografia; inseri-me em seu cotidiano. Ainda como instrumentos de coleta de dados, utilizei a técnica da entrevista e do questionário com alunos e professores. É, portanto, neste espaço social de “construção do saber”, de desenvolvimento crítico do cidadão, espaço de socialização e de interação entre diferentes culturas, que procuro identificar como as políticas de reconhecimento da diversidade cultural brasileira estão sendo efetivadas no contexto educacional roraimense. É, por conseguinte, a interação entre teoria (ou seja, políticas de reconhecimento) e praxis, (prática pedagógica) que procuro analisar. Palavras-chave: diversidade cultural; educação escolar; políticas de reconhecimento; identidade social; prática pedagógica. In Brazil, in recent years, the debate around the recognition of social and cultural diversity has gained space in the education field. Since Federal Constitution (1988), this debate has contributed to the creation of policies and actions to ensure the respect and recognition of different ethnic groups that make up social and cultural diversity in Brazil. In this work, we try to analyze how these policies have been received shares in the educational context and provide an education based on cultural values of each group, arguing that each region should adapt its education system to their local realities. Thus, the study locus was a public school in Boa Vista - RR, and by participant observation, we participated of school routine. Even as instruments for data collection, we used questionnaire and interview with students and teachers. It is therefore in this area of social “ knowledge’s construction, critical citizens’ development, space for socialization and interaction between different cultures, try to identify how the policies of recognition of cultural diversity are being carried out in Roraima’s educational context. It is therefore the interaction between theory (policies for recognition) and practice (teaching) that we try to analyze. Key words: cultural diversity; school education; recognition policies; social identity; pedagogical practice.
id FUNDAJ-0_2e405804165d82a68da0ced912425a5f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1429
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Educação Escolar em um contexto plural: políticas de reconhecimento e prática pedagógica em uma escola em Boa Vista – RRNo Brasil, nos últimos anos, o debate em torno do reconhecimento da diversidade cultural e social tem ganhado espaço no campo da educação. Tendo como marco a Constituição Federal de 1988, este debate vem contribuindo para a criação de políticas e ações que visam garantir o respeito e o reconhecimento dos diferentes grupos étnicos e sociais que compõe a diversidade cultural brasileira. Neste trabalho, procuro analisar como essas políticas a ações vêm sendo recebidas no contexto educacional, uma vez que, asseguram uma educação pautada nos valores culturais de cada grupo, defendendo que cada região deve adequar seu sistema de ensino às suas realidades locais. Para tanto, elegi como locus de estudo uma escola da rede estadual de ensino, da cidade de Boa Vista – RR e, através do método da observação participante, ou seja, a etnografia; inseri-me em seu cotidiano. Ainda como instrumentos de coleta de dados, utilizei a técnica da entrevista e do questionário com alunos e professores. É, portanto, neste espaço social de “construção do saber”, de desenvolvimento crítico do cidadão, espaço de socialização e de interação entre diferentes culturas, que procuro identificar como as políticas de reconhecimento da diversidade cultural brasileira estão sendo efetivadas no contexto educacional roraimense. É, por conseguinte, a interação entre teoria (ou seja, políticas de reconhecimento) e praxis, (prática pedagógica) que procuro analisar. Palavras-chave: diversidade cultural; educação escolar; políticas de reconhecimento; identidade social; prática pedagógica. In Brazil, in recent years, the debate around the recognition of social and cultural diversity has gained space in the education field. Since Federal Constitution (1988), this debate has contributed to the creation of policies and actions to ensure the respect and recognition of different ethnic groups that make up social and cultural diversity in Brazil. In this work, we try to analyze how these policies have been received shares in the educational context and provide an education based on cultural values of each group, arguing that each region should adapt its education system to their local realities. Thus, the study locus was a public school in Boa Vista - RR, and by participant observation, we participated of school routine. Even as instruments for data collection, we used questionnaire and interview with students and teachers. It is therefore in this area of social “ knowledge’s construction, critical citizens’ development, space for socialization and interaction between different cultures, try to identify how the policies of recognition of cultural diversity are being carried out in Roraima’s educational context. It is therefore the interaction between theory (policies for recognition) and practice (teaching) that we try to analyze. Key words: cultural diversity; school education; recognition policies; social identity; pedagogical practice.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1429Cadernos de Estudos Sociais; v. 25 n. 2 (2010)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1429/1149Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Raimundo Nonato Ferreira do2014-10-03T13:06:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1429Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:06:22Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Escolar em um contexto plural: políticas de reconhecimento e prática pedagógica em uma escola em Boa Vista – RR
