Luz, encenação, representação: imagens e imaginários do cinema documental em Juazeiro do Norte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1461 |
Resumo: | REUMO Este artigo analisa diferentes elaborações simbólicas presentes na imagética produzida sobre a cidade de Juazeiro do Norte através do cinema documental. A partir da década de 1960, o cinema documental produzido no Brasil se forjou como linguagem privilegiada para pensar e produzir um saber sobre o “povo de Juazeiro”, tomado como alteridade para reafirmar ou negar representações. Pobreza, misticismo, revolta, resignação e transgressão são elementos constitutivos de atribuições de sentido aos fotogramas produzidos por filmes que nos permitem pensar nas relações entre as imagens e a etnografia. Palavras-chave: Etnografia; cinema documental; Juazeiro do Norte. ABSTRACT This article analyses different symbolic elaborations presents in the imagery produced over the city of Juazeiro do Norte through the documental cinema. From the 1960s, the documental cinemaproduced in Brazil was forged as a privileged language to think and produce knowledge about the “people of Juazeiro”, taken as otherness to assert or deny representations. Poverty, mysticism, anger, resignation and transgression are elements of attribution of meaning to the frames produced by films that allow us to think about relations between images and ethnography. Key words: Ethnography; documental cinema; Juazeiro do Norte. |
id |
FUNDAJ-0_7a0c9393c36254b587b057b00b141f75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1461 |
network_acronym_str |
FUNDAJ-0 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Luz, encenação, representação: imagens e imaginários do cinema documental em Juazeiro do NorteREUMO Este artigo analisa diferentes elaborações simbólicas presentes na imagética produzida sobre a cidade de Juazeiro do Norte através do cinema documental. A partir da década de 1960, o cinema documental produzido no Brasil se forjou como linguagem privilegiada para pensar e produzir um saber sobre o “povo de Juazeiro”, tomado como alteridade para reafirmar ou negar representações. Pobreza, misticismo, revolta, resignação e transgressão são elementos constitutivos de atribuições de sentido aos fotogramas produzidos por filmes que nos permitem pensar nas relações entre as imagens e a etnografia. Palavras-chave: Etnografia; cinema documental; Juazeiro do Norte. ABSTRACT This article analyses different symbolic elaborations presents in the imagery produced over the city of Juazeiro do Norte through the documental cinema. From the 1960s, the documental cinemaproduced in Brazil was forged as a privileged language to think and produce knowledge about the “people of Juazeiro”, taken as otherness to assert or deny representations. Poverty, mysticism, anger, resignation and transgression are elements of attribution of meaning to the frames produced by films that allow us to think about relations between images and ethnography. Key words: Ethnography; documental cinema; Juazeiro do Norte.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2012-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1461Cadernos de Estudos Sociais; v. 26 n. 2 (2011)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1461/1181Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Rosilene Alves de2014-10-03T13:06:29Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1461Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:06:29Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Luz, encenação, representação: imagens e imaginários do cinema documental em Juazeiro do Norte |
title |
Luz, encenação, representação: imagens e imaginários do cinema documental em Juazeiro do Norte |
spellingShingle |
Luz, encenação, representação: imagens e imaginários do cinema documental em Juazeiro do Norte Melo, Rosilene Alves de |
title_short |
Luz, encenação, representação: imagens e imaginários do cinema documental em Juazeiro do Norte |
title_full |
Luz, encenação, representação: imagens e imaginários do cinema documental em Juazeiro do Norte |
title_fullStr |
Luz, encenação, representação: imagens e imaginários do cinema documental em Juazeiro do Norte |
title_full_unstemmed |
Luz, encenação, representação: imagens e imaginários do cinema documental em Juazeiro do Norte |
title_sort |
Luz, encenação, representação: imagens e imaginários do cinema documental em Juazeiro do Norte |
author |
Melo, Rosilene Alves de |
author_facet |
Melo, Rosilene Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Rosilene Alves de |
description |
REUMO Este artigo analisa diferentes elaborações simbólicas presentes na imagética produzida sobre a cidade de Juazeiro do Norte através do cinema documental. A partir da década de 1960, o cinema documental produzido no Brasil se forjou como linguagem privilegiada para pensar e produzir um saber sobre o “povo de Juazeiro”, tomado como alteridade para reafirmar ou negar representações. Pobreza, misticismo, revolta, resignação e transgressão são elementos constitutivos de atribuições de sentido aos fotogramas produzidos por filmes que nos permitem pensar nas relações entre as imagens e a etnografia. Palavras-chave: Etnografia; cinema documental; Juazeiro do Norte. ABSTRACT This article analyses different symbolic elaborations presents in the imagery produced over the city of Juazeiro do Norte through the documental cinema. From the 1960s, the documental cinemaproduced in Brazil was forged as a privileged language to think and produce knowledge about the “people of Juazeiro”, taken as otherness to assert or deny representations. Poverty, mysticism, anger, resignation and transgression are elements of attribution of meaning to the frames produced by films that allow us to think about relations between images and ethnography. Key words: Ethnography; documental cinema; Juazeiro do Norte. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1461 |
url |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1461/1181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais; v. 26 n. 2 (2011) 2595-4091 0102-4248 reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online) instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) instacron:FUNDAJ |
instname_str |
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
instacron_str |
FUNDAJ |
institution |
FUNDAJ |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
collection |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br |
_version_ |
1798042201688637440 |