Lições do Gilberto Freyre aos historiadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Westphalen, Cecília Maria
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Trópico (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/414
Resumo: RESUMO Na leitura da trilogia de Gilberto Freyre, encontram-se as muitas e magistrais lições deixadas por ele aos historiadores. O historiador trabalha com fontes, busca nelas suas evidências, as provas da sua hipótese. A história se faz com documentos escritos, mas se não os tem, o historiador utiliza toda a sua engenhosidade para fabricar os dados necessários ao seu trabalho. Neste sentido, Gilberto Freyre deixou-nos urna vasta seleção de manuscritos, bibliografias, documentos pessoais, índices, enfim, uma grande e variada fonte de informações que se constitui complemento necessário à compreensão de sua obra. As suas notas são encontros intelectuais entre o leitor e o autor, criados por sua notável erudição, e sua capacidade e pertinência heurística. Deixou aos historiadores a imaginação criativa e a ousadia de criar. ABSTRACT Gilberto Freyre’s lessons to the Historians. v. 15, n. 2, p. 225-230, jul./dez. 1987. In the reading of Gilberto Freyre’s trilogy, many lessons left by him to the Historians are found. The Historian deals with sources and he searches its evidences, the proof of its hypothesis. History is made with written documents, but if they aren’t available, the Historian uses all his imagination to create the necessary data to develop his work. In this sense, Gilberto Freyre left us a huge collection of manuscripts, bibliographies, personal documents, indexes and finally a great and varied source of information which are fundamental to the understanding of his work. His notes are intellectual interchanges between the reader and the author, full of Gilberto’s notable erudition capacity. He left to the Historian, a creative imagination and a daring of creating. RÉSUMÉ Les leçons do Gilberto Freyre aux historiens. v. 15, n. 2, p. 225-230, jul./dez. 1987. La lecture de la trilogie de Gilberto Freyre donne plusieurs et magistrales leçons aux historiens. L’historien travaille avec des sources, et il y cherche les évidences, les épreuves de son hypothèse. L’histoire est faite des docurnents écrits, mais si l’historien ne les a pas, il utilise toute son astuce pour fabriquer les données nécessaires à son travail. Dans ce sens Gilberto Freyre nous a laissé une sélection assez grande de manuscrits, de bibliographies, de documents personnels, d’indices, enfin, une grande source d’inforrnations qui se constituent dans un complément nécessaire à la compréhension de son oeuvre. Ses notes sont des rencontres intellectuelles entre le lecteur et l’auteur, créeés par son notable érudition, et sa capacité heuristique. Il a laissé aux historiens l’exemple d’une imagination créative et l’hardiesse de créer.
id FUNDAJ-1_429d03978fa647283d67d5ec832740e5
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/414
network_acronym_str FUNDAJ-1
network_name_str Ciência & Trópico (Online)
repository_id_str
spelling Lições do Gilberto Freyre aos historiadoresRESUMO Na leitura da trilogia de Gilberto Freyre, encontram-se as muitas e magistrais lições deixadas por ele aos historiadores. O historiador trabalha com fontes, busca nelas suas evidências, as provas da sua hipótese. A história se faz com documentos escritos, mas se não os tem, o historiador utiliza toda a sua engenhosidade para fabricar os dados necessários ao seu trabalho. Neste sentido, Gilberto Freyre deixou-nos urna vasta seleção de manuscritos, bibliografias, documentos pessoais, índices, enfim, uma grande e variada fonte de informações que se constitui complemento necessário à compreensão de sua obra. As suas notas são encontros intelectuais entre o leitor e o autor, criados por sua notável erudição, e sua capacidade e pertinência heurística. Deixou aos historiadores a imaginação criativa e a ousadia de criar. ABSTRACT Gilberto Freyre’s lessons to the Historians. v. 15, n. 2, p. 225-230, jul./dez. 1987. In the reading of Gilberto Freyre’s trilogy, many lessons left by him to the Historians are found. The Historian deals with sources and he searches its evidences, the proof of its hypothesis. History is made with written documents, but if they aren’t available, the Historian uses all his imagination to create the necessary data to develop his work. In this sense, Gilberto Freyre left us a huge collection of manuscripts, bibliographies, personal documents, indexes and finally a great and varied source of information which are fundamental to the understanding of his work. His notes are intellectual interchanges between the reader and the author, full of Gilberto’s notable erudition capacity. He left to the Historian, a creative imagination and a daring of creating. RÉSUMÉ Les leçons do Gilberto Freyre aux historiens. v. 15, n. 2, p. 225-230, jul./dez. 1987. La lecture de la trilogie de Gilberto Freyre donne plusieurs et magistrales leçons aux historiens. L’historien travaille avec des sources, et il y cherche les évidences, les épreuves de son hypothèse. L’histoire est faite des docurnents écrits, mais si l’historien ne les a pas, il utilise toute son astuce pour fabriquer