Intercambio ecologia desigual e a integração América do Sul e Caribe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Jose Esteban
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Trópico (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1581
Resumo: O artigo discute questões relativas aos processos de integração e democratização das sociedades da América Latina e Caribe, com ênfase nos conflitos decorrentes de desigualdades ou injustiças socioambientais. O argumento central é que um dos obstáculos mais complexo para a integração democrática é a destruição da base material de nossas sociedades com o consequente aprofundamento dos conflitos ligados à injustiças e desigualdades socioambientais. Esse argumento é discutido em quatro proposições: 1. Integração capitalista: o processo de integração é realizado principalmente pelo aprofundamento das relações capitalistas, através da criação de autonomias emergentes ou pela consolidação de heteronomias pré-existentes. 2. Condições históricas: O passado da região é marcado pelo intercâmbio ecológico desigual com potências imperialistas, e inclui o imperialismo tóxico e a biopirataria. 3. Integração e intercâmbio ecologicamente desigual: formas assumidas pelo processo de integração no nível produtivo ameaçam aprofundar as relações de intercâmbio ecologicamente desigual entre países, regiões e no interior dos próprios países. 4. Injustiça e desigualdades ambientais: Destruição da base material que acompanha o processo de intercâmbio ecológico desigual se apresenta como ameaça para o processo de integração democrática.
id FUNDAJ-1_f4a27d6771a12240af0142e97d8ab79a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1581
network_acronym_str FUNDAJ-1
network_name_str Ciência & Trópico (Online)
repository_id_str
spelling Intercambio ecologia desigual e a integração América do Sul e CaribeO artigo discute questões relativas aos processos de integração e democratização das sociedades da América Latina e Caribe, com ênfase nos conflitos decorrentes de desigualdades ou injustiças socioambientais. O argumento central é que um dos obstáculos mais complexo para a integração democrática é a destruição da base material de nossas sociedades com o consequente aprofundamento dos conflitos ligados à injustiças e desigualdades socioambientais. Esse argumento é discutido em quatro proposições: 1. Integração capitalista: o processo de integração é realizado principalmente pelo aprofundamento das relações capitalistas, através da criação de autonomias emergentes ou pela consolidação de heteronomias pré-existentes. 2. Condições históricas: O passado da região é marcado pelo intercâmbio ecológico desigual com potências imperialistas, e inclui o imperialismo tóxico e a biopirataria. 3. Integração e intercâmbio ecologicamente desigual: formas assumidas pelo processo de integração no nível produtivo ameaçam aprofundar as relações de intercâmbio ecologicamente desigual entre países, regiões e no interior dos próprios países. 4. Injustiça e desigualdades ambientais: Destruição da base material que acompanha o processo de intercâmbio ecológico desigual se apresenta como ameaça para o processo de integração democrática.Fundação Joaquim Nabuco2016-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1581Ciência & Trópico; Vol. 40 No. 1 (2016)Ciência & Trópico; Vol. 40 Núm. 1 (2016)Ciência & Trópico; v. 40 n. 1 (2016)2526-93720304-2685reponame:Ciência & Trópico (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1581/1280Copyright (c) 2016 Ciência & Trópicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Jose Esteban2017-03-21T15:33:00Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1581Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/indexONGhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/oailuis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br2526-93720304-2685opendoar:2017-03-21T15:33Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Intercambio ecologia desigual e a integração América do Sul e Caribe
title Intercambio ecologia desigual e a integração América do Sul e Caribe
spellingShingle Intercambio ecologia desigual e a integração América do Sul e Caribe
Castro, Jose Esteban
title_short Intercambio ecologia desigual e a integração América do Sul e Caribe
title_full Intercambio ecologia desigual e a integração América do Sul e Caribe
title_fullStr Intercambio ecologia desigual e a integração América do Sul e Caribe
title_full_unstemmed Intercambio ecologia desigual e a integração América do Sul e Caribe
title_sort Intercambio ecologia desigual e a integração América do Sul e Caribe
author Castro, Jose Esteban
author_facet Castro, Jose Esteban
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Jose Esteban
description O artigo discute questões relativas aos processos de integração e democratização das sociedades da América Latina e Caribe, com ênfase nos conflitos decorrentes de desigualdades ou injustiças socioambientais. O argumento central é que um dos obstáculos mais complexo para a integração democrática é a destruição da base material de nossas sociedades com o consequente aprofundamento dos conflitos ligados à injustiças e desigualdades socioambientais. Esse argumento é discutido em quatro proposições: 1. Integração capitalista: o processo de integração é realizado principalmente pelo aprofundamento das relações capitalistas, através da criação de autonomias emergentes ou pela consolidação de heteronomias pré-existentes. 2. Condições históricas: O passado da região é marcado pelo intercâmbio ecológico desigual com potências imperialistas, e inclui o imperialismo tóxico e a biopirataria. 3. Integração e intercâmbio ecologicamente desigual: formas assumidas pelo processo de integração no nível produtivo ameaçam aprofundar as relações de intercâmbio ecologicamente desigual entre países, regiões e no interior dos próprios países. 4. Injustiça e desigualdades ambientais: Destruição da base material que acompanha o processo de intercâmbio ecológico desigual se apresenta como ameaça para o processo de integração democrática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1581
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1581/1280
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Ciência & Trópico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Ciência & Trópico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Trópico; Vol. 40 No. 1 (2016)
Ciência & Trópico; Vol. 40 Núm. 1 (2016)
Ciência & Trópico; v. 40 n. 1 (2016)
2526-9372
0304-2685
reponame:Ciência & Trópico (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Ciência & Trópico (Online)
collection Ciência & Trópico (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv luis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br
_version_ 1798042569841573888