Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos de 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Jacira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1459
Resumo: RESUMO Este trabalho tem por objetivo discutir como se deu a relação entre a emergência da sociologia da comunicação no Brasil dos anos de 1970 e a recepção da teoria da Indústria Cultural tal qual formulada por Adorno e Horkheimer. Para isso, o arcabouço teórico foi construído em dois sentidos: primeiro, analisar a conjuntura sócio-histórica da sociedade brasileira do período; e, segundo, analisar a recepção do conceito de indústria cultural pelo Grupo Paulista de sociologia da comunicação da Universidade de São Paulo. Este grupo, marcado pelo pioneirismo nos anos de 1970, agrega tanto a perspectiva sociológica da comunicação quanto a teoria desenvolvida pelos frankfurtianos, Adorno e Horkheimer, com relação à Indústria Cultural. Palavras-chave: Teoria social; sociologia da comunicação; indústria cultural. ABSTRACT This work aims to discuss how was the relation between the emergence of sociology of communication in Brazil of the years 1970 and receipt of the theory of the cultural industry such as formulated by Adorno and Horkheimer. For that, the theoretical outline was built in two ways: first, to analyze the socio-historical situation of Brazilian society of the period; and, second, analyze the reception of the concept of Culture Industry by Group of the sociology of communication at the University of São Paulo. This group, marked by the pioneering work in 1970, combines both the sociological perspective of communication theory as developed by frankfurtian, Adorno and Horkheimer, in relation to the Culture Industry. Key words: Social Theory. Comunication Sociology. Cultural industry
id FUNDAJ-0_b8bf9f72bcc32f446fa1f93047a5eee4
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1459
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos de 1970RESUMO Este trabalho tem por objetivo discutir como se deu a relação entre a emergência da sociologia da comunicação no Brasil dos anos de 1970 e a recepção da teoria da Indústria Cultural tal qual formulada por Adorno e Horkheimer. Para isso, o arcabouço teórico foi construído em dois sentidos: primeiro, analisar a conjuntura sócio-histórica da sociedade brasileira do período; e, segundo, analisar a recepção do conceito de indústria cultural pelo Grupo Paulista de sociologia da comunicação da Universidade de São Paulo. Este grupo, marcado pelo pioneirismo nos anos de 1970, agrega tanto a perspectiva sociológica da comunicação quanto a teoria desenvolvida pelos frankfurtianos, Adorno e Horkheimer, com relação à Indústria Cultural. Palavras-chave: Teoria social; sociologia da comunicação; indústria cultural. ABSTRACT This work aims to discuss how was the relation between the emergence of sociology of communication in Brazil of the years 1970 and receipt of the theory of the cultural industry such as formulated by Adorno and Horkheimer. For that, the theoretical outline was built in two ways: first, to analyze the socio-historical situation of Brazilian society of the period; and, second, analyze the reception of the concept of Culture Industry by Group of the sociology of communication at the University of São Paulo. This group, marked by the pioneering work in 1970, combines both the sociological perspective of communication theory as developed by frankfurtian, Adorno and Horkheimer, in relation to the Culture Industry. Key words: Social Theory. Comunication Sociology. Cultural industryFundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2012-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1459Cadernos de Estudos Sociais; v. 26 n. 2 (2011)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1459/1179Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Jacira2014-10-03T13:06:29Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1459Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:06:29Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos de 1970
title Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos de 1970
spellingShingle Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos de 1970
França, Jacira
title_short Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos de 1970
title_full Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos de 1970
title_fullStr Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos de 1970
title_full_unstemmed Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos de 1970
title_sort Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos de 1970
author França, Jacira
author_facet França, Jacira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Jacira
description RESUMO Este trabalho tem por objetivo discutir como se deu a relação entre a emergência da sociologia da comunicação no Brasil dos anos de 1970 e a recepção da teoria da Indústria Cultural tal qual formulada por Adorno e Horkheimer. Para isso, o arcabouço teórico foi construído em dois sentidos: primeiro, analisar a conjuntura sócio-histórica da sociedade brasileira do período; e, segundo, analisar a recepção do conceito de indústria cultural pelo Grupo Paulista de sociologia da comunicação da Universidade de São Paulo. Este grupo, marcado pelo pioneirismo nos anos de 1970, agrega tanto a perspectiva sociológica da comunicação quanto a teoria desenvolvida pelos frankfurtianos, Adorno e Horkheimer, com relação à Indústria Cultural. Palavras-chave: Teoria social; sociologia da comunicação; indústria cultural. ABSTRACT This work aims to discuss how was the relation between the emergence of sociology of communication in Brazil of the years 1970 and receipt of the theory of the cultural industry such as formulated by Adorno and Horkheimer. For that, the theoretical outline was built in two ways: first, to analyze the socio-historical situation of Brazilian society of the period; and, second, analyze the reception of the concept of Culture Industry by Group of the sociology of communication at the University of São Paulo. This group, marked by the pioneering work in 1970, combines both the sociological perspective of communication theory as developed by frankfurtian, Adorno and Horkheimer, in relation to the Culture Industry. Key words: Social Theory. Comunication Sociology. Cultural industry
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1459
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1459/1179
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 26 n. 2 (2011)
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042201684443136