Mineiridade: construção e significado atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Fernando Correia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Trópico (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/375
Resumo: RESUMO A formação da cultura mineira começou no período da mineração distinguindo-se sua originalidade histórica dentro de um vestido de urbanização precoce, por meio de articulação de arraiais e vilas no mesmo sistema econômico; pela intensa miscigenação e pela presença de estratos sociais mais diversificados e dispostos de modo mais flexível do que em outros trechos do Brasil da mesma época. Outro aspecto da originalidade da cultura regional reside no conjunto integrado de manifestações artísticas ocorridas na segunda metade do século XVIII e que vieram a constituir o núcleo germinal de uma forte tradição intelectual em Minas Gerais. Estudos das características dos mineiros foram iniciados pelos primeiros viajantes e continuam entre os mais recentes analistas sociais. A partir desses estudos, são descritos os costumes das famílias, o retrato do homem típico da região ligado profundamente a tradições familiares e religiosas. Gilberto Freyre criou o termo mineiridade quando discorreu sobre o papel político dos mineiros em sua conferência “Ordem, liberdade, mineiridade”. A historiografia social apresenta-se como um dos estudos mais significativos desenvolvidos na região mineira, destacando-se também os estudos de Ciência Política. A redescoberta da arte barroca pelo movimento modernista, com toda a sua significação simbólica, suscitou uma nova vertente de estudos da história social e artística. Outras fontes, como os romances, poemas e memórias, constituem caminhos para compreender o suposto “enigma mineiro”. A realidade cultural mineira constitui parte integrante do caráter nacional brasileiro. ABSTRACT Mineiridade: actual construction and meaning. v. 13, n. 1, p. 73-89, jan./jun. 1985. The formation of culture of Minas Gerais started in the mining period being distinguished its historical originality in an appearance of an early urbanization through the articulation of rural parties and villages in the same economical system; by the intense mixing of races and by the presence of social stratum more diversified and disposed in a more flexible way than in other regions of Brazil of the same epoch. Another aspect of the originality of the regional culture is in the integrated set of artistical manifestations occurred in the second half of the XVIIIth century, which constituted the germinal nucleus of a strong intellectual tradition in Minas Gerais. Studies about the characteristics of the people from Minas Gerais were undertaken by the first travellers and continued among the more recent social analyzers. Starting from these studies, the family customs, the portrait of the typical man of the region deeply connected to the family and religious traditions are described. Gilberto Freyre created the word “mineiridade” when he spoke about the political role in his lecture: “Order, freedom, ‘mineiridade’”.The social historiography is presented as one of the more meaningful studies developed in Minas Gerais region, being also detached the studies about Political Science. The rediscovery of the barroque art by the modernist movement with all its symbolic meaning, stirred up a new vision of studies of social and artistic history. Other sources, as the novels, poems and memories, constitute the ways to understand the supposed “ ‘mineiro’ (man from Minas Gerais) enigma”. The cultural reality from Minas constitutes the integrant part of the Brazilian character. *Mineiridade – character, formation and way of being of the people from Minas Gerais. RÉSUMÉ Mineiridade: la construction et la signification actuelle. v. 13, n. l, p. 73-89, jan/jun. 1985. La formation de la culture de l’Etat de Minas Gerias commença dans la période de l’exploitation des mines et son originalité historique est conséquence d’une urbanisation précoce, à travers l’articulation des villages et villes dans un même système économique; par un fort mélange de races et par la formation d’une société très diversifiée et disposée d’une manière plus souple que dans d’autres régions du Brésil de la même époque. Un autre aspect de l'originalité de la culture régionale est dans l’ensemble des manifestations artistiques qui ont eu lieu pendant la deuxième moitié du XVIII siècle et qui ont construit le noyau germinal d’une forte tradition intellectuelle à Minas Gerais. Des études sur les caractéristiques des mineiros ont été initiées par les premiers voyageurs et ont continué parmi les plus récents analystes sociaux. A partir de ces études sont décrits les coutumes des familles, le portrait de l’homme typique de la région, profondément lié aux traditions familières et religieuses. Gilberto Freyre créa le mot “mineiridade” lorsqu’ il a étudié le rôle politique des “mineiros” dans sa conférence “L’ordre, liberté, ‘minei¬ridade’”. L’historiographie sociale se présente comme une des études les plus significatives développées dans la région de Minas. Les études de Science Politique sont aussi très importantes. La redécouverte de l’art baroque par le mouvement moderniste, avec toute sa signification symbolique, suscita une nouvelle forme d’études de l’histoire sociale et artistique. Les autres sources, comme les romans, les poèmes et les mémoires constituent de nouveaux chemins pour comprendre le supposé “énigme Mineiro”. La réalité culturelle de l’état de Minas constitue une partie intégrante du caractère national brésilien.
