Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diogo Gabriel Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Batista, Aldair Almeida, Rodrigues, Ana Paula Mendes, Almeida, Luanna Prates de, Silva, Deiviane Pereira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bionorte
Texto Completo: http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/73
Resumo: Objetivo: relatar a experiência do estágio extracurricular durante a graduação em enfermagem. Métodos: trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos do curso de graduação em enfermagem que fizeram estágio renumerado na modalidade extracurricular em serviços de saúde, no período de 2019 a 2021, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Resultados: durante o estágio foi possível ter acesso aos protocolos das instituições, participar dos indicadores de qualidade como absenteísmo, protocolos de sepse, prevenção contra as infecções relacionadas à saúde e elaboração de planos de ação. Também foram realizados procedimentos, tais como: punções venosas, sondagens, preparação de instrumentos para procedimentos, além de preenchimento de fichas de notificação, interpretação de exames e Sistematização da Assistência de Enfermagem, sob a supervisão e orientação dos enfermeiros responsáveis pelos setores. Considerações Finais: o estágio possibilitou compreender a complexidade do “ser enfermeiro”, além de proporcionar a vivência da realidade profissional. Assim, configurou-se como uma projeção da realidade, sendo essencial para aproximação do binômio teoria-prática. Dessa forma permitiu o desenvolvimento de um pensamento crítico frente às decisões, colaborando na qualidade da assistência aos pacientes, além de potencializar os conhecimentos nas várias esferas do cuidado, essenciais para a inserção futura no mercado de trabalho.
id FUNORTE_299a9f3160d2ebcf96edf73455ce3f8b
oai_identifier_str oai:ojs2.funorte2.hospedagemdesites.ws:article/73
network_acronym_str FUNORTE
network_name_str Bionorte
repository_id_str
spelling Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiênciaEstágio ClínicoEstudantes de EnfermagemPlanejamento de Assistência ao PacienteObjetivo: relatar a experiência do estágio extracurricular durante a graduação em enfermagem. Métodos: trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos do curso de graduação em enfermagem que fizeram estágio renumerado na modalidade extracurricular em serviços de saúde, no período de 2019 a 2021, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Resultados: durante o estágio foi possível ter acesso aos protocolos das instituições, participar dos indicadores de qualidade como absenteísmo, protocolos de sepse, prevenção contra as infecções relacionadas à saúde e elaboração de planos de ação. Também foram realizados procedimentos, tais como: punções venosas, sondagens, preparação de instrumentos para procedimentos, além de preenchimento de fichas de notificação, interpretação de exames e Sistematização da Assistência de Enfermagem, sob a supervisão e orientação dos enfermeiros responsáveis pelos setores. Considerações Finais: o estágio possibilitou compreender a complexidade do “ser enfermeiro”, além de proporcionar a vivência da realidade profissional. Assim, configurou-se como uma projeção da realidade, sendo essencial para aproximação do binômio teoria-prática. Dessa forma permitiu o desenvolvimento de um pensamento crítico frente às decisões, colaborando na qualidade da assistência aos pacientes, além de potencializar os conhecimentos nas várias esferas do cuidado, essenciais para a inserção futura no mercado de trabalho.Centro Universitário FUNORTE2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/73Bionorte; v. 10 n. S1 (2021): III Congresso Norte-Mineiro de Enfermagem & I Congresso Norte-Mineiro das Ligas Acadêmicas de Enfermagem FASI/FUNORTE2526-63492175-1943reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/73/98Copyright (c) 2022 Diogo Gabriel Santos Silva, Aldair Almeida Batista, Ana Paula Mendes Rodrigues, Luanna Prates de Almeida, Deiviane Pereira da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Diogo Gabriel Santos Batista, Aldair Almeida Rodrigues, Ana Paula Mendes Almeida, Luanna Prates de Silva, Deiviane Pereira da2022-03-22T19:58:44Zoai:ojs2.funorte2.hospedagemdesites.ws:article/73Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2022-03-22T19:58:44Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiência
title Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiência
spellingShingle Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiência
Silva, Diogo Gabriel Santos
Estágio Clínico
Estudantes de Enfermagem
Planejamento de Assistência ao Paciente
title_short Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiência
title_full Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiência
title_fullStr Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiência
title_full_unstemmed Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiência
title_sort Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiência
author Silva, Diogo Gabriel Santos
author_facet Silva, Diogo Gabriel Santos
Batista, Aldair Almeida
Rodrigues, Ana Paula Mendes
Almeida, Luanna Prates de
Silva, Deiviane Pereira da
author_role author
author2 Batista, Aldair Almeida
Rodrigues, Ana Paula Mendes
Almeida, Luanna Prates de
Silva, Deiviane Pereira da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diogo Gabriel Santos
Batista, Aldair Almeida
Rodrigues, Ana Paula Mendes
Almeida, Luanna Prates de
Silva, Deiviane Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Clínico
Estudantes de Enfermagem
Planejamento de Assistência ao Paciente
topic Estágio Clínico
Estudantes de Enfermagem
Planejamento de Assistência ao Paciente
description Objetivo: relatar a experiência do estágio extracurricular durante a graduação em enfermagem. Métodos: trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos do curso de graduação em enfermagem que fizeram estágio renumerado na modalidade extracurricular em serviços de saúde, no período de 2019 a 2021, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Resultados: durante o estágio foi possível ter acesso aos protocolos das instituições, participar dos indicadores de qualidade como absenteísmo, protocolos de sepse, prevenção contra as infecções relacionadas à saúde e elaboração de planos de ação. Também foram realizados procedimentos, tais como: punções venosas, sondagens, preparação de instrumentos para procedimentos, além de preenchimento de fichas de notificação, interpretação de exames e Sistematização da Assistência de Enfermagem, sob a supervisão e orientação dos enfermeiros responsáveis pelos setores. Considerações Finais: o estágio possibilitou compreender a complexidade do “ser enfermeiro”, além de proporcionar a vivência da realidade profissional. Assim, configurou-se como uma projeção da realidade, sendo essencial para aproximação do binômio teoria-prática. Dessa forma permitiu o desenvolvimento de um pensamento crítico frente às decisões