Urupês e o sertanejo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muricy, Andrade
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Trópico (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/268
Resumo: RESUMO Reproduzido com atualização ortográfica, do livro O Suave convívio, ensaios críticos. Houve quem afirmasse que a atual nova geração intelectual brasileira, é uma geração de pensadores. Esta vem preocupada de modo sério com a vida, no sentido mais largo da expressão. O pensador de hoje, não pode e nem deve perder-se em labor penoso para atingir a perfeição ou o pitoresco da expressão. Leônidas de Loyola, é mais um pensador a acrescentar à nova geração. Levanta um protesto ardoroso contra a aceitação deplorável por parte do público brasileiro do personagem Jeca-Tatu, traçado pelo escritor paulista Monteiro Lobato. Apesar das suas citações numerosas, fala muito, por conta própria. Este combate que Leônidas de Loyola move ao tipo de sertanejo brasileiro que Lobato criou, é pois ainda legítimo e incontestavelmente meritório. Seus conhecimentos já consideráveis da sociologia e história brasileira, permitem-lhe formular conceitos firmes. O autor quase nega o mérito artístico literário de Urupês – Esse mérito foi reconhecido até pelos mais ardorosos contraditores do contista paulista – mas o que escreve o pensador, é de plena e inteira boa fé e com intenção edificante. ABSTRACT Urupês and the Brasilian Sertenajo. v. 9, n. 2, p. 183-185, jul./dez. 1981. An up to date orthographic reproduction of the book. O Suave convívio, ensaios críticos. It was affirmed that the present new Brazilian intellectual generation is a generation of thinkers. They are seriously worried about life, in the greater sense of the expression. The present thinker can’t and mustn’t lose himself in hard work in order to reach perfection or the picturesque aspect of the expression. Leônidas de Loyola, is another thinker to add to the new generation. He protests ardently against the deplorable acceptance of the Brazilian public in relation to the personage Jeca-Tatu created by Monteiro Lobato the writer from S.Paulo. Notwithstanding his several citations, he speaks by himself. Leônidas de Loyola´s point of view in relation to the Brazilian “sertanejo”* that Monteiro Lobato created is still true and full of merit. His deep knowledge about sociology and Brazilian history, allows him to formulate firm concepts. The author almost denies the literary and artistic merit of Urupês. This merit was recognized even by the most enthusiastic opponents of the writer from São Paulo – but what the thinker writes is of good faith and with an intention of building up a model. *Sertanejo – man from the country side. RÉSUMÉ Urupês, un sertanejo brésilien. v. 9, n. 2, p. 183-185, jul./dez. 1981. Reproduit avec la réforme orthographique du livre Douce convivence Essais et Crítiques. Quelqu’un a dit que la génération brésilienne intelectuelle actuelle est une génération de penseurs. Elle est préoccupée de façon sérieuse sur la vie dans le plus vaste sens de l’expression. Le penseur d’aujourd hui ne peut et ne doit pas se perdre dans le travail pour atteindre la perfection ou le pittoresque d’expression. Leônidas de Loyola est un penseur de plus qu’on doit ajouter à la nouvelle géneration. ll proteste de façon véhémente contre l’acceptation déplorable par le publique brésilien, du personnage Jeca-Tatu, ébauché par l’écrivain pauliste, Monteiro Lobato. Malgré ses nombreuses citations, il parle beaucoup pour son propre compte. Ce combat que Leônidas de Loyola engaje contre le type du sertanejo brésilien que Lobato a créé est encore légitimement et incontestablement louable. La connaisance de la société et de l’histoire brésilienne dès lors, lui ont permis de formuler des concepts solides. L’auteur nie presque le mérite littéraire de Urupês. Ce mérite a eté reconnu même par les adversaires de l’écrivain pauliste les plus enflammés mais ce que le penseur écrit est de pleine et entière bonne foi et a une intention édifiante.
