A música popular em Sobrados e mucambos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tinhorão, José Ramos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Trópico (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/728
Resumo: RESUMO Examina, naquela obra de Gilberto Freyre, a atenção sociológica que o autor dispensou aos cantos de negros, senhores e mestiços, sobretudo às chamadas modinhas populares. Observa o pioneirismo de Freyre em tratar do assunto, mostrando como as transformações urbanas foram responsáveis pela produção musical a partir de poemas do período romântico da literatura brasileira. Finalmente, mostra como Freyre apontou a tendência de menosprezo às criações culturais de caráter local, sempre repelidas pelo patriarcalismo dominante. ABSTRACT Folk Music in The mansions and the shanties. v. 28, n. 1, p. 89-102, jan./jun. 2000. Examines Gilberto Freyre’s sociological attention to the songs of the negroes mongrels, and masters in Brazilian society in XIX century, mainly the so called modinhas (a tipical kind of love song in Brazil at that time). Call attention to Freyre’s pioneering in studying that matter showing the way urban changes were a relevant cause of the large musical production from poems of the romantic period in Brazilian literature. Concludes showing that Freyre pointed out the trend to disdain the cultural local works, mainly in the field of the arts in general, as a result of the prejudices of the patriarchal ruling classes. RÉSUMÉ La musique populaire dans “Sobrados e mucambos”. v. 28, n. 1, p. 89-102, jan./jun. 2000. Il examine dans cette oeuvre de Gilberto Freyre l’attention sociologique avec laquelle l’auteur s’intéressa aux chants des noirs, des blancs et des métis, surtout en ce qui concerne les “modinhas” (petites chansons) populaires. Il observe l’esprit de pionnier de Gilberto Freyre en traitant ce sujet et en montrant comment les transformations urbaines furent responsables de la production musicale à partir de poèmes de la période romantique de la littérature brésilienne. Finalement, il montre comment Freyre mit en évidence le mépris des créations culturelles de caractère local, toujours repoussées par le patriarcalisme dominant.
id FUNDAJ-1_339fd5cb7f8da7ac22db508cf1d944bd
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/728
network_acronym_str FUNDAJ-1
network_name_str Ciência & Trópico (Online)
repository_id_str
spelling A música popular em Sobrados e mucambosRESUMO Examina, naquela obra de Gilberto Freyre, a atenção sociológica que o autor dispensou aos cantos de negros, senhores e mestiços, sobretudo às chamadas modinhas populares. Observa o pioneirismo de Freyre em tratar do assunto, mostrando como as transformações urbanas foram responsáveis pela produção musical a partir de poemas do período romântico da literatura brasileira. Finalmente, mostra como Freyre apontou a tendência de menosprezo às criações culturais de caráter local, sempre repelidas pelo patriarcalismo dominante. ABSTRACT Folk Music in The mansions and the shanties. v. 28, n. 1, p. 89-102, jan./jun. 2000. Examines Gilberto Freyre’s sociological attention to the songs of the negroes mongrels, and masters in Brazilian society in XIX century, mainly the so called modinhas (a tipical kind of love song in Brazil at that time). Call attention to Freyre’s pioneering in studying that matter showing the way urban changes were a relevant cause of the large musical production from poems of the romantic period in Brazilian literature. Concludes showing that Freyre pointed out the trend to disdain the cultural local works, mainly in the field of the arts in general, as a result of the prejudices of the patriarchal ruling classes. RÉSUMÉ La musique populaire dans “Sobrados e mucambos”. v. 28, n. 1, p. 89-102, jan./jun. 2000. Il examine dans cette oeuvre de Gilberto Freyre l’attention sociologique avec laquelle l’auteur s’intéressa aux chants des noirs, des blancs et des métis, surtout en ce qui concerne les “modinhas” (petites chansons) populaires. Il observe l’esprit de pionnier de Gilberto Freyre en traitant ce sujet et en montrant comment les transformations urbaines furent responsables de la production musicale à partir de poèmes de la période romantique de la littérature brésilienne. Finalement, il montre comment Freyre mit en évidence le mépris des créations culturelles de caractère local, toujours repoussées par le patriarcalisme dominant.Fundação Joaquim Nabuco2011-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/728Ciência & Trópico; Vol. 28 (2000)Ciência & Trópico; Vol. 28 (2000)Ciência & Trópico; v. 28 (2000)2526-93720304-2685reponame:Ciência & Trópico (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/728/468Copyright (c) 2014 Ciência & Trópicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTinhorão, José Ramos2014-10-03T12:54:13Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/728Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/indexONGhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/oailuis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br2526-93720304-2685opendoar:2014-10-03T12:54:13Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A música popular em Sobrados e mucambos
title A música popular em Sobrados e mucambos
spellingShingle A música popular em Sobrados e mucambos
Tinhorão, José Ramos
title_short A música popular em Sobrados e mucambos
title_full A música popular em Sobrados e mucambos
title_fullStr A música popular em Sobrados e mucambos
title_full_unstemmed A música popular em Sobrados e mucambos
title_sort A música popular em Sobrados e mucambos
author Tinhorão, José Ramos
author_facet Tinhorão, José Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tinhorão, José Ramos
description RESUMO Examina, naquela obra de Gilberto Freyre, a atenção sociológica que o autor dispensou aos cantos de negros, senhores e mestiços, sobretudo às chamadas modinhas populares. Observa o pioneirismo de Freyre em tratar do assunto, mostrando como as transformações urbanas foram responsáveis pela produção musical a partir de poemas do período romântico da literatura brasileira. Finalmente, mostra como Freyre apontou a tendência de menosprezo às criações culturais de caráter local, sempre repelidas pelo patriarcalismo dominante. ABSTRACT Folk Music in The mansions and the shanties. v. 28, n. 1, p. 89-102, jan./jun. 2000. Examines Gilberto Freyre’s sociological attention to the songs of the negroes mongrels, and masters in Brazilian society in XIX century, mainly the so called modinhas (a tipical kind of love song in Brazil at that time). Call attention to Freyre’s pioneering in studying that matter showing the way urban changes were a relevant cause of the large musical production from poems of the romantic period in Brazilian literature. Concludes showing that Freyre pointed out the trend to disdain the cultural local works, mainly in the field of the arts in general, as a result of the prejudices of the patriarchal ruling classes. RÉSUMÉ La musique populaire dans “Sobrados e mucambos”. v. 28, n. 1, p. 89-102, jan./jun. 2000. Il examine dans cette oeuvre de Gilberto Freyre l’attention sociologique avec laquelle l’auteur s’intéressa aux chants des noirs, des blancs et des métis, surtout en ce qui concerne les “modinhas” (petites chansons) populaires. Il observe l’esprit de pionnier de Gilberto Freyre en traitant ce sujet et en montrant comment les transformations urbaines furent responsables de la production musicale à partir de poèmes de la période romantique de la littérature brésilienne. Finalement, il montre comment Freyre mit en évidence le mépris des créations culturelles de caractère local, toujours repoussées par le patriarcalisme dominant.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/728
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/728/468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ciência & Trópico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ciência & Trópico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Trópico; Vol. 28 (2000)
Ciência & Trópico; Vol. 28 (2000)
Ciência & Trópico; v. 28 (2000)
2526-9372
0304-2685
reponame:Ciência & Trópico (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Ciência & Trópico (Online)
collection Ciência & Trópico (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv luis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br
_version_ 1798042568845426688