Monteiro Lobato e o modernismo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Mário da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Trópico (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/279
Resumo: RESUMO Do livro História do modernismo brasileiro, I: Antecedentes da Semana de Arte Moderna. O artigo de Monteiro Lobato publicado em O Estado de S. Paulo, celebrizaria Anita Malfatti mas, a traumatizaria para o resto da vida. Faz uma severa crítica ao seu modernismo, afirmando ser a arte moderna a suprema mistificação. Se refere à sua exposição dizendo que figura ainda como justificativa da sua escola, o trabalho de um mestre americano, o cubista Bolynson cujo quadro é um “carvão” representando uma figura em movimento. Diz Lobato: “é impossível dar o nome de obra de arte, ao carvão do Sr. Bolynson, se compararmos a sua tela com a de Chabas, a Manhã de Setembro”. Tanto os amigos como a família de Anita ficaram chocados com a tela. Monteiro Lobato era avesso a inovações artísticas, radicava-se nas lições acadêmicas e tradicionalistas. Possuia o gênio da caçoada, e muitos dos seus contos não passavam de vingança pessoal. Mas o fato é que o seu artigo produziu resultados desastrosos à artista atacada. Abalou a confiança em si própria, e a deixou em choque consigo e com os seus. Ela fraquejou, e por alguns anos travou uma verdadeira batalha interior para fazer arte impressionista. ABSTRACT Monteiro Lobato and the Brazilian Modernism. v.9, n.2, p. 247-259 jul./dez. 1981. From the book História do modernismo brasileiro, I: Antecendentes da Semana de Arte Moderna. Monteiro Lobato´s article which was published in O Estado de S.Paulo would become Anita Malfatti a famous person, but it would traumatize her for the rest of her life. He makes a severe criticism to her modernism affirming that the modern art is the supreme mistification. Lobato refers to her exposition saying that her school is still represented by the work of Bolynson the American Master which painting is a “coal” representing a figure in movement. Lobato says that it is impossible to consider Bolynson’s work as a work of art, if we compare his painting with Chabas’, that of “September morning”. Both friends and Anita`s family got shocked with the painting. Monteiro Lobato was opponent to artistical innovations, he established himself in the academical and traditionalistic lessons. He was the genius of the mockery and many of his tales are a personal revenge. But the fact is that his article caused disastrous results to Anita the artist. She had her confidence in herself shaken, and she had problems with herself and the others. She failed, and for some years she had a true struggle in her innerself to make the impressionist art. RÉSUMÉ Monteiro Lobato et le modernisme brésilien. v. 9, n. 2, p. 247-259, jul./dez. 1981. Extrait du livre Histoire du Modernisme brésilien, I: Les antécédents de la Semaine d’Art Moderne. L’article de Monteiro Lobato publié dans L’Etat de S. Paulo, rendrerait celébre Anita Malfatti mais elle serait traumatisée le reste de sa vie. ll fait une critique sévère de son modérnisme, affirmant que l’art moderne est la suprême mystification. ll se réfère à son exposition en disant qu’elle figure encore comme une justificative de son école, le travail d’un maître américain, le cubiste Bolynson, dont le tableau est un “Charbon” représentant une image en mouvement. Lobato dit: ll est impossible de donner le nom d’oeuvre d’art au charbon de Mr. Bolynson, si nous faisons la comparaison de sa toile avec celle de Chabas “Matin de Septembre”. Les amis et la famille d’Anita ont été choqués par la toile. Monteiro Lobato était contraire aux innovations artistiques, il était fixés dans les leçons académiques et traditionalistes. ll possédait le génie de la moquerie et beaucoup de ses récits n’étaient qu’une vengeance personnelle. Mais le fait est que son article a produit des résultats desastreux chez l’artiste. L’attaque ébranla la confiance en soi-même l’a mise en choc avec elle-même et avec les siens. Elle faiblit et pendant quelques années elle mena une vraie bataille intérieure pour faire face à l’art impressionniste.
