O “Doutor Faustus”, de Thomas Mann

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Leônidas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Trópico (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/427
Resumo: RESUMO O núcleo deste estudo é sobre a ausência da emoção na arte moderna ou certa tendência abstrata da arte, um dos pontos centrais do romance de Thomas Mann. Procura-se compreender os pontos essenciais de uma nova estética da música e de uma revolucionária colocação filosófica dos seus valores, através dos símbolos fortemente intencionados da obra, ou carregados de tensão histórica. Exemplifica-se o espírito de paródia de Thomas Mann para demonstrar que o seu processo criativo aderia a um tipo de realidade cultural vivenciada e contínua, de modo que lhe era possível ir do presente para o passado ao nível das categorias de uma realidade exemplar e ao mesmo tempo dotada de uma cultura mítica, perspectiva irônica propícia à tese arte e decadência, civilização e barbárie, ordem e caos. ABSTRACT The "Doctor Faustus", by Thomas Mann. v. 17, n. 1, p. 17-24, jan./jun. 1989. It comprizes the lack of emotion in the modern art and a certain abstract tendence of the art, one of the main points of Thomas Mann’s book. It is understood the essential points of a new esthetics of the music and of a revolutionary philosophical position of its values, through symbols full of intention of historical tension in the work. It is analysed Thomas Mann’s spirit of parody to show that his creative process adhered to a type of cultural reality which is continuously lived in a way that it was allowed to go from the present to the past at the level of the categories of an exemplary reality and at the same time provided with mythical culture, an opportune ironical perspective to the thesis art and decadence, civilization and barbary, order and chaos. RÉSUMÉ Le “Docteur Faust”, do Thomas Mann. v. 17, n. 1, p. 17-24, jan./jun. 1989. Cette étude aborde l'absence d’émotion dans l’art moderne ou une certaine tendance abstraite de l’art, l’un des points essentiels du roman de Thomas Man. On interprète les éléments essentiels d’une nouvelle esthétique de la musique et d’une position philosophique révolutionnaire de ses valeurs au moyen de symboles fortement intentionnels de l’oeuvre, ou chargés de tension historique. On analyse l’esprit de parodie de Thomas Mann pour montrer que son processus criatif accepte sur un type de réalité culturelle intensément et continuellement vécue, de manière qu’il lui était possible d’aller du présent au passé au niveau des catégories d’une réalité exemplaire et en même temps dotée d’une culture mythique, perspective ironique propice à la thèse art et décadence, civilisation et barbarie, ordre et chaos.
id FUNDAJ-1_aa800cf4ecf61277b1f6f6af6b4f4802
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/427
network_acronym_str FUNDAJ-1
network_name_str Ciência & Trópico (Online)
repository_id_str
spelling O “Doutor Faustus”, de Thomas MannRESUMO O núcleo deste estudo é sobre a ausência da emoção na arte moderna ou certa tendência abstrata da arte, um dos pontos centrais do romance de Thomas Mann. Procura-se compreender os pontos essenciais de uma nova estética da música e de uma revolucionária colocação filosófica dos seus valores, através dos símbolos fortemente intencionados da obra, ou carregados de tensão histórica. Exemplifica-se o espírito de paródia de Thomas Mann para demonstrar que o seu processo criativo aderia a um tipo de realidade cultural vivenciada e contínua, de modo que lhe era possível ir do presente para o passado ao nível das categorias de uma realidade exemplar e ao mesmo tempo dotada de uma cultura mítica, perspectiva irônica propícia à tese arte e decadência, civilização e barbárie, ordem e caos. ABSTRACT The "Doctor Faustus", by Thomas Mann. v. 17, n. 1, p. 17-24, jan./jun. 1989. It comprizes the lack of emotion in the modern art and a certain abstract tendence of the art, one of the main points of Thomas Mann’s book. It is understood the essential points of a new esthetics of the music and of a revolutionary philosophical position of its values, through symbols full of intention of historical tension in the work. It is analysed Thomas Mann’s spirit of parody to show that his creative process adhered to a type of cultural reality which is continuously lived in a way that it was allowed to go from the present to the past at the level of the categories of an exemplary reality and at the same time provided with mythical culture, an opportune ironical perspective to the thesis art and decadence, civilization and barbary, order and chaos. RÉSUMÉ Le “Docteur Faust”, do Thomas Mann. v. 17, n. 1, p. 17-24, jan./jun. 1989. Cette étude aborde l'absence d’émotion dans l’art moderne ou une certaine tendance abstraite de l’art, l’un des points essentiels du roman de Thomas Man. On interprète les éléments essentiels d’une nouvelle esthétique de la musique et d’une position philosophique révolutionnaire de ses valeurs