A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2013 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Download full: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1480 |
Summary: | RESUMO O objetivo do estudo reside em compreender como se caracteriza a dimensão pública que demarca a ação do empreendedor cultural no campo do audiovisual. Foi desenvolvido um protocolo teórico-metodológico pautado nos conceitos de empreendedorismo cultural e dos circuitos da cultura oriundos da tradição dos Estudos Culturais, tendo a produção de cinema em Pernambuco como lócus para a compreensão da dinâmica empreendedora da produção cultural. Foram realizadas entrevistas abertas com dois produtores de cinema e a análise dos dados foi efetuada com o suporte da análise do discurso. As categorias discursivas emergentes foram agregadas em torno da dimensão pública apresentada no protocolo desenvolvido. Os resultados apontam para a demanda por formatos e estruturas organizacionais mais orgânicos e destaca que o empreendedor cultural está relacionado com a melhoria de condições de produção e a absorção de recursos por meio da articulação em rede. PALAVRAS-CHAVE: Empreendedor cultural. Cinema. Estudos Culturais. Produção cultural. Empreendedorismo. ABSTRACT THE PUBLIC DIMENSION OF THE CULTURAL ENTREPRENEUR IN THE FILM PRODUCTION The aim of this study lies in understanding how to characterize the public dimension that demarcates the action of the cultural entrepreneur in the audiovisual field. A protocol was developed guided by the theoretical and methodological concepts of entrepreneurship and the circuits of culture from the tradition of Cultural Studies, and the film production in Pernambuco as a locus for understanding the entrepreneurial dynamic of cultural production. Open interviews were conducted with two film producers and data analysis was performed with the support of discourse analysis. The emerging discursive categories were aggregated around the public dimension presented in the protocol developed. The results point to the demand for more organic organizational structures and highlights the cultural entrepreneur is related to the improvement of conditions of production and absorption of resources by networking. KEYWORDS: Cultural Entrepreneur. Movie. Cultural Studies. Cultural Production. Entrepreneurship. |
id |
FUNDAJ-0_89f9658d22be36aa4cab5a151ccd65b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1480 |
network_acronym_str |
FUNDAJ-0 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de CinemaRESUMO O objetivo do estudo reside em compreender como se caracteriza a dimensão pública que demarca a ação do empreendedor cultural no campo do audiovisual. Foi desenvolvido um protocolo teórico-metodológico pautado nos conceitos de empreendedorismo cultural e dos circuitos da cultura oriundos da tradição dos Estudos Culturais, tendo a produção de cinema em Pernambuco como lócus para a compreensão da dinâmica empreendedora da produção cultural. Foram realizadas entrevistas abertas com dois produtores de cinema e a análise dos dados foi efetuada com o suporte da análise do discurso. As categorias discursivas emergentes foram agregadas em torno da dimensão pública apresentada no protocolo desenvolvido. Os resultados apontam para a demanda por formatos e estruturas organizacionais mais orgânicos e destaca que o empreendedor cultural está relacionado com a melhoria de condições de produção e a absorção de recursos por meio da articulação em rede. PALAVRAS-CHAVE: Empreendedor cultural. Cinema. Estudos Culturais. Produção cultural. Empreendedorismo. ABSTRACT THE PUBLIC DIMENSION OF THE CULTURAL ENTREPRENEUR IN THE FILM PRODUCTION The aim of this study lies in understanding how to characterize the public dimension that demarcates the action of the cultural entrepreneur in the audiovisual field. A protocol was developed guided by the theoretical and methodological concepts of entrepreneurship and the circuits of culture from the tradition of Cultural Studies, and the film production in Pernambuco as a locus for understanding the entrepreneurial dynamic of cultural production. Open interviews were conducted with two film producers and data analysis was performed with the support of discourse analysis. The emerging discursive categories were aggregated around the public dimension presented in the protocol developed. The results point to the demand for more organic organizational structures and highlights the cultural entrepreneur is related to the improvement of conditions of production and absorption of resources by networking. KEYWORDS: Cultural Entrepreneur. Movie. Cultural Studies. Cultural Production. Entrepreneurship.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2013-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1480Cadernos de Estudos Sociais; v. 27 n. 1 (2012)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1480/1200Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva Júnior, Fernando Gomes deGuerra, José Roberto FerreiraAlmeida, Simone Lira de2014-10-03T13:06:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1480Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:06:33Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema |
title |
A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema |
spellingShingle |
A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema Paiva Júnior, Fernando Gomes de |
title_short |
A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema |
title_full |
A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema |
title_fullStr |
A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema |
title_full_unstemmed |
A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema |
title_sort |
A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema |
author |
Paiva Júnior, Fernando Gomes de |
author_facet |
Paiva Júnior, Fernando Gomes de Guerra, José Roberto Ferreira Almeida, Simone Lira de |
author_role |
author |
author2 |
Guerra, José Roberto Ferreira Almeida, Simone Lira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva Júnior, Fernando Gomes de Guerra, José Roberto Ferreira Almeida, Simone Lira de |
description |
RESUMO O objetivo do estudo reside em compreender como se caracteriza a dimensão pública que demarca a ação do empreendedor cultural no campo do audiovisual. Foi desenvolvido um protocolo teórico-metodológico pautado nos conceitos de empreendedorismo cultural e dos circuitos da cultura oriundos da tradição dos Estudos Culturais, tendo a produção de cinema em Pernambuco como lócus para a compreensão da dinâmica empreendedora da produção cultural. Foram realizadas entrevistas abertas com dois produtores de cinema e a análise dos dados foi efetuada com o suporte da análise do discurso. As categorias discursivas emergentes foram agregadas em torno da dimensão pública apresentada no protocolo desenvolvido. Os resultados apontam para a demanda por formatos e estruturas organizacionais mais orgânicos e destaca que o empreendedor cultural está relacionado com a melhoria de condições de produção e a absorção de recursos por meio da articulação em rede. PALAVRAS-CHAVE: Empreendedor cultural. Cinema. Estudos Culturais. Produção cultural. Empreendedorismo. ABSTRACT THE PUBLIC DIMENSION OF THE CULTURAL ENTREPRENEUR IN THE FILM PRODUCTION The aim of this study lies in understanding how to characterize the public dimension that demarcates the action of the cultural entrepreneur in the audiovisual field. A protocol was developed guided by the theoretical and methodological concepts of entrepreneurship and the circuits of culture from the tradition of Cultural Studies, and the film production in Pernambuco as a locus for understanding the entrepreneurial dynamic of cultural production. Open interviews were conducted with two film producers and data analysis was performed with the support of discourse analysis. The emerging discursive categories were aggregated around the public dimension presented in the protocol developed. The results point to the demand for more organic organizational structures and highlights the cultural entrepreneur is related to the improvement of conditions of production and absorption of resources by networking. KEYWORDS: Cultural Entrepreneur. Movie. Cultural Studies. Cultural Production. Entrepreneurship. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1480 |
url |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1480/1200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais; v. 27 n. 1 (2012) 2595-4091 0102-4248 reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online) instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) instacron:FUNDAJ |
instname_str |
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
instacron_str |
FUNDAJ |
institution |
FUNDAJ |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
collection |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br |
_version_ |
1798042201715900416 |