BEM-ME-QUER, MAL-ME-QUER: RAÇA/COR, EDUCAÇÃO E SELETIVIDADE MARITAL FEMININA NO BRASIL EM 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longo, Luciene A. F. B.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Miranda-Ribeiro, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/20
Resumo: RESUMOEste artigo tem três objetivos: o primeiro é identificar se há associação entre as uniões intra e inter-raciais e a escolaridade dos cônjuges no Brasil; o segundo é esclarecer se, nessa associação, o tipo de união importa; e o terceiro é verificar se a seletividade marital feminina por raça/cor é compensada por diferenças na escolaridade. Os dados são provenientes do Censo Demográfico de 2010 e são utilizados modelos log-lineares. As análises são feitas para o conjunto de mulheres de 20 a 29 anos e seus maridos/companheiros. Os resultados sugerem que quanto maior é a diferença de escolaridade e raça/cor entre o casal, menores são as chances de união; as uniões inter-raciais são mais comuns entre as mulheres em união consensual, se comparadas às casadas; e as diferenças raciais parecem ser compensadas por diferenças de escolaridade entre os parceiros. PALAVRAS-CHAVE: Formação de união.  Escolha de parceiro. União inter-racial. Educação. Brasil. ABSTRACTThe objective of this paper is threefold.  Firstly, we aim to identify the association between intra- and inter-racial unions and schooling in Brazil. Secondly, we assess whether type of union (formal versus informal) matters.  Thirdly, we investigate whether marital selectivity by race/skin color among females is compensated by differences in schooling.  Data come from the 2010 Demographic Census and log linear models were used.  Women 20-29 years-old and their spouses were analyzed.  Results suggest that the larger the differences in schooling and skin color, the smaller the chances to be in union; inter-racial unions are more common among women in consensual unions, if compared to those formally married; and racial differences seem to be compensated by differences in schooling between spouses.  KEY WORDS: Union formation.  Partner choice. Inter-racial union. Education. Brazil.
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