au moyen de symboles fortement intentionnels de l’oeuvre, ou chargés de tension historique. On analyse l’esprit de parodie de Thomas Mann pour montrer que son processus criatif accepte sur un type de réalité culturelle intensément et continuellement vécue, de manière qu’il lui était possible d’aller du présent au passé au niveau des catégories d’une réalité exemplaire et en même temps dotée d’une culture mythique, perspective ironique propice à la thèse art et décadence, civilisation et barbarie, ordre et chaos.Fundação Joaquim Nabuco2011-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/427Ciência & Trópico; Vol. 17 (1989)Ciência & Trópico; Vol. 17 (1989)Ciência & Trópico; v. 17 (1989)2526-93720304-2685reponame:Ciência & Trópico (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/427/313Copyright (c) 2014 Ciência & Trópicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCâmara, Leônidas2014-10-03T12:53:12Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/427Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/indexONGhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/oailuis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br2526-93720304-2685opendoar:2014-10-03T12:53:12Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O “Doutor Faustus”, de Thomas Mann
title O “Doutor Faustus”, de Thomas Mann
spellingShingle O “Doutor Faustus”, de Thomas Mann
Câmara, Leônidas
title_short O “Doutor Faustus”, de Thomas Mann
title_full O “Doutor Faustus”, de Thomas Mann
title_fullStr O “Doutor Faustus”, de Thomas Mann
title_full_unstemmed O “Doutor Faustus”, de Thomas Mann
title_sort O “Doutor Faustus”, de Thomas Mann
author Câmara, Leônidas
author_facet Câmara, Leônidas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara, Leônidas
description RESUMO O núcleo deste estudo é sobre a ausência da emoção na arte moderna ou certa tendência abstrata da arte, um dos pontos centrais do romance de Thomas Mann. Procura-se compreender os pontos essenciais de uma nova estética da música e de uma revolucionária colocação filosófica dos seus valores, através dos símbolos fortemente intencionados da obra, ou carregados de tensão histórica. Exemplifica-se o espírito de paródia de Thomas Mann para demonstrar que o seu processo criativo aderia a um tipo de realidade cultural vivenciada e contínua, de modo que lhe era possível ir do presente para o passado ao nível das categorias de uma realidade exemplar e ao mesmo tempo dotada de uma cultura mítica, perspectiva irônica propícia à tese arte e decadência, civilização e barbárie, ordem e caos. ABSTRACT The "Doctor Faustus", by Thomas Mann. v. 17, n. 1, p. 17-24, jan./jun. 1989. It comprizes the lack of emotion in the modern art and a certain abstract tendence of the art, one of the main points of Thomas Mann’s book. It is understood the essential points of a new esthetics of the music and of a revolutionary philosophical position of its values, through symbols full of intention of historical tension in the work. It is analysed Thomas Mann’s spirit of parody to show that his creative process adhered to a type of cultural reality which is continuously lived in a way that it was allowed to go from the present to the past at the level of the categories of an exemplary reality and at the same time provided with mythical culture, an opportune ironical perspective to the thesis art and decadence, civilization and barbary, order and chaos. RÉSUMÉ Le “Docteur Faust”, do Thomas Mann. v. 17, n. 1, p. 17-24, jan./jun. 1989. Cette étude aborde l'absence d’émotion dans l’art moderne ou une certaine tendance abstraite de l’art, l’un des points essentiels du roman de Thomas Man. On interprète les éléments essentiels d’une nouvelle esthétique de la musique et d’une position philosophique révolutionnaire de ses valeurs au moyen de symboles fortement intentionnels de l’oeuvre, ou chargés de tension historique. On analyse l’esprit de parodie de Thomas Mann pour montrer que son processus criatif accepte sur un type de réalité culturelle intensément et continuellement vécue, de manière qu’il lui était possible d’aller du présent au passé au niveau des catégories d’une réalité exemplaire et en même temps dotée d’une culture mythique, perspective ironique propice à la thèse art et décadence, civilisation et barbarie, ordre et chaos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/427
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/427/313
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ciência & Trópico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ciência & Trópico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Trópico; Vol. 17 (1989)
Ciência & Trópico; Vol. 17 (1989)
Ciência & Trópico; v. 17 (1989)
2526-9372
0304-2685
reponame:Ciência & Trópico (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Ciência & Trópico (Online)
collection Ciência & Trópico (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv luis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br
_version_ 1798042566518636544