id FUNDAJ-1_c645d4b2533e54093ff5abc04cbd027e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/279
network_acronym_str FUNDAJ-1
network_name_str Ciência & Trópico (Online)
repository_id_str
spelling Monteiro Lobato e o modernismo brasileiroRESUMO Do livro História do modernismo brasileiro, I: Antecedentes da Semana de Arte Moderna. O artigo de Monteiro Lobato publicado em O Estado de S. Paulo, celebrizaria Anita Malfatti mas, a traumatizaria para o resto da vida. Faz uma severa crítica ao seu modernismo, afirmando ser a arte moderna a suprema mistificação. Se refere à sua exposição dizendo que figura ainda como justificativa da sua escola, o trabalho de um mestre americano, o cubista Bolynson cujo quadro é um “carvão” representando uma figura em movimento. Diz Lobato: “é impossível dar o nome de obra de arte, ao carvão do Sr. Bolynson, se compararmos a sua tela com a de Chabas, a Manhã de Setembro”. Tanto os amigos como a família de Anita ficaram chocados com a tela. Monteiro Lobato era avesso a inovações artísticas, radicava-se nas lições acadêmicas e tradicionalistas. Possuia o gênio da caçoada, e muitos dos seus contos não passavam de vingança pessoal. Mas o fato é que o seu artigo produziu resultados desastrosos à artista atacada. Abalou a confiança em si própria, e a deixou em choque consigo e com os seus. Ela fraquejou, e por alguns anos travou uma verdadeira batalha interior para fazer arte impressionista. ABSTRACT Monteiro Lobato and the Brazilian Modernism. v.9, n.2, p. 247-259 jul./dez. 1981. From the book História do modernismo brasileiro, I: Antecendentes da Semana de Arte Moderna. Monteiro Lobato´s article which was published in O Estado de S.Paulo would become Anita Malfatti a famous person, but it would traumatize her for the rest of her life. He makes a severe criticism to her modernism affirming that the modern art is the supreme mistification. Lobato refers to her exposition saying that her school is still represented by the work of Bolynson the American Master which painting is a “coal” representing a figure in movement. Lobato says that it is impossible to consider Bolynson’s work as a work of art, if we compare his painting with Chabas’, that of “September morning”. Both friends and Anita`s family got shocked with the painting. Monteiro Lobato was opponent to artistical innovations, he established himself in the academical and traditionalistic lessons. He was the genius of the mockery and many of his tales are a personal revenge. But the fact is that his article caused disastrous results to Anita the artist. She had her confidence in herself shaken, and she had problems with herself and the others. She failed, and for some years she had a true struggle in her innerself to make the impressionist art. RÉSUMÉ Monteiro Lobato et le modernisme brésilien. v. 9, n. 2, p. 247-259, jul./dez. 1981. Extrait du livre Histoire du Modernisme brésilien, I: Les antécédents de la Semaine d’Art Moderne. L’article de Monteiro Lobato publié dans L’Etat de S. Paulo, rendrerait celébre Anita Malfatti mais elle serait traumatisée le reste de sa vie. ll fait une critique sévère de son modérnisme, affirmant que l’art moderne est la suprême mystification. ll se réfère à son exposition en disant qu’elle figure encore comme une justificative de son école, le travail d’un maître américain, le cubiste Bolynson, dont le tableau est un “Charbon” représentant une image en mouvement. Lobato dit: ll est impossible de donner le nom d’oeuvre d’art au charbon de Mr. Bolynson, si nous faisons la comparaison de sa toile avec celle de Chabas “Matin de Septembre”. Les amis et la famille d’Anita ont été choqués par la toile. Monteiro Lobato était contraire aux innovations artistiques, il était fixés dans les leçons académiques et traditionalistes. ll possédait le génie de la moquerie et beaucoup de ses récits n’étaient qu’une vengeance personnelle. Mais le fait est que son article a produit des résultats desastreux chez l’artiste. L’attaque ébranla la confiance en soi-même l’a mise en choc avec elle-même et avec les siens. Elle faiblit et pendant quelques années elle mena une vraie bataille intérieure pour faire face à l’art impressionniste.Fundação Joaquim Nabuco2011-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/279Ciência & Trópico; Vol. 9 No. 2 (1981)Ciência & Trópico; Vol. 9 Núm. 2 (1981)Ciência & Trópico; v. 9 n. 2 (1981)2526-93720304-2685reponame:Ciência & Trópico (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/279/172Copyright (c) 2014 Ciência & Trópicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Mário da Silva2018-12-06T14:08:15Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/279Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/indexONGhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/oailuis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br2526-93720304-2685opendoar:2018-12-06T14:08:15Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Monteiro Lobato e o modernismo brasileiro
title Monteiro Lobato e o modernismo brasileiro
spellingShingle Monteiro Lobato e o modernismo brasileiro
