Faces da identidade afro-brasileira: um estudo do estigma e preconceito religioso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Eduardo P. de Aquino
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1273
Resumo: Baseando-me nas discussões acerca das identidades, sobretudo, a partir da dramaturgia social de Erving Goffman, tentei compreender o processo de estigmatização dos devotos das religiões afro-brasileiras no Recife, dando ênfase a determinados preconceitos e estigmas de que são alvo. Nesta direção, procurei indagar: (i) Como é construída a identidade dos adeptos dessas religiões? (ii) Como acham que são vistos pela sociedade? (iii) Quais os preconceitos e estigmas a eles dirigidos? Ficou evidente que os preconceitos dirigidos às religiões afro-brasileiras estão presentes nos diversos espaços e grupos sociais em que o indivíduo convive e de que participa: nos locais de moradia e trabalho, no interior da família, nos espaços de lazer, etc. Analisando os dados oriundos das entrevistas realizadas com os devotos e sacerdotes, observei que existem preconceitos e estigmas em decorrência da participação no culto religioso de homossexuais, negros e pobres. Taking the debate o identity as a starting point and inspired by Erving Goffman’s social dramaturrgy, I have tried to understand the stigmatizing of the followers of Afro-Brazilian Religions in the city of Recife, emphasizing some prejudices and stigmas. So I have asked: (i) How is their identity being constructed? (ii) How do they think they are seen by society? (iii) What kind of prejudices and stigmas are addressed to them? It is evident that prejudices referring Afro-Brazilian religions are found in all spaces and among all social groups they take part of, which means neighborhoods, offices and other working places, familial unities, leisure time spaces, etc. By analyzing the informations collected in the interviews with followers and priests of Afro-Brazilian Religions, it is clear that the main cause of prejudices and stigmas is the presence of homosexuals, blacks, and poor people in the terreiros (sacred places where Afro-Brazilian religious rites are rerfotmed)
id FUNDAJ-0_9706a36343976403a1aa0d4ab2b222e4
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1273
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Faces da identidade afro-brasileira: um estudo do estigma e preconceito religiosoBaseando-me nas discussões acerca das identidades, sobretudo, a partir da dramaturgia social de Erving Goffman, tentei compreender o processo de estigmatização dos devotos das religiões afro-brasileiras no Recife, dando ênfase a determinados preconceitos e estigmas de que são alvo. Nesta direção, procurei indagar: (i) Como é construída a identidade dos adeptos dessas religiões? (ii) Como acham que são vistos pela sociedade? (iii) Quais os preconceitos e estigmas a eles dirigidos? Ficou evidente que os preconceitos dirigidos às religiões afro-brasileiras estão presentes nos diversos espaços e grupos sociais em que o indivíduo convive e de que participa: nos locais de moradia e trabalho, no interior da família, nos espaços de lazer, etc. Analisando os dados oriundos das entrevistas realizadas com os devotos e sacerdotes, observei que existem preconceitos e estigmas em decorrência da participação no culto religioso de homossexuais, negros e pobres. Taking the debate o identity as a starting point and inspired by Erving Goffman’s social dramaturrgy, I have tried to understand the stigmatizing of the followers of Afro-Brazilian Religions in the city of Recife, emphasizing some prejudices and stigmas. So I have asked: (i) How is their identity being constructed? (ii) How do they think they are seen by society? (iii) What kind of prejudices and stigmas are addressed to them? It is evident that prejudices referring Afro-Brazilian religions are found in all spaces and among all social groups they take part of, which means neighborhoods, offices and other working places, familial unities, leisure time spaces, etc. By analyzing the informations collected in the interviews with followers and priests of Afro-Brazilian Religions, it is clear that the main cause of prejudices and stigmas is the presence of homosexuals, blacks, and poor people in the terreiros (sacred places where Afro-Brazilian religious rites are rerfotmed)Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1273Cadernos de Estudos Sociais; v. 17 n. 1 (2001)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1273/993Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Eduardo P. de Aquino2014-10-03T13:05:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1273Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:05:38Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Faces da identidade afro-brasileira: um estudo do estigma e preconceito religioso
title Faces da identidade afro-brasileira: um estudo do estigma e preconceito religioso
spellingShingle Faces da identidade afro-brasileira: um estudo do estigma e preconceito religioso
Fonseca, Eduardo P. de Aquino
title_short Faces da identidade afro-brasileira: um estudo do estigma e preconceito religioso
title_full Faces da identidade afro-brasileira: um estudo do estigma e preconceito religioso
title_fullStr Faces da identidade afro-brasileira: um estudo do estigma e preconceito religioso
title_full_unstemmed Faces da identidade afro-brasileira: um estudo do estigma e preconceito religioso
title_sort Faces da identidade afro-brasileira: um estudo do estigma e preconceito religioso
author Fonseca, Eduardo P. de Aquino
author_facet Fonseca, Eduardo P. de Aquino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Eduardo P. de Aquino
description Baseando-me nas discussões acerca das identidades, sobretudo, a partir da dramaturgia social de Erving Goffman, tentei compreender o processo de estigmatização dos devotos das religiões afro-brasileiras no Recife, dando ênfase a determinados preconceitos e estigmas de que são alvo. Nesta direção, procurei indagar: (i) Como é construída a identidade dos adeptos dessas religiões? (ii) Como acham que são vistos pela sociedade? (iii) Quais os preconceitos e estigmas a eles dirigidos? Ficou evidente que os preconceitos dirigidos às religiões afro-brasileiras estão presentes nos diversos espaços e grupos sociais em que o indivíduo convive e de que participa: nos locais de moradia e trabalho, no interior da família, nos espaços de lazer, etc. Analisando os dados oriundos das entrevistas realizadas com os devotos e sacerdotes, observei que existem preconceitos e estigmas em decorrência da participação no culto religioso de homossexuais, negros e pobres. Taking the debate o identity as a starting point and inspired by Erving Goffman’s social dramaturrgy, I have tried to understand the stigmatizing of the followers of Afro-Brazilian Religions in the city of Recife, emphasizing some prejudices and stigmas. So I have asked: (i) How is their identity being constructed? (ii) How do they think they are seen by society? (iii) What kind of prejudices and stigmas are addressed to them? It is evident that prejudices referring Afro-Brazilian religions are found in all spaces and among all social groups they take part of, which means neighborhoods, offices and other working places, familial unities, leisure time spaces, etc. By analyzing the informations collected in the interviews with followers and priests of Afro-Brazilian Religions, it is clear that the main cause of prejudices and stigmas is the presence of homosexuals, blacks, and poor people in the terreiros (sacred places where Afro-Brazilian religious rites are rerfotmed)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1273
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1273/993
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 17 n. 1 (2001)
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042200181833728