La estructura de la acción en el Auto da Compadecida de Ariano Suassuna a partir del modelo de Candace Slater para la literatura de cordel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasero, Carlos Alberto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1181
Resumo: O artigo analisa a relação intertextual entre o “Auto da Compadecida” do escritor Ariano Suassuna e a literatura popular nordestina, chamada de cordel, tentando estabelecer comparações a respeito da linguagem, situações e ações, personagens e suas crenças, elementos esses que já foram em ocasiões e obras diversas, apontados pela crítica literária e teatral, não só do Brasil, como do exterior. No presente caso, é utilizado o modelo da pesquisadora norte-americana Candace Slater, aplicável a folhetos de feiras nordestinas, integrantes da extensa “literatura de cordel”. O modelo de Candace Slater procura observar não apenas uma seqüência básica de “passos” de seu modelo, mas considera, ainda, a cosmovisão moral e religiosa da cultura nordestina, portanto analisa a natureza do pacto e os participantes “humanos” ou “divinos”, em relação com as respostas “certas” ou “erradas”, donde derivam quatro tipos fundamentais: humano certo (HC); divino certo (DC); humano errado (HE); e divino errado (DE). The article analyses the intertextual relationship between Ariano Suassuna’s Auto da Compadecida and the popular literature of Northeast Brazil, called Cordel, attempting to establish comparisons regarding language, situations and action, characters and their beliefs which have been pointed out by literary ad theatrical critics both in Brazil and abroad. The present article utilizes the model devised by the american researcher Candace Slater applied to cordel literature. Candace Slater’s model attempts to obey not only sequence of “steps” in her model, but it also considers moral and religious cosmovision in the Northeastern culture, as it analyses the nature of the pact and “human” and “divine” characters as related to “correct” and “incorrect” answers, from which derive four basic types: human correct (HC); divine correct (DC); human incorrect (HI); and divine incorrect (DI).
id FUNDAJ-0_bff28e05c4bd7fc2d2005e1b617ca51f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1181
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling La estructura de la acción en el Auto da Compadecida de Ariano Suassuna a partir del modelo de Candace Slater para la literatura de cordelO artigo analisa a relação intertextual entre o “Auto da Compadecida” do escritor Ariano Suassuna e a literatura popular nordestina, chamada de cordel, tentando estabelecer comparações a respeito da linguagem, situações e ações, personagens e suas crenças, elementos esses que já foram em ocasiões e obras diversas, apontados pela crítica literária e teatral, não só do Brasil, como do exterior. No presente caso, é utilizado o modelo da pesquisadora norte-americana Candace Slater, aplicável a folhetos de feiras nordestinas, integrantes da extensa “literatura de cordel”. O modelo de Candace Slater procura observar não apenas uma seqüência básica de “passos” de seu modelo, mas considera, ainda, a cosmovisão moral e religiosa da cultura nordestina, portanto analisa a natureza do pacto e os participantes “humanos” ou “divinos”, em relação com as respostas “certas” ou “erradas”, donde derivam quatro tipos fundamentais: humano certo (HC); divino certo (DC); humano errado (HE); e divino errado (DE). The article analyses the intertextual relationship between Ariano Suassuna’s Auto da Compadecida and the popular literature of Northeast Brazil, called Cordel, attempting to establish comparisons regarding language, situations and action, characters and their beliefs which have been pointed out by literary ad theatrical critics both in Brazil and abroad. The present article utilizes the model devised by the american researcher Candace Slater applied to cordel literature. Candace Slater’s model attempts to obey not only sequence of “steps” in her model, but it also considers moral and religious cosmovision in the Northeastern culture, as it analyses the nature of the pact and “human” and “divine” characters as related to “correct” and “incorrect” answers, from which derive four basic types: human correct (HC); divine correct (DC); human incorrect (HI); and divine incorrect (DI).Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1181Cadernos de Estudos Sociais; v. 12 n. 1 (1996)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1181/901Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPasero, Carlos Alberto2014-10-03T13:05:09Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1181Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:05:09Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv La estructura de la acción en el Auto da Compadecida de Ariano Suassuna a partir del modelo de Candace Slater para la literatura de cordel
title La estructura de la acción en el Auto da Compadecida de Ariano Suassuna a partir del modelo de Candace Slater para la literatura de cordel
spellingShingle La estructura de la acción en el Auto da Compadecida de Ariano Suassuna a partir del modelo de Candace Slater para la literatura de cordel
Pasero, Carlos Alberto
title_short La estructura de la acción en el Auto da Compadecida de Ariano Suassuna a partir del modelo de Candace Slater para la literatura de cordel
title_full La estructura de la acción en el Auto da Compadecida de Ariano Suassuna a partir del modelo de Candace Slater para la literatura de cordel
title_fullStr La estructura de la acción en el Auto da Compadecida de Ariano Suassuna a partir del modelo de Candace Slater para la literatura de cordel
title_full_unstemmed La estructura de la acción en el Auto da Compadecida de Ariano Suassuna a partir del modelo de Candace Slater para la literatura de cordel
title_sort La estructura de la acción en el Auto da Compadecida de Ariano Suassuna a partir del modelo de Candace Slater para la literatura de cordel
author Pasero, Carlos Alberto
author_facet Pasero, Carlos Alberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasero, Carlos Alberto
description O artigo analisa a relação intertextual entre o “Auto da Compadecida” do escritor Ariano Suassuna e a literatura popular nordestina, chamada de cordel, tentando estabelecer comparações a respeito da linguagem, situações e ações, personagens e suas crenças, elementos esses que já foram em ocasiões e obras diversas, apontados pela crítica literária e teatral, não só do Brasil, como do exterior. No presente caso, é utilizado o modelo da pesquisadora norte-americana Candace Slater, aplicável a folhetos de feiras nordestinas, integrantes da extensa “literatura de cordel”. O modelo de Candace Slater procura observar não apenas uma seqüência básica de “passos” de seu modelo, mas considera, ainda, a cosmovisão moral e religiosa da cultura nordestina, portanto analisa a natureza do pacto e os participantes “humanos” ou “divinos”, em relação com as respostas “certas” ou “erradas”, donde derivam quatro tipos fundamentais: humano certo (HC); divino certo (DC); humano errado (HE); e divino errado (DE). The article analyses the intertextual relationship between Ariano Suassuna’s Auto da Compadecida and the popular literature of Northeast Brazil, called Cordel, attempting to establish comparisons regarding language, situations and action, characters and their beliefs which have been pointed out by literary ad theatrical critics both in Brazil and abroad. The present article utilizes the model devised by the american researcher Candace Slater applied to cordel literature. Candace Slater’s model attempts to obey not only sequence of “steps” in her model, but it also considers moral and religious cosmovision in the Northeastern culture, as it analyses the nature of the pact and “human” and “divine” characters as related to “correct” and “incorrect” answers, from which derive four basic types: human correct (HC); divine correct (DC); human incorrect (HI); and divine incorrect (DI).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1181
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1181/901
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 12 n. 1 (1996)
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042199533813760