Brito, Mário da Silva
title_short Monteiro Lobato e o modernismo brasileiro
title_full Monteiro Lobato e o modernismo brasileiro
title_fullStr Monteiro Lobato e o modernismo brasileiro
title_full_unstemmed Monteiro Lobato e o modernismo brasileiro
title_sort Monteiro Lobato e o modernismo brasileiro
author Brito, Mário da Silva
author_facet Brito, Mário da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Mário da Silva
description RESUMO Do livro História do modernismo brasileiro, I: Antecedentes da Semana de Arte Moderna. O artigo de Monteiro Lobato publicado em O Estado de S. Paulo, celebrizaria Anita Malfatti mas, a traumatizaria para o resto da vida. Faz uma severa crítica ao seu modernismo, afirmando ser a arte moderna a suprema mistificação. Se refere à sua exposição dizendo que figura ainda como justificativa da sua escola, o trabalho de um mestre americano, o cubista Bolynson cujo quadro é um “carvão” representando uma figura em movimento. Diz Lobato: “é impossível dar o nome de obra de arte, ao carvão do Sr. Bolynson, se compararmos a sua tela com a de Chabas, a Manhã de Setembro”. Tanto os amigos como a família de Anita ficaram chocados com a tela. Monteiro Lobato era avesso a inovações artísticas, radicava-se nas lições acadêmicas e tradicionalistas. Possuia o gênio da caçoada, e muitos dos seus contos não passavam de vingança pessoal. Mas o fato é que o seu artigo produziu resultados desastrosos à artista atacada. Abalou a confiança em si própria, e a deixou em choque consigo e com os seus. Ela fraquejou, e por alguns anos travou uma verdadeira batalha interior para fazer arte impressionista. ABSTRACT Monteiro Lobato and the Brazilian Modernism. v.9, n.2, p. 247-259 jul./dez. 1981. From the book História do modernismo brasileiro, I: Antecendentes da Semana de Arte Moderna. Monteiro Lobato´s article which was published in O Estado de S.Paulo would become Anita Malfatti a famous person, but it would traumatize her for the rest of her life. He makes a severe criticism to her modernism affirming that the modern art is the supreme mistification. Lobato refers to her exposition saying that her school is still represented by the work of Bolynson the American Master which painting is a “coal” representing a figure in movement. Lobato says that it is impossible to consider Bolynson’s work as a work of art, if we compare his painting with Chabas’, that of “September morning”. Both friends and Anita`s family got shocked with the painting. Monteiro Lobato was opponent to artistical innovations, he established himself in the academical and traditionalistic lessons. He was the genius of the mockery and many of his tales are a personal revenge. But the fact is that his article caused disastrous results to Anita the artist. She had her confidence in herself shaken, and she had problems with herself and the others. She failed, and for some years she had a true struggle in her innerself to make the impressionist art. RÉSUMÉ Monteiro Lobato et le modernisme brésilien. v. 9, n. 2, p. 247-259, jul./dez. 1981. Extrait du livre Histoire du Modernisme brésilien, I: Les antécédents de la Semaine d’Art Moderne. L’article de Monteiro Lobato publié dans L’Etat de S. Paulo, rendrerait celébre Anita Malfatti mais elle serait traumatisée le reste de sa vie. ll fait une critique sévère de son modérnisme, affirmant que l’art moderne est la suprême mystification. ll se réfère à son exposition en disant qu’elle figure encore comme une justificative de son école, le travail d’un maître américain, le cubiste Bolynson, dont le tableau est un “Charbon” représentant une image en mouvement. Lobato dit: ll est impossible de donner le nom d’oeuvre d’art au charbon de Mr. Bolynson, si nous faisons la comparaison de sa toile avec celle de Chabas “Matin de Septembre”. Les amis et la famille d’Anita ont été choqués par la toile. Monteiro Lobato était contraire aux innovations artistiques, il était fixés dans les leçons académiques et traditionalistes. ll possédait le génie de la moquerie et beaucoup de ses récits n’étaient qu’une vengeance personnelle. Mais le fait est que son article a produit des résultats desastreux chez l’artiste. L’attaque ébranla la confiance en soi-même l’a mise en choc avec elle-même et avec les siens. Elle faiblit et pendant quelques années elle mena une vraie bataille intérieure pour faire face à l’art impressionniste.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/279
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/279/172
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ciência & Trópico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ciência & Trópico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Trópico; Vol. 9 No. 2 (1981)
Ciência & Trópico; Vol. 9 Núm. 2 (1981)
Ciência & Trópico; v. 9 n. 2 (1981)
2526-9372
0304-2685
reponame:Ciência & Trópico (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Ciência & Trópico (Online)
collection Ciência & Trópico (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv luis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br
_version_ 1798042564891246592