Meios de comunicação social e vida monástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Mectildes Vilaça
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Trópico (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/398
Resumo: RESUMO A comunicação teve início no momento em que alguém notou a existência do outrem. Ca¬minhada lenta da humanidade, que se tornou mais rápida no século passado e surpreendente no atual. A partir do papiro até a imprensa de Gutenberg, passando pela telegrafia, o telefone e o rádio. A comunicação de massa deu um grande salto. Em 1936, surgiu o mais poderoso veículo de comunicação: a televisão. Sem esquecer o vídeo-cassete que permite a qualquer pessoa, gravar, filmar, documentar, divulgar. O Brasil é um dos países mais desenvolvidos em comunicação. É surpreendente o desenvolvimento da tecnologia da comunicação a partir do satélites artificiais. O impacto dos meios do comunicação sobre o homem e a sociedade é causa de grandes preocupações dentro da Igreja, voltada como é, para os destinos da humanidade. É relevante notar que o progresso não se limita às invenções modernas dos meios de comunicação social, como o transistor, a televisão, o computador. Os progressos se dão na compreensão da psicologia da comunicação, aplicada no domínio da publicidade, sua força de persuasão Os meios de comunicação influenciam, orientam e estimulam as massas. É necessário que esta comunicação se processe na divulgação dos valores da cultura, da fé, do amor, solidariedade e justiça, devendo se empenhar em formar a opinião pública sobre estes valores. Torna-se imperiosa uma consciência crítica, assim corno uma opinião pública sadia. ABSTRACT Means of social communication. v. 15, n. 1, p. 15-21, jan./jun. 1987. Communication began when someone noticed that somebody else existed. A slow journey of humanity which became faster in the last century and a surprising one in our days. Starting from the papiro until Gutenberg´s press, it went through the telegraphy, the telephone and the radio. The mass communication developed a lot. The television appeared in 1936 and it is the most powerful means of communication. Following, the video-cassete, which allows anyone recording, filming, documenting and divulging. Brazil is one of the most developed countries in communication. It is amasing the development of communication technology, starting from the artificial satellites. The impact of the means of communication to man and society causes some concernings inside the Church, since that it looks after the humanity destiny. It is relevant to notice that the progress is not limited to the modern inventions of the social means of communication, as the transistor, the television, the computer. Progress happens in the psichological understanding of communication, which is to the publicity, its persuasion strenght. Means of communication influence, give orientation and strike up the crowd. It is necessary that this communication can be undertaken with the divulgation of the culture, faith, love, solidarity and justice values. It is very important both a critical consciousness and a sane public opinion. RÉSUMÉ Les moyens de communication sociale et vie monastique. v. 15, n. 1, p. 15-21, jan./jun.1987. La communication a commencé au moment où quelqu’un remarqua l’existence d’autrui. Lente et longue marche de l’humanité qui devient plus vite au siècle dernier et surprenant à l’actuel. A partir du papyrus jusqu’à l’imprimerie de Gutenberg en passant par la télégraphie, le téléphone et la radio. La communication donna un grand saut. En 1936, on a vu naître le plus puissant véhicule de communication: la télévision. Sans oublier la vidéo cassette qui permet d’enregistrer, de filmer, de documenter, de divulguer. Le Brésil est un des pays les plus developpés dans le domaine de la communication. C’est suprenant le développement de la technologie de la communication à partir des satélites artificiels. L’impact des moyens de communication sur l’homme et la société est une des préoccupations de l’église soucieuse du destin de l’humanité. C’est important de remarquer que le progrès ne se restreint pas aux modernes inventions des moyens de communication sociale, comme le transistor, la télévision, le calculateur. Les progrès sont faits dans la compréhension de la psychologie da la communication, appliquée au domaine de la publicité, sa force de persuasion. Les moyens de communication influencient, orientent et stimulent les gens. Il est nécessaire que cette communication soit faite dans la divulgation des valeurs de la culture, de la foi, de l’amour, de la solidarité et de la justice en se rendant compte de former l’opinion publique sur ces valeurs. Il se fait inévitable une conscience créatrice, aussi qu’une opinion publique saine.
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É relevante notar que o progresso não se limita às invenções modernas dos meios de comunicação social, como o transistor, a televisão, o computador. Os progressos se dão na compreensão da psicologia da comunicação, aplicada no domínio da publicidade, sua força de persuasão Os meios de comunicação influenciam, orientam e estimulam as massas. É necessário que esta comunicação se processe na divulgação dos valores da cultura, da fé, do amor, solidariedade e justiça, devendo se empenhar em formar a opinião pública sobre estes valores. Torna-se imperiosa uma consciência crítica, assim corno uma opinião pública sadia. ABSTRACT Means of social communication. v. 15, n. 1, p. 15-21, jan./jun. 1987. Communication began when someone noticed that somebody else existed. A slow journey of humanity which became faster in the last century and a surprising one in our days. Starting from the papiro until Gutenberg´s press, it went through the telegraphy, the telephone and the radio. The mass communication developed a lot. The television appeared in 1936 and it is the most powerful means of communication. Following, the video-cassete, which allows anyone recording, filming, documenting and divulging. Brazil is one of the most developed countries in communication. It is amasing the development of communication technology, starting from the artificial satellites. The impact of the means of communication to man and society causes some concernings inside the Church, since that it looks after the humanity destiny. It is relevant to notice that the progress is not limited to the modern inventions of the social means of communication, as the transistor, the television, the computer. Progress happens in the psichological understanding of communication, which is to the publicity, its persuasion strenght. Means of communication influence, give orientation and strike up the crowd. It is necessary that this communication can be undertaken with the divulgation of the culture, faith, love, solidarity and justice values. It is very important both a critical consciousness and a sane public opinion. RÉSUMÉ Les moyens de communication sociale et vie monastique. v. 15, n. 1, p. 15-21, jan./jun.1987. La communication a commencé au moment où quelqu’un remarqua l’existence d’autrui. Lente et longue marche de l’humanité qui devient plus vite au siècle dernier et surprenant à l’actuel. A partir du papyrus jusqu’à l’imprimerie de Gutenberg en passant par la télégraphie, le téléphone et la radio. La communication donna un grand saut. En 1936, on a vu naître le plus puissant véhicule de communication: la télévision. Sans oublier la vidéo cassette qui permet d’enregistrer, de filmer, de documenter, de divulguer. Le Brésil est un des pays les plus developpés dans le domaine de la communication. C’est suprenant le développement de la technologie de la communication à partir des satélites artificiels. L’impact des moyens de communication sur l’homme et la société est une des préoccupations de l’église soucieuse du destin de l’humanité. C’est important de remarquer que le progrès ne se restreint pas aux modernes inventions des moyens de communication sociale, comme le transistor, la télévision, le calculateur. Les progrès sont faits dans la compréhension de la psychologie da la communication, appliquée au domaine de la publicité, sa force de persuasion. Les moyens de communication influencient, orientent et stimulent les gens. Il est nécessaire que cette communication soit faite dans la divulgation des valeurs de la culture, de la foi, de l’amour, de la solidarité et de la justice en se rendant compte de former l’opinion publique sur ces valeurs. 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