O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1396 |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido em uma área semi-árida do Estado da Bahia, Região Nordeste do Brasil, abrangendo os municípios de Juazeiro, Curaçá e Uauá, no período de novembro/2001 a dezembro/2003, focando aspectos da dinâmica geoambiental do Semi-árido, identificando a percepção e o anseio do homem do campo sobre sua realidade e analisando a receptividade e efetividade dos vários programas e ações governamentais e não-governamentais voltados para o Semi-árido. A metodologia incluiu visitas a propriedades rurais, a órgãos públicos municipais e à sede da organização não-governamental escolhida, quando foram realizadas entrevistas semidiretivas, acompanhadas de registro audiofotográfico. O universo dos entrevistados incluiu pequenos proprietários rurais e agricultores, gestores municipais e técnicos e gestores de organizações não-governamentais. Neste trabalho, analisa-se e discute-se de que maneira o homem do campo foi exposto, rejeitou ou adquiriu e incorporou ao seu cotidiano conhecimentos que permitiram a sua convivência com as condições de sua região, após ter sido submetido a um processo de aprendizagem alicerçado nos princípios da Educação Ambiental. Palavras-chave: educação ambiental; semi-árido; convivência; desenvolvimento sustentável. The present study was conducted from November/2001 to December/2003 in a semiarid region of the State of Bahia, Northeastern Brazil, embracing the counties of Juazeiro, Curaçá and Uauá. It focused aspects of the semiarid geodynamics, survey of the wistfulness and perception of the country-man of its reality, as well as the evaluation of the receptivity and effectiveness of the various governmental and non-governmental programs and actions targeting the semiarid. The research included visit to rural properties, municipal public agencies and the headquarters of a selected non-governmental agency and a series of individual interviews, formal and informal, with pre-established questionnaire and audio-photographic registers. The universe of the interviewed included small land owner and farmers, municipal managers, technicians and managers from non-governmental organizations. In this work, we discuss and evaluate in which way the country-man was exposed, rejected or acquired and incorporated to its day life, knowledge that allowed couple with the conditions of his land after being exposed to a learning process based on principle of environmental education. Key words: environmental education; semiarid; acquaintanceship; sustainable development. |
id |
FUNDAJ-0_38f5de27e336e22f5b16f3adc94b72fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1396 |
network_acronym_str |
FUNDAJ-0 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valoresO presente trabalho foi desenvolvido em uma área semi-árida do Estado da Bahia, Região Nordeste do Brasil, abrangendo os municípios de Juazeiro, Curaçá e Uauá, no período de novembro/2001 a dezembro/2003, focando aspectos da dinâmica geoambiental do Semi-árido, identificando a percepção e o anseio do homem do campo sobre sua realidade e analisando a receptividade e efetividade dos vários programas e ações governamentais e não-governamentais voltados para o Semi-árido. A metodologia incluiu visitas a propriedades rurais, a órgãos públicos municipais e à sede da organização não-governamental escolhida, quando foram realizadas entrevistas semidiretivas, acompanhadas de registro audiofotográfico. O universo dos entrevistados incluiu pequenos proprietários rurais e agricultores, gestores municipais e técnicos e gestores de organizações não-governamentais. Neste trabalho, analisa-se e discute-se de que maneira o homem do campo foi exposto, rejeitou ou adquiriu e incorporou ao seu cotidiano conhecimentos que permitiram a sua convivência com as condições de sua região, após ter sido submetido a um processo de aprendizagem alicerçado nos princípios da Educação Ambiental. Palavras-chave: educação ambiental; semi-árido; convivência; desenvolvimento sustentável. The present study was conducted from November/2001 to December/2003 in a semiarid region of the State of Bahia, Northeastern Brazil, embracing the counties of Juazeiro, Curaçá and Uauá. It focused aspects of the semiarid geodynamics, survey of the wistfulness and perception of the country-man of its reality, as well as the evaluation of the receptivity and effectiveness of the various governmental and non-governmental programs and actions targeting the semiarid. The research included visit to rural properties, municipal public agencies and the headquarters of a selected non-governmental agency and a series of individual interviews, formal and informal, with pre-established questionnaire and audio-photographic registers. The universe of the interviewed included small land owner and farmers, municipal managers, technicians and managers from non-governmental organizations. In this work, we discuss and evaluate in which way the country-man was exposed, rejected or acquired and incorporated to its day life, knowledge that allowed couple with the conditions of his land after being exposed to a learning process based on principle of environmental education. Key words: environmental education; semiarid; acquaintanceship; sustainable development.