title Educação Escolar em um contexto plural: políticas de reconhecimento e prática pedagógica em uma escola em Boa Vista – RR
spellingShingle Educação Escolar em um contexto plural: políticas de reconhecimento e prática pedagógica em uma escola em Boa Vista – RR
Nascimento, Raimundo Nonato Ferreira do
title_short Educação Escolar em um contexto plural: políticas de reconhecimento e prática pedagógica em uma escola em Boa Vista – RR
title_full Educação Escolar em um contexto plural: políticas de reconhecimento e prática pedagógica em uma escola em Boa Vista – RR
title_fullStr Educação Escolar em um contexto plural: políticas de reconhecimento e prática pedagógica em uma escola em Boa Vista – RR
title_full_unstemmed Educação Escolar em um contexto plural: políticas de reconhecimento e prática pedagógica em uma escola em Boa Vista – RR
title_sort Educação Escolar em um contexto plural: políticas de reconhecimento e prática pedagógica em uma escola em Boa Vista – RR
author Nascimento, Raimundo Nonato Ferreira do
author_facet Nascimento, Raimundo Nonato Ferreira do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Raimundo Nonato Ferreira do
description No Brasil, nos últimos anos, o debate em torno do reconhecimento da diversidade cultural e social tem ganhado espaço no campo da educação. Tendo como marco a Constituição Federal de 1988, este debate vem contribuindo para a criação de políticas e ações que visam garantir o respeito e o reconhecimento dos diferentes grupos étnicos e sociais que compõe a diversidade cultural brasileira. Neste trabalho, procuro analisar como essas políticas a ações vêm sendo recebidas no contexto educacional, uma vez que, asseguram uma educação pautada nos valores culturais de cada grupo, defendendo que cada região deve adequar seu sistema de ensino às suas realidades locais. Para tanto, elegi como locus de estudo uma escola da rede estadual de ensino, da cidade de Boa Vista – RR e, através do método da observação participante, ou seja, a etnografia; inseri-me em seu cotidiano. Ainda como instrumentos de coleta de dados, utilizei a técnica da entrevista e do questionário com alunos e professores. É, portanto, neste espaço social de “construção do saber”, de desenvolvimento crítico do cidadão, espaço de socialização e de interação entre diferentes culturas, que procuro identificar como as políticas de reconhecimento da diversidade cultural brasileira estão sendo efetivadas no contexto educacional roraimense. É, por conseguinte, a interação entre teoria (ou seja, políticas de reconhecimento) e praxis, (prática pedagógica) que procuro analisar. Palavras-chave: diversidade cultural; educação escolar; políticas de reconhecimento; identidade social; prática pedagógica. In Brazil, in recent years, the debate around the recognition of social and cultural diversity has gained space in the education field. Since Federal Constitution (1988), this debate has contributed to the creation of policies and actions to ensure the respect and recognition of different ethnic groups that make up social and cultural diversity in Brazil. In this work, we try to analyze how these policies have been received shares in the educational context and provide an education based on cultural values of each group, arguing that each region should adapt its education system to their local realities. Thus, the study locus was a public school in Boa Vista - RR, and by participant observation, we participated of school routine. Even as instruments for data collection, we used questionnaire and interview with students and teachers. It is therefore in this area of social “ knowledge’s construction, critical citizens’ development, space for socialization and interaction between different cultures, try to identify how the policies of recognition of cultural diversity are being carried out in Roraima’s educational context. It is therefore the interaction between theory (policies for recognition) and practice (teaching) that we try to analyze. Key words: cultural diversity; school education; recognition policies; social identity; pedagogical practice.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1429
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1429/1149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 25 n. 2 (2010)
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042201161203712