COMPREENDENDO A GESTÃO DOS PROGRAMAS INTERDISCIPLINARES PARA A TERCEIRA IDADE NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE FLORIANÓPOLIS
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1593 |
Resumo: | As “Universidades da Terceira Idade” surgiram na Europa na década de 70 e disseminaram-se pelo mundo. No Brasil, apesar do crescimento da população idosa, há poucos recursos destinados a tais programas. Este artigo objetiva descrever os processos de gestão de Programas Interdisciplinares para a Terceira Idade de universidades públicas de Florianópolis. Para tanto se estudou o caso do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina e o do Grupo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Estadual de Santa Catarina por meio de pesquisa documental e de entrevistas com seus dirigentes. Percebe-se que os programas analisados são inovações sociais, conhecem seu público, trazem um ambiente aberto e propício ao diálogo e buscam feedback para melhoria contínua de suas atividades. Entretanto, carecem de autonomia de recursos, o que limita o planejamento da gestão, e não têm participação no Planejamento Estratégico Universitário. Conclui-se que as universidades estudadas não têm políticas institucionais consolidadas voltadas à pessoa idosa. |
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COMPREENDENDO A GESTÃO DOS PROGRAMAS INTERDISCIPLINARES PARA A TERCEIRA IDADE NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE FLORIANÓPOLISTerceira IdadeEducação PermanenteGestão Universitária.As “Universidades da Terceira Idade” surgiram na Europa na década de 70 e disseminaram-se pelo mundo. No Brasil, apesar do crescimento da população idosa, há poucos recursos destinados a tais programas. Este artigo objetiva descrever os processos de gestão de Programas Interdisciplinares para a Terceira Idade de universidades públicas de Florianópolis. Para tanto se estudou o caso do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina e o do Grupo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Estadual de Santa Catarina por meio de pesquisa documental e de entrevistas com seus dirigentes. Percebe-se que os programas analisados são inovações sociais, conhecem seu público, trazem um ambiente aberto e propício ao diálogo e buscam feedback para melhoria contínua de suas atividades. Entretanto, carecem de autonomia de recursos, o que limita o planejamento da gestão, e não têm participação no Planejamento Estratégico Universitário. Conclui-se que as universidades estudadas não têm políticas institucionais consolidadas voltadas à pessoa idosa.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2017-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1593Cadernos de Estudos Sociais; v. 31 n. 2 (2016); 01-282595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1593/pdfCopyright (c) 2017 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoritz da Silva, Florada Silva, André TiagoCosta, Alexandre Marinoda Rocha, Rudimar Antunes2017-03-24T13:11:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1593Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2017-03-24T13:11:58Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
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