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1396Cadernos de Estudos Sociais; v. 24 n. 1 (2008)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1396/1116Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Edilene BarbosaLima, Maria José de Araújo2014-10-03T13:06:11Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1396Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:06:11Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valores |
title |
O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valores |
spellingShingle |
O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valores Pinto, Edilene Barbosa |
title_short |
O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valores |
title_full |
O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valores |
title_fullStr |
O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valores |
title_full_unstemmed |
O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valores |
title_sort |
O Programa de convivência com o semi-árido brasileiro e sua influência na mudança de hábitos e valores |
author |
Pinto, Edilene Barbosa |
author_facet |
Pinto, Edilene Barbosa Lima, Maria José de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Maria José de Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Edilene Barbosa Lima, Maria José de Araújo |
description |
O presente trabalho foi desenvolvido em uma área semi-árida do Estado da Bahia, Região Nordeste do Brasil, abrangendo os municípios de Juazeiro, Curaçá e Uauá, no período de novembro/2001 a dezembro/2003, focando aspectos da dinâmica geoambiental do Semi-árido, identificando a percepção e o anseio do homem do campo sobre sua realidade e analisando a receptividade e efetividade dos vários programas e ações governamentais e não-governamentais voltados para o Semi-árido. A metodologia incluiu visitas a propriedades rurais, a órgãos públicos municipais e à sede da organização não-governamental escolhida, quando foram realizadas entrevistas semidiretivas, acompanhadas de registro audiofotográfico. O universo dos entrevistados incluiu pequenos proprietários rurais e agricultores, gestores municipais e técnicos e gestores de organizações não-governamentais. Neste trabalho, analisa-se e discute-se de que maneira o homem do campo foi exposto, rejeitou ou adquiriu e incorporou ao seu cotidiano conhecimentos que permitiram a sua convivência com as condições de sua região, após ter sido submetido a um processo de aprendizagem alicerçado nos princípios da Educação Ambiental. Palavras-chave: educação ambiental; semi-árido; convivência; desenvolvimento sustentável. The present study was conducted from November/2001 to December/2003 in a semiarid region of the State of Bahia, Northeastern Brazil, embracing the counties of Juazeiro, Curaçá and Uauá. It focused aspects of the semiarid geodynamics, survey of the wistfulness and perception of the country-man of its reality, as well as the evaluation of the receptivity and effectiveness of the various governmental and non-governmental programs and actions targeting the semiarid. The research included visit to rural properties, municipal public agencies and the headquarters of a selected non-governmental agency and a series of individual interviews, formal and informal, with pre-established questionnaire and audio-photographic registers. The universe of the interviewed included small land owner and farmers, municipal managers, technicians and managers from non-governmental organizations. In this work, we discuss and evaluate in which way the country-man was exposed, rejected or acquired and incorporated to its day life, knowledge that allowed couple with the conditions of his land after being exposed to a learning process based on principle of environmental education. Key words: environmental education; semiarid; acquaintanceship; sustainable development. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1396 |
url |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1396/1116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais; v. 24 n. 1 (2008) 2595-4091 0102-4248 reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online) instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) instacron:FUNDAJ |
instname_str |
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
instacron_str |
FUNDAJ |
institution |
FUNDAJ |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
collection |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br |
_version_ |
1798042201102483456 |