Quando o cinema se fez verbo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduardo Duarte Gomes da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Trópico (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/600
Resumo: RESUMO Estuda o chamado Ciclo do Recife, começando por analisar os equívocos a respeito do cinema nos seus primórdios e o seu significado como inovação artística. Analisa o ambiente social econômico e político do Recife dos anos vinte, no qual desenvolveu-se aquele movimento cinematográfico. Argumenta que a estética do Ciclo do Recife é um reflexo da contradição entre o desejo de ser moderno e o apego à tradição, típica do Recife daquela época. ABSTRACT When Movie became Word. v. 23, n. 2, p. 245-258, jul./dez. 1995. Studies the so called Cycle of Recife in the history of Brazilian movie. Analyses some mistakes about movie in its beginings and its meaning as innovation in the field of the arts. Analyses the social, economic, and political environment of Recife in the twenties, in wich that movement took place. Argues that the aesthetics of the Cycle of Recife reflects the contradiction between the will of being modern and, at the same time, the attachment to the tradition, as a typical trait in the culture of Recife at that time. RÉSUMÉ Lorsque le cinéma s’est fait verbe. v. 23, n. 2, p. 245-258, jul./dez. 1995. Dans cet essai, l’auteur étudie Le Cycle de Recife et anlyse les équivoques sur le cinéma depuis ses origines et sa signification comme innovation artistique. Il retrace l’ambiance sociale, économique et politique de Recife dans les années vingt, dans laquelle s’est développé ce mouvement cinématographique. Il souligne que l’esthétique du Cycle de Recife est un réflexe de la contradiction entre le désir d’être moderne et l’attachement constant à la tradition, sentiment typique de la ville de Recife à cette époque.
id FUNDAJ-1_452fdb361ff9aae44134862d8ad29a29
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/600
network_acronym_str FUNDAJ-1
network_name_str Ciência & Trópico (Online)
repository_id_str
spelling Quando o cinema se fez verboRESUMO Estuda o chamado Ciclo do Recife, começando por analisar os equívocos a respeito do cinema nos seus primórdios e o seu significado como inovação artística. Analisa o ambiente social econômico e político do Recife dos anos vinte, no qual desenvolveu-se aquele movimento cinematográfico. Argumenta que a estética do Ciclo do Recife é um reflexo da contradição entre o desejo de ser moderno e o apego à tradição, típica do Recife daquela época. ABSTRACT When Movie became Word. v. 23, n. 2, p. 245-258, jul./dez. 1995. Studies the so called Cycle of Recife in the history of Brazilian movie. Analyses some mistakes about movie in its beginings and its meaning as innovation in the field of the arts. Analyses the social, economic, and political environment of Recife in the twenties, in wich that movement took place. Argues that the aesthetics of the Cycle of Recife reflects the contradiction between the will of being modern and, at the same time, the attachment to the tradition, as a typical trait in the culture of Recife at that time. RÉSUMÉ Lorsque le cinéma s’est fait verbe. v. 23, n. 2, p. 245-258, jul./dez. 1995. Dans cet essai, l’auteur étudie Le Cycle de Recife et anlyse les équivoques sur le cinéma depuis ses origines et sa signification comme innovation artistique. Il retrace l’ambiance sociale, économique et politique de Recife dans les années vingt, dans laquelle s’est développé ce mouvement cinématographique. Il souligne que l’esthétique du Cycle de Recife est un réflexe de la contradiction entre le désir d’être moderne et l’attachement constant à la tradition, sentiment typique de la ville de Recife à cette époque.Fundação Joaquim Nabuco2011-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/600Ciência & Trópico; Vol. 23 (1995)Ciência & Trópico; Vol. 23 (1995)Ciência & Trópico; v. 23 (1995)2526-93720304-2685reponame:Ciência & Trópico (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/600/409Copyright (c) 2014 Ciência & Trópicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eduardo Duarte Gomes da2014-10-03T12:53:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/600Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/indexONGhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/oailuis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br2526-93720304-2685opendoar:2014-10-03T12:53:50Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando o cinema se fez verbo
title Quando o cinema se fez verbo
spellingShingle Quando o cinema se fez verbo
Silva, Eduardo Duarte Gomes da
title_short Quando o cinema se fez verbo
title_full Quando o cinema se fez verbo
title_fullStr Quando o cinema se fez verbo
title_full_unstemmed Quando o cinema se fez verbo
title_sort Quando o cinema se fez verbo
author Silva, Eduardo Duarte Gomes da
author_facet Silva, Eduardo Duarte Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eduardo Duarte Gomes da
description RESUMO Estuda o chamado Ciclo do Recife, começando por analisar os equívocos a respeito do cinema nos seus primórdios e o seu significado como inovação artística. Analisa o ambiente social econômico e político do Recife dos anos vinte, no qual desenvolveu-se aquele movimento cinematográfico. Argumenta que a estética do Ciclo do Recife é um reflexo da contradição entre o desejo de ser moderno e o apego à tradição, típica do Recife daquela época. ABSTRACT When Movie became Word. v. 23, n. 2, p. 245-258, jul./dez. 1995. Studies the so called Cycle of Recife in the history of Brazilian movie. Analyses some mistakes about movie in its beginings and its meaning as innovation in the field of the arts. Analyses the social, economic, and political environment of Recife in the twenties, in wich that movement took place. Argues that the aesthetics of the Cycle of Recife reflects the contradiction between the will of being modern and, at the same time, the attachment to the tradition, as a typical trait in the culture of Recife at that time. RÉSUMÉ Lorsque le cinéma s’est fait verbe. v. 23, n. 2, p. 245-258, jul./dez. 1995. Dans cet essai, l’auteur étudie Le Cycle de Recife et anlyse les équivoques sur le cinéma depuis ses origines et sa signification comme innovation artistique. Il retrace l’ambiance sociale, économique et politique de Recife dans les années vingt, dans laquelle s’est développé ce mouvement cinématographique. Il souligne que l’esthétique du Cycle de Recife est un réflexe de la contradiction entre le désir d’être moderne et l’attachement constant à la tradition, sentiment typique de la ville de Recife à cette époque.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/600
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/600/409
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ciência & Trópico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ciência & Trópico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Trópico; Vol. 23 (1995)
Ciência & Trópico; Vol. 23 (1995)
Ciência & Trópico; v. 23 (1995)
2526-9372
0304-2685
reponame:Ciência & Trópico (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Ciência & Trópico (Online)
collection Ciência & Trópico (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv luis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br
_version_ 1798042567375323136