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Gilberto Freyre criou o termo mineiridade quando discorreu sobre o papel político dos mineiros em sua conferência “Ordem, liberdade, mineiridade”. A historiografia social apresenta-se como um dos estudos mais significativos desenvolvidos na região mineira, destacando-se também os estudos de Ciência Política. A redescoberta da arte barroca pelo movimento modernista, com toda a sua significação simbólica, suscitou uma nova vertente de estudos da história social e artística. Outras fontes, como os romances, poemas e memórias, constituem caminhos para compreender o suposto “enigma mineiro”. A realidade cultural mineira constitui parte integrante do caráter nacional brasileiro. ABSTRACT Mineiridade: actual construction and meaning. v. 13, n. 1, p. 73-89, jan./jun. 1985. 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A partir de ces études sont décrits les coutumes des familles, le portrait de l’homme typique de la région, profondément lié aux traditions familières et religieuses. Gilberto Freyre créa le mot “mineiridade” lorsqu’ il a étudié le rôle politique des “mineiros” dans sa conférence “L’ordre, liberté, ‘minei¬ridade’”. L’historiographie sociale se présente comme une des études les plus significatives développées dans la région de Minas. Les études de Science Politique sont aussi très importantes. La redécouverte de l’art baroque par le mouvement moderniste, avec toute sa signification symbolique, suscita une nouvelle forme d’études de l’histoire sociale et artistique. Les autres sources, comme les romans, les poèmes et les mémoires constituent de nouveaux chemins pour comprendre le supposé “énigme Mineiro”. 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Gilberto Freyre criou o termo mineiridade quando discorreu sobre o papel político dos mineiros em sua conferência “Ordem, liberdade, mineiridade”. A historiografia social apresenta-se como um dos estudos mais significativos desenvolvidos na região mineira, destacando-se também os estudos de Ciência Política. A redescoberta da arte barroca pelo movimento modernista, com toda a sua significação simbólica, suscitou uma nova vertente de estudos da história social e artística. Outras fontes, como os romances, poemas e memórias, constituem caminhos para compreender o suposto “enigma mineiro”. A realidade cultural mineira constitui parte integrante do caráter nacional brasileiro. ABSTRACT Mineiridade: actual construction and meaning. v. 13, n. 1, p. 73-89, jan./jun. 1985. The formation of culture of Minas Gerais started in the mining period being distinguished its historical originality in an appearance of an early urbanization through the articulation of rural parties and villages in the same economical system; by the intense mixing of races and by the presence of social stratum more diversified and disposed in a more flexible way than in other regions of Brazil of the same epoch. Another aspect of the originality of the regional culture is in the integrated set of artistical manifestations occurred in the second half of the XVIIIth century, which constituted the germinal nucleus of a strong intellectual tradition in Minas Gerais. Studies about the characteristics of the people from Minas Gerais were undertaken by the first travellers and continued among the more recent social analyzers. Starting from these studies, the family customs, the portrait of the typical man of the region deeply connected to the family and religious traditions are described. 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