id FUNDAJ-1_324faf74018eeb94ec261ebfa32fd081
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/268
network_acronym_str FUNDAJ-1
network_name_str Ciência & Trópico (Online)
repository_id_str
spelling Urupês e o sertanejo brasileiroRESUMO Reproduzido com atualização ortográfica, do livro O Suave convívio, ensaios críticos. Houve quem afirmasse que a atual nova geração intelectual brasileira, é uma geração de pensadores. Esta vem preocupada de modo sério com a vida, no sentido mais largo da expressão. O pensador de hoje, não pode e nem deve perder-se em labor penoso para atingir a perfeição ou o pitoresco da expressão. Leônidas de Loyola, é mais um pensador a acrescentar à nova geração. Levanta um protesto ardoroso contra a aceitação deplorável por parte do público brasileiro do personagem Jeca-Tatu, traçado pelo escritor paulista Monteiro Lobato. Apesar das suas citações numerosas, fala muito, por conta própria. Este combate que Leônidas de Loyola move ao tipo de sertanejo brasileiro que Lobato criou, é pois ainda legítimo e incontestavelmente meritório. Seus conhecimentos já consideráveis da sociologia e história brasileira, permitem-lhe formular conceitos firmes. O autor quase nega o mérito artístico literário de Urupês – Esse mérito foi reconhecido até pelos mais ardorosos contraditores do contista paulista – mas o que escreve o pensador, é de plena e inteira boa fé e com intenção edificante. ABSTRACT Urupês and the Brasilian Sertenajo. v. 9, n. 2, p. 183-185, jul./dez. 1981. An up to date orthographic reproduction of the book. O Suave convívio, ensaios críticos. It was affirmed that the present new Brazilian intellectual generation is a generation of thinkers. They are seriously worried about life, in the greater sense of the expression. The present thinker can’t and mustn’t lose himself in hard work in order to reach perfection or the picturesque aspect of the expression. Leônidas de Loyola, is another thinker to add to the new generation. He protests ardently against the deplorable acceptance of the Brazilian public in relation to the personage Jeca-Tatu created by Monteiro Lobato the writer from S.Paulo. Notwithstanding his several citations, he speaks by himself. Leônidas de Loyola´s point of view in relation to the Brazilian “sertanejo”* that Monteiro Lobato created is still true and full of merit. His deep knowledge about sociology and Brazilian history, allows him to formulate firm concepts. The author almost denies the literary and artistic merit of Urupês. This merit was recognized even by the most enthusiastic opponents of the writer from São Paulo – but what the thinker writes is of good faith and with an intention of building up a model. *Sertanejo – man from the country side. RÉSUMÉ Urupês, un sertanejo brésilien. v. 9, n. 2, p. 183-185, jul./dez. 1981. Reproduit avec la réforme orthographique du livre Douce convivence Essais et Crítiques. Quelqu’un a dit que la génération brésilienne intelectuelle actuelle est une génération de penseurs. Elle est préoccupée de façon sérieuse sur la vie dans le plus vaste sens de l’expression. Le penseur d’aujourd hui ne peut et ne doit pas se perdre dans le travail pour atteindre la perfection ou le pittoresque d’expression. Leônidas de Loyola est un penseur de plus qu’on doit ajouter à la nouvelle géneration. ll proteste de façon véhémente contre l’acceptation déplorable par le publique brésilien, du personnage Jeca-Tatu, ébauché par l’écrivain pauliste, Monteiro Lobato. Malgré ses nombreuses citations, il parle beaucoup pour son propre compte. Ce combat que Leônidas de Loyola engaje contre le type du sertanejo brésilien que Lobato a créé est encore légitimement et incontestablement louable. La connaisance de la société et de l’histoire brésilienne dès lors, lui ont permis de formuler des concepts solides. L’auteur nie presque le mérite littéraire de Urupês. Ce mérite a eté reconnu même par les adversaires de l’écrivain pauliste les plus enflammés mais ce que le penseur écrit est de pleine et entière bonne foi et a une intention édifiante.Fundação Joaquim Nabuco2011-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/268Ciência & Trópico; Vol. 9 No. 2 (1981)Ciência & Trópico; Vol. 9 Núm. 2 (1981)Ciência & Trópico; v. 9 n. 2 (1981)2526-93720304-2685reponame:Ciência & Trópico (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/268/161Copyright (c) 2014 Ciência & Trópicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuricy, Andrade2018-12-06T14:08:15Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/268Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/indexONGhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/oailuis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br2526-93720304-2685opendoar:2018-12-06T14:08:15Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Urupês e o sertanejo brasileiro
title Urupês e o sertanejo brasileiro
spellingShingle Urupês e o sertanejo brasileiro