les données nécessaires à son travail. Dans ce sens Gilberto Freyre nous a laissé une sélection assez grande de manuscrits, de bibliographies, de documents personnels, d’indices, enfin, une grande source d’inforrnations qui se constituent dans un complément nécessaire à la compréhension de son oeuvre. Ses notes sont des rencontres intellectuelles entre le lecteur et l’auteur, créeés par son notable érudition, et sa capacité heuristique. Il a laissé aux historiens l’exemple d’une imagination créative et l’hardiesse de créer.Fundação Joaquim Nabuco2011-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/414Ciência & Trópico; Vol. 15 (1987)Ciência & Trópico; Vol. 15 (1987)Ciência & Trópico; v. 15 (1987)2526-93720304-2685reponame:Ciência & Trópico (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/414/300Copyright (c) 2014 Ciência & Trópicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWestphalen, Cecília Maria2014-10-03T12:53:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/414Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/indexONGhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/oailuis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br2526-93720304-2685opendoar:2014-10-03T12:53:04Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Lições do Gilberto Freyre aos historiadores
title Lições do Gilberto Freyre aos historiadores
spellingShingle Lições do Gilberto Freyre aos historiadores
Westphalen, Cecília Maria
title_short Lições do Gilberto Freyre aos historiadores
title_full Lições do Gilberto Freyre aos historiadores
title_fullStr Lições do Gilberto Freyre aos historiadores
title_full_unstemmed Lições do Gilberto Freyre aos historiadores
title_sort Lições do Gilberto Freyre aos historiadores
author Westphalen, Cecília Maria
author_facet Westphalen, Cecília Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Westphalen, Cecília Maria
description RESUMO Na leitura da trilogia de Gilberto Freyre, encontram-se as muitas e magistrais lições deixadas por ele aos historiadores. O historiador trabalha com fontes, busca nelas suas evidências, as provas da sua hipótese. A história se faz com documentos escritos, mas se não os tem, o historiador utiliza toda a sua engenhosidade para fabricar os dados necessários ao seu trabalho. Neste sentido, Gilberto Freyre deixou-nos urna vasta seleção de manuscritos, bibliografias, documentos pessoais, índices, enfim, uma grande e variada fonte de informações que se constitui complemento necessário à compreensão de sua obra. As suas notas são encontros intelectuais entre o leitor e o autor, criados por sua notável erudição, e sua capacidade e pertinência heurística. Deixou aos historiadores a imaginação criativa e a ousadia de criar. ABSTRACT Gilberto Freyre’s lessons to the Historians. v. 15, n. 2, p. 225-230, jul./dez. 1987. In the reading of Gilberto Freyre’s trilogy, many lessons left by him to the Historians are found. The Historian deals with sources and he searches its evidences, the proof of its hypothesis. History is made with written documents, but if they aren’t available, the Historian uses all his imagination to create the necessary data to develop his work. In this sense, Gilberto Freyre left us a huge collection of manuscripts, bibliographies, personal documents, indexes and finally a great and varied source of information which are fundamental to the understanding of his work. His notes are intellectual interchanges between the reader and the author, full of Gilberto’s notable erudition capacity. He left to the Historian, a creative imagination and a daring of creating. RÉSUMÉ Les leçons do Gilberto Freyre aux historiens. v. 15, n. 2, p. 225-230, jul./dez. 1987. La lecture de la trilogie de Gilberto Freyre donne plusieurs et magistrales leçons aux historiens. L’historien travaille avec des sources, et il y cherche les évidences, les épreuves de son hypothèse. L’histoire est faite des docurnents écrits, mais si l’historien ne les a pas, il utilise toute son astuce pour fabriquer les données nécessaires à son travail. Dans ce sens Gilberto Freyre nous a laissé une sélection assez grande de manuscrits, de bibliographies, de documents personnels, d’indices, enfin, une grande source d’inforrnations qui se constituent dans un complément nécessaire à la compréhension de son oeuvre. Ses notes sont des rencontres intellectuelles entre le lecteur et l’auteur, créeés par son notable érudition, et sa capacité heuristique. Il a laissé aux historiens l’exemple d’une imagination créative et l’hardiesse de créer.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/414
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/414/300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ciência & Trópico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ciência & Trópico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Trópico; Vol. 15 (1987)
Ciência & Trópico; Vol. 15 (1987)
Ciência & Trópico; v. 15 (1987)
2526-9372
0304-2685
reponame:Ciência & Trópico (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Ciência & Trópico (Online)
collection Ciência & Trópico (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv luis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br
_version_ 1798042565858033664