Educação Escolar em um contexto plural: políticas de reconhecimento e prática pedagógica em uma escola em Boa Vista – RR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1429 |
Resumo: | No Brasil, nos últimos anos, o debate em torno do reconhecimento da diversidade cultural e social tem ganhado espaço no campo da educação. Tendo como marco a Constituição Federal de 1988, este debate vem contribuindo para a criação de políticas e ações que visam garantir o respeito e o reconhecimento dos diferentes grupos étnicos e sociais que compõe a diversidade cultural brasileira. Neste trabalho, procuro analisar como essas políticas a ações vêm sendo recebidas no contexto educacional, uma vez que, asseguram uma educação pautada nos valores culturais de cada grupo, defendendo que cada região deve adequar seu sistema de ensino às suas realidades locais. Para tanto, elegi como locus de estudo uma escola da rede estadual de ensino, da cidade de Boa Vista – RR e, através do método da observação participante, ou seja, a etnografia; inseri-me em seu cotidiano. Ainda como instrumentos de coleta de dados, utilizei a técnica da entrevista e do questionário com alunos e professores. É, portanto, neste espaço social de “construção do saber”, de desenvolvimento crítico do cidadão, espaço de socialização e de interação entre diferentes culturas, que procuro identificar como as políticas de reconhecimento da diversidade cultural brasileira estão sendo efetivadas no contexto educacional roraimense. É, por conseguinte, a interação entre teoria (ou seja, políticas de reconhecimento) e praxis, (prática pedagógica) que procuro analisar. Palavras-chave: diversidade cultural; educação escolar; políticas de reconhecimento; identidade social; prática pedagógica. In Brazil, in recent years, the debate around the recognition of social and cultural diversity has gained space in the education field. Since Federal Constitution (1988), this debate has contributed to the creation of policies and actions to ensure the respect and recognition of different ethnic groups that make up social and cultural diversity in Brazil. In this work, we try to analyze how these policies have been received shares in the educational context and provide an education based on cultural values of each group, arguing that each region should adapt its education system to their local realities. Thus, the study locus was a public school in Boa Vista - RR, and by participant observation, we participated of school routine. Even as instruments for data collection, we used questionnaire and interview with students and teachers. It is therefore in this area of social “ knowledge’s construction, critical citizens’ development, space for socialization and interaction between different cultures, try to identify how the policies of recognition of cultural diversity are being carried out in Roraima’s educational context. It is therefore the interaction between theory (policies for recognition) and practice (teaching) that we try to analyze. Key words: cultural diversity; school education; recognition policies; social identity; pedagogical practice. |
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