A criança carente vista por suas professoras: um estudo exploratório em três escolas do Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariz, Cecília Loreto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1028
Resumo: Este é um estudo de caso em 3 escolas de uma comunidade carente do Recife. Aplicaram-se em 1980 entrevistas abertas com 15 professores do 1° Grau com o objetivo de analisar a percepção que tinham de seus alunos, respectivas famílias e da comunidade. Observou-se que os professores julgavam seus alunos com base num modelo de crianças de camada média. Consideravam-nos, assim, com um aprendizado deficiente, agressivos, indisciplinados, sem gostos pelos estudos, sem educação doméstica e com atitudes pouco apropriadas em relação ao sexo. Embora identificando a pobreza e a desnutrição como causadoras do mau aproveitamento de seus alunos, os professores responsabilizavam os pais daqueles pelas outras características negativas. Os pais eram tidos como omissos, autoritários, pouco afetivos e distantes. Isto tudo estaria relacionado com a comunidade que era vista como social-legalmente marginal e até ameaçadora. Conclui-se, então, que havia uma dificuldade “de relacionamento escola-comunidade carente que se refletia nas opiniões negativas das professoras e que teria causa na própria natureza e papel da instituição escolar. This a case study carried out In 3 primary schools located in a poor neighborhood of Recife - PE - Brazil in 1980. Fifteen schoolteachers were interviewed in order to identify their perceptions of their pupils, as well their perceptions of their pupils’ families and community. It was observed that these teachers tend to evaluate their students based on standards derived fron the patterns of behavior and performance observed in typical middle-class atudent groups. Although the teachers consider poverty and malnutrition the main causes for the poor achievement of their students, they also blame the cirldrens' parents for the molrt of the negative traits displayed by the students. All that seems to be related to the teachers' view of the community, composed of social outcasts. As a conclusion the study suggests there is a poor relationship between the community and the school which Is reflected In the attitude of the teachers and which Is mainly caused by the specific role and nature of the school as an Institution.
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