Da rua à oficina: o processo formativo da escola de artes e ofícios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Astigarraga, Andrea Abreu
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1414
Resumo: O objeto desta pesquisa foi o processo formativo oferecido pelo Projeto Oficina Escola de Artes e ofícios (POEAO) às crianças e adolescentes com experiência de trabalho precoce (consideradas em “situação de risco”). As categorias de análise foram “instituição total”, carreira moral, hierarquia, táticas de adaptação, desculturamento, divisão ecológica de Goffman (1999), as técnicas disciplinares de Foucault (1997) e “viração” e “circulação” de Gregori (2000). Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos (relatório e folder de divulgação da instituição, jornais locais e estaduais), observação participante, diário de campo e aplicação de questionários. Alguns jovens aprendizes expressam em seus discursos, táticas adaptativas de conversão e de colonização. Na conversão, o indivíduo parece aceitar as regras da instituição. Na colonização, o indivíduo busca recompor o mundo externo na instituição e aproveita o máximo que ela pode dar. Portanto, não há entre eles uma concepção homogênea sobre o processo formativo da Escola de Artes e Ofícios. Palavras-chave: trabalho infanto-juvenil; juventude; instituição total. The object of this study was the training process offered by the Projeto Oficina Escola de Artes e ofícios (POEAO) for children and adolescents with early experience of working (considered “at risk”). The categories of analysis were “total institution,” moral career, hierarchy, to adapt tactics, lack of cultura, ecological division of Goffman (1999), the disciplinary techniques of Foucault (1997) and “inspiration” and “movement of Gregori (2000). The methodological procedures used were: analysis of documents (report and folder for the dissemination of the institution, local newspapers and state), participant observation, a field diary and application of questionnaires. Some young students express in their speeches, adaptive tactics of conversion and colonization. In conversion, the individual seems to accept the rules of the institution. In colonization, the individual seeking to reorginize the world outside the institution and enjoy the best it can. So between them there is a uniform design on the training process of the school of arts and crafts. Key words: working children; juvenile; youth; total institution.
id FUNDAJ-0_791a8e5c999f08d11d2c5f5d990ef75c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1414
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Da rua à oficina: o processo formativo da escola de artes e ofíciosO objeto desta pesquisa foi o processo formativo oferecido pelo Projeto Oficina Escola de Artes e ofícios (POEAO) às crianças e adolescentes com experiência de trabalho precoce (consideradas em “situação de risco”). As categorias de análise foram “instituição total”, carreira moral, hierarquia, táticas de adaptação, desculturamento, divisão ecológica de Goffman (1999), as técnicas disciplinares de Foucault (1997) e “viração” e “circulação” de Gregori (2000). Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos (relatório e folder de divulgação da instituição, jornais locais e estaduais), observação participante, diário de campo e aplicação de questionários. Alguns jovens aprendizes expressam em seus discursos, táticas adaptativas de conversão e de colonização. Na conversão, o indivíduo parece aceitar as regras da instituição. Na colonização, o indivíduo busca recompor o mundo externo na instituição e aproveita o máximo que ela pode dar. Portanto, não há entre eles uma concepção homogênea sobre o processo formativo da Escola de Artes e Ofícios. Palavras-chave: trabalho infanto-juvenil; juventude; instituição total. The object of this study was the training process offered by the Projeto Oficina Escola de Artes e ofícios (POEAO) for children and adolescents with early experience of working (considered “at risk”). The categories of analysis were “total institution,” moral career, hierarchy, to adapt tactics, lack of cultura, ecological division of Goffman (1999), the disciplinary techniques of Foucault (1997) and “inspiration” and “movement of Gregori (2000). The methodological procedures used were: analysis of documents (report and folder for the dissemination of the institution, local newspapers and state), participant observation, a field diary and application of questionnaires. Some young students express in their speeches, adaptive tactics of conversion and colonization. In conversion, the individual seems to accept the rules of the institution. In colonization, the individual seeking to reorginize the world outside the institution and enjoy the best it can. So between them there is a uniform design on the training process of the school of arts and crafts. Key words: working children; juvenile; youth; total institution.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1414Cadernos de Estudos Sociais; v. 25 n. 1 (2010)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1414/1134Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessAstigarraga, Andrea Abreu2014-10-03T13:06:18Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1414Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:06:18Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Da rua à oficina: o processo formativo da escola de artes e ofícios
title Da rua à oficina: o processo formativo da escola de artes e ofícios
spellingShingle Da rua à oficina: o processo formativo da escola de artes e ofícios
Astigarraga, Andrea Abreu
title_short Da rua à oficina: o processo formativo da escola de artes e ofícios
title_full Da rua à oficina: o processo formativo da escola de artes e ofícios
title_fullStr Da rua à oficina: o processo formativo da escola de artes e ofícios
title_full_unstemmed Da rua à oficina: o processo formativo da escola de artes e ofícios
title_sort Da rua à oficina: o processo formativo da escola de artes e ofícios
author Astigarraga, Andrea Abreu
author_facet Astigarraga, Andrea Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Astigarraga, Andrea Abreu
description O objeto desta pesquisa foi o processo formativo oferecido pelo Projeto Oficina Escola de Artes e ofícios (POEAO) às crianças e adolescentes com experiência de trabalho precoce (consideradas em “situação de risco”). As categorias de análise foram “instituição total”, carreira moral, hierarquia, táticas de adaptação, desculturamento, divisão ecológica de Goffman (1999), as técnicas disciplinares de Foucault (1997) e “viração” e “circulação” de Gregori (2000). Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos (relatório e folder de divulgação da instituição, jornais locais e estaduais), observação participante, diário de campo e aplicação de questionários. Alguns jovens aprendizes expressam em seus discursos, táticas adaptativas de conversão e de colonização. Na conversão, o indivíduo parece aceitar as regras da instituição. Na colonização, o indivíduo busca recompor o mundo externo na instituição e aproveita o máximo que ela pode dar. Portanto, não há entre eles uma concepção homogênea sobre o processo formativo da Escola de Artes e Ofícios. Palavras-chave: trabalho infanto-juvenil; juventude; instituição total. The object of this study was the training process offered by the Projeto Oficina Escola de Artes e ofícios (POEAO) for children and adolescents with early experience of working (considered “at risk”). The categories of analysis were “total institution,” moral career, hierarchy, to adapt tactics, lack of cultura, ecological division of Goffman (1999), the disciplinary techniques of Foucault (1997) and “inspiration” and “movement of Gregori (2000). The methodological procedures used were: analysis of documents (report and folder for the dissemination of the institution, local newspapers and state), participant observation, a field diary and application of questionnaires. Some young students express in their speeches, adaptive tactics of conversion and colonization. In conversion, the individual seems to accept the rules of the institution. In colonization, the individual seeking to reorginize the world outside the institution and enjoy the best it can. So between them there is a uniform design on the training process of the school of arts and crafts. Key words: working children; juvenile; youth; total institution.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1414
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1414/1134
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 25 n. 1 (2010)
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042201133940736