Muricy, Andrade
title_short Urupês e o sertanejo brasileiro
title_full Urupês e o sertanejo brasileiro
title_fullStr Urupês e o sertanejo brasileiro
title_full_unstemmed Urupês e o sertanejo brasileiro
title_sort Urupês e o sertanejo brasileiro
author Muricy, Andrade
author_facet Muricy, Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muricy, Andrade
description RESUMO Reproduzido com atualização ortográfica, do livro O Suave convívio, ensaios críticos. Houve quem afirmasse que a atual nova geração intelectual brasileira, é uma geração de pensadores. Esta vem preocupada de modo sério com a vida, no sentido mais largo da expressão. O pensador de hoje, não pode e nem deve perder-se em labor penoso para atingir a perfeição ou o pitoresco da expressão. Leônidas de Loyola, é mais um pensador a acrescentar à nova geração. Levanta um protesto ardoroso contra a aceitação deplorável por parte do público brasileiro do personagem Jeca-Tatu, traçado pelo escritor paulista Monteiro Lobato. Apesar das suas citações numerosas, fala muito, por conta própria. Este combate que Leônidas de Loyola move ao tipo de sertanejo brasileiro que Lobato criou, é pois ainda legítimo e incontestavelmente meritório. Seus conhecimentos já consideráveis da sociologia e história brasileira, permitem-lhe formular conceitos firmes. O autor quase nega o mérito artístico literário de Urupês – Esse mérito foi reconhecido até pelos mais ardorosos contraditores do contista paulista – mas o que escreve o pensador, é de plena e inteira boa fé e com intenção edificante. ABSTRACT Urupês and the Brasilian Sertenajo. v. 9, n. 2, p. 183-185, jul./dez. 1981. An up to date orthographic reproduction of the book. O Suave convívio, ensaios críticos. It was affirmed that the present new Brazilian intellectual generation is a generation of thinkers. They are seriously worried about life, in the greater sense of the expression. The present thinker can’t and mustn’t lose himself in hard work in order to reach perfection or the picturesque aspect of the expression. Leônidas de Loyola, is another thinker to add to the new generation. He protests ardently against the deplorable acceptance of the Brazilian public in relation to the personage Jeca-Tatu created by Monteiro Lobato the writer from S.Paulo. Notwithstanding his several citations, he speaks by himself. Leônidas de Loyola´s point of view in relation to the Brazilian “sertanejo”* that Monteiro Lobato created is still true and full of merit. His deep knowledge about sociology and Brazilian history, allows him to formulate firm concepts. The author almost denies the literary and artistic merit of Urupês. This merit was recognized even by the most enthusiastic opponents of the writer from São Paulo – but what the thinker writes is of good faith and with an intention of building up a model. *Sertanejo – man from the country side. RÉSUMÉ Urupês, un sertanejo brésilien. v. 9, n. 2, p. 183-185, jul./dez. 1981. Reproduit avec la réforme orthographique du livre Douce convivence Essais et Crítiques. Quelqu’un a dit que la génération brésilienne intelectuelle actuelle est une génération de penseurs. Elle est préoccupée de façon sérieuse sur la vie dans le plus vaste sens de l’expression. Le penseur d’aujourd hui ne peut et ne doit pas se perdre dans le travail pour atteindre la perfection ou le pittoresque d’expression. Leônidas de Loyola est un penseur de plus qu’on doit ajouter à la nouvelle géneration. ll proteste de façon véhémente contre l’acceptation déplorable par le publique brésilien, du personnage Jeca-Tatu, ébauché par l’écrivain pauliste, Monteiro Lobato. Malgré ses nombreuses citations, il parle beaucoup pour son propre compte. Ce combat que Leônidas de Loyola engaje contre le type du sertanejo brésilien que Lobato a créé est encore légitimement et incontestablement louable. La connaisance de la société et de l’histoire brésilienne dès lors, lui ont permis de formuler des concepts solides. L’auteur nie presque le mérite littéraire de Urupês. Ce mérite a eté reconnu même par les adversaires de l’écrivain pauliste les plus enflammés mais ce que le penseur écrit est de pleine et entière bonne foi et a une intention édifiante.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/268
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/268/161
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ciência & Trópico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ciência & Trópico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Trópico; Vol. 9 No. 2 (1981)
Ciência & Trópico; Vol. 9 Núm. 2 (1981)
Ciência & Trópico; v. 9 n. 2 (1981)
2526-9372
0304-2685
reponame:Ciência & Trópico (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Ciência & Trópico (Online)
collection Ciência & Trópico (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv luis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br
_version_ 1798042564857692160