O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Edilene Barbosa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lima, Maria José de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1396
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido em uma área semi-árida do Estado da Bahia, Região Nordeste do Brasil, abrangendo os municípios de Juazeiro, Curaçá e Uauá, no período de novembro/2001 a dezembro/2003, focando aspectos da dinâmica geoambiental do Semi-árido, identificando a percepção e o anseio do homem do campo sobre sua realidade e analisando a receptividade e efetividade dos vários programas e ações governamentais e não-governamentais voltados para o Semi-árido. A metodologia incluiu visitas a propriedades rurais, a órgãos públicos municipais e à sede da organização não-governamental escolhida, quando foram realizadas entrevistas semidiretivas, acompanhadas de registro audiofotográfico. O universo dos entrevistados incluiu pequenos proprietários rurais e agricultores, gestores municipais e técnicos e gestores de organizações não-governamentais. Neste trabalho, analisa-se e discute-se de que maneira o homem do campo foi exposto, rejeitou ou adquiriu e incorporou ao seu cotidiano conhecimentos que permitiram a sua convivência com as condições de sua região, após ter sido submetido a um processo de aprendizagem alicerçado nos princípios da Educação Ambiental. Palavras-chave: educação ambiental; semi-árido; convivência; desenvolvimento sustentável. The present study was conducted from November/2001 to December/2003 in a semiarid region of the State of Bahia, Northeastern Brazil, embracing the counties of Juazeiro, Curaçá and Uauá. It focused aspects of the semiarid geodynamics, survey of the wistfulness and perception of the country-man of its reality, as well as the evaluation of the receptivity and effectiveness of the various governmental and non-governmental programs and actions targeting the semiarid. The research included visit to rural properties, municipal public agencies and the headquarters of a selected non-governmental agency and a series of individual interviews, formal and informal, with pre-established questionnaire and audio-photographic registers. The universe of the interviewed included small land owner and farmers, municipal managers, technicians and managers from non-governmental organizations. In this work, we discuss and evaluate in which way the country-man was exposed, rejected or acquired and incorporated to its day life, knowledge that allowed couple with the conditions of his land after being exposed to a learning process based on principle of environmental education. Key words: environmental education; semiarid; acquaintanceship; sustainable development.
id FUNDAJ-0_38f5de27e336e22f5b16f3adc94b72fd
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1396
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valoresO presente trabalho foi desenvolvido em uma área semi-árida do Estado da Bahia, Região Nordeste do Brasil, abrangendo os municípios de Juazeiro, Curaçá e Uauá, no período de novembro/2001 a dezembro/2003, focando aspectos da dinâmica geoambiental do Semi-árido, identificando a percepção e o anseio do homem do campo sobre sua realidade e analisando a receptividade e efetividade dos vários programas e ações governamentais e não-governamentais voltados para o Semi-árido. A metodologia incluiu visitas a propriedades rurais, a órgãos públicos municipais e à sede da organização não-governamental escolhida, quando foram realizadas entrevistas semidiretivas, acompanhadas de registro audiofotográfico. O universo dos entrevistados incluiu pequenos proprietários rurais e agricultores, gestores municipais e técnicos e gestores de organizações não-governamentais. Neste trabalho, analisa-se e discute-se de que maneira o homem do campo foi exposto, rejeitou ou adquiriu e incorporou ao seu cotidiano conhecimentos que permitiram a sua convivência com as condições de sua região, após ter sido submetido a um processo de aprendizagem alicerçado nos princípios da Educação Ambiental. Palavras-chave: educação ambiental; semi-árido; convivência; desenvolvimento sustentável. The present study was conducted from November/2001 to December/2003 in a semiarid region of the State of Bahia, Northeastern Brazil, embracing the counties of Juazeiro, Curaçá and Uauá. It focused aspects of the semiarid geodynamics, survey of the wistfulness and perception of the country-man of its reality, as well as the evaluation of the receptivity and effectiveness of the various governmental and non-governmental programs and actions targeting the semiarid. The research included visit to rural properties, municipal public agencies and the headquarters of a selected non-governmental agency and a series of individual interviews, formal and informal, with pre-established questionnaire and audio-photographic registers. The universe of the interviewed included small land owner and farmers, municipal managers, technicians and managers from non-governmental organizations. In this work, we discuss and evaluate in which way the country-man was exposed, rejected or acquired and incorporated to its day life, knowledge that allowed couple with the conditions of his land after being exposed to a learning process based on principle of environmental education. Key words: environmental education; semiarid; acquaintanceship; sustainable development.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1396Cadernos de Estudos Sociais; v. 24 n. 1 (2008)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1396/1116Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Edilene BarbosaLima, Maria José de Araújo2014-10-03T13:06:11Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1396Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:06:11Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valores
title O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valores
spellingShingle O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valores
Pinto, Edilene Barbosa
title_short O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valores
title_full O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valores
title_fullStr O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valores
title_full_unstemmed O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valores
title_sort O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valores
author Pinto, Edilene Barbosa
author_facet Pinto, Edilene Barbosa
Lima, Maria José de Araújo
author_role author
author2 Lima, Maria José de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Edilene Barbosa
Lima, Maria José de Araújo
description O presente trabalho foi desenvolvido em uma área semi-árida do Estado da Bahia, Região Nordeste do Brasil, abrangendo os municípios de Juazeiro, Curaçá e Uauá, no período de novembro/2001 a dezembro/2003, focando aspectos da dinâmica geoambiental do Semi-árido, identificando a percepção e o anseio do homem do campo sobre sua realidade e analisando a receptividade e efetividade dos vários programas e ações governamentais e não-governamentais voltados para o Semi-árido. A metodologia incluiu visitas a propriedades rurais, a órgãos públicos municipais e à sede da organização não-governamental escolhida, quando foram realizadas entrevistas semidiretivas, acompanhadas de registro audiofotográfico. O universo dos entrevistados incluiu pequenos proprietários rurais e agricultores, gestores municipais e técnicos e gestores de organizações não-governamentais. Neste trabalho, analisa-se e discute-se de que maneira o homem do campo foi exposto, rejeitou ou adquiriu e incorporou ao seu cotidiano conhecimentos que permitiram a sua convivência com as condições de sua região, após ter sido submetido a um processo de aprendizagem alicerçado nos princípios da Educação Ambiental. Palavras-chave: educação ambiental; semi-árido; convivência; desenvolvimento sustentável. The present study was conducted from November/2001 to December/2003 in a semiarid region of the State of Bahia, Northeastern Brazil, embracing the counties of Juazeiro, Curaçá and Uauá. It focused aspects of the semiarid geodynamics, survey of the wistfulness and perception of the country-man of its reality, as well as the evaluation of the receptivity and effectiveness of the various governmental and non-governmental programs and actions targeting the semiarid. The research included visit to rural properties, municipal public agencies and the headquarters of a selected non-governmental agency and a series of individual interviews, formal and informal, with pre-established questionnaire and audio-photographic registers. The universe of the interviewed included small land owner and farmers, municipal managers, technicians and managers from non-governmental organizations. In this work, we discuss and evaluate in which way the country-man was exposed, rejected or acquired and incorporated to its day life, knowledge that allowed couple with the conditions of his land after being exposed to a learning process based on principle of environmental education. Key words: environmental education; semiarid; acquaintanceship; sustainable development.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1396
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1396/1116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 24 n. 1 (2008)
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042201102483456