A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema

Bibliographic Details
Main Author: Paiva Júnior, Fernando Gomes de
Publication Date: 2013
Other Authors: Guerra, José Roberto Ferreira, Almeida, Simone Lira de
Format: Article
Language: por
Source: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Download full: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1480
Summary: RESUMO O objetivo do estudo reside em compreender como se caracteriza a dimensão pública que demarca a ação do empreendedor cultural no campo do audiovisual. Foi desenvolvido um protocolo teórico-metodológico pautado nos conceitos de empreendedorismo cultural e dos circuitos da cultura oriundos da tradição dos Estudos Culturais, tendo a produção de cinema em Pernambuco como lócus para a compreensão da dinâmica empreendedora da produção cultural. Foram realizadas entrevistas abertas com dois produtores de cinema e a análise dos dados foi efetuada com o suporte da análise do discurso. As categorias discursivas emergentes foram agregadas em torno da dimensão pública apresentada no protocolo desenvolvido. Os resultados apontam para a demanda por formatos e estruturas organizacionais mais orgânicos e destaca que o empreendedor cultural está relacionado com a melhoria de condições de produção e a absorção de recursos por meio da articulação em rede. PALAVRAS-CHAVE: Empreendedor cultural. Cinema. Estudos Culturais. Produção cultural. Empreendedorismo. ABSTRACT THE PUBLIC DIMENSION OF THE CULTURAL ENTREPRENEUR IN THE FILM PRODUCTION The aim of this study lies in understanding how to characterize the public dimension that demarcates the action of the cultural entrepreneur in the audiovisual field. A protocol was developed guided by the theoretical and methodological concepts of entrepreneurship and the circuits of culture from the tradition of Cultural Studies, and the film production in Pernambuco as a locus for understanding the entrepreneurial dynamic of cultural production. Open interviews were conducted with two film producers and data analysis was performed with the support of discourse analysis. The emerging discursive categories were aggregated around the public dimension presented in the protocol developed. The results point to the demand for more organic organizational structures and highlights the cultural entrepreneur is related to the improvement of conditions of production and absorption of resources by networking. KEYWORDS: Cultural Entrepreneur. Movie. Cultural Studies. Cultural Production. Entrepreneurship.
id FUNDAJ-0_89f9658d22be36aa4cab5a151ccd65b7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1480
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de CinemaRESUMO O objetivo do estudo reside em compreender como se caracteriza a dimensão pública que demarca a ação do empreendedor cultural no campo do audiovisual. Foi desenvolvido um protocolo teórico-metodológico pautado nos conceitos de empreendedorismo cultural e dos circuitos da cultura oriundos da tradição dos Estudos Culturais, tendo a produção de cinema em Pernambuco como lócus para a compreensão da dinâmica empreendedora da produção cultural. Foram realizadas entrevistas abertas com dois produtores de cinema e a análise dos dados foi efetuada com o suporte da análise do discurso. As categorias discursivas emergentes foram agregadas em torno da dimensão pública apresentada no protocolo desenvolvido. Os resultados apontam para a demanda por formatos e estruturas organizacionais mais orgânicos e destaca que o empreendedor cultural está relacionado com a melhoria de condições de produção e a absorção de recursos por meio da articulação em rede. PALAVRAS-CHAVE: Empreendedor cultural. Cinema. Estudos Culturais. Produção cultural. Empreendedorismo. ABSTRACT THE PUBLIC DIMENSION OF THE CULTURAL ENTREPRENEUR IN THE FILM PRODUCTION The aim of this study lies in understanding how to characterize the public dimension that demarcates the action of the cultural entrepreneur in the audiovisual field. A protocol was developed guided by the theoretical and methodological concepts of entrepreneurship and the circuits of culture from the tradition of Cultural Studies, and the film production in Pernambuco as a locus for understanding the entrepreneurial dynamic of cultural production. Open interviews were conducted with two film producers and data analysis was performed with the support of discourse analysis. The emerging discursive categories were aggregated around the public dimension presented in the protocol developed. The results point to the demand for more organic organizational structures and highlights the cultural entrepreneur is related to the improvement of conditions of production and absorption of resources by networking. KEYWORDS: Cultural Entrepreneur. Movie. Cultural Studies. Cultural Production. Entrepreneurship.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2013-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1480Cadernos de Estudos Sociais; v. 27 n. 1 (2012)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1480/1200Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva Júnior, Fernando Gomes deGuerra, José Roberto FerreiraAlmeida, Simone Lira de2014-10-03T13:06:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1480Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:06:33Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema
title A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema
spellingShingle A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema
Paiva Júnior, Fernando Gomes de
title_short A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema
title_full A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema
title_fullStr A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema
title_full_unstemmed A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema
title_sort A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema
author Paiva Júnior, Fernando Gomes de
author_facet Paiva Júnior, Fernando Gomes de
Guerra, José Roberto Ferreira
Almeida, Simone Lira de
author_role author
author2 Guerra, José Roberto Ferreira
Almeida, Simone Lira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva Júnior, Fernando Gomes de
Guerra, José Roberto Ferreira
Almeida, Simone Lira de
description RESUMO O objetivo do estudo reside em compreender como se caracteriza a dimensão pública que demarca a ação do empreendedor cultural no campo do audiovisual. Foi desenvolvido um protocolo teórico-metodológico pautado nos conceitos de empreendedorismo cultural e dos circuitos da cultura oriundos da tradição dos Estudos Culturais, tendo a produção de cinema em Pernambuco como lócus para a compreensão da dinâmica empreendedora da produção cultural. Foram realizadas entrevistas abertas com dois produtores de cinema e a análise dos dados foi efetuada com o suporte da análise do discurso. As categorias discursivas emergentes foram agregadas em torno da dimensão pública apresentada no protocolo desenvolvido. Os resultados apontam para a demanda por formatos e estruturas organizacionais mais orgânicos e destaca que o empreendedor cultural está relacionado com a melhoria de condições de produção e a absorção de recursos por meio da articulação em rede. PALAVRAS-CHAVE: Empreendedor cultural. Cinema. Estudos Culturais. Produção cultural. Empreendedorismo. ABSTRACT THE PUBLIC DIMENSION OF THE CULTURAL ENTREPRENEUR IN THE FILM PRODUCTION The aim of this study lies in understanding how to characterize the public dimension that demarcates the action of the cultural entrepreneur in the audiovisual field. A protocol was developed guided by the theoretical and methodological concepts of entrepreneurship and the circuits of culture from the tradition of Cultural Studies, and the film production in Pernambuco as a locus for understanding the entrepreneurial dynamic of cultural production. Open interviews were conducted with two film producers and data analysis was performed with the support of discourse analysis. The emerging discursive categories were aggregated around the public dimension presented in the protocol developed. The results point to the demand for more organic organizational structures and highlights the cultural entrepreneur is related to the improvement of conditions of production and absorption of resources by networking. KEYWORDS: Cultural Entrepreneur. Movie. Cultural Studies. Cultural Production. Entrepreneurship.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1480
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1480/1200
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 27 n. 1 (2012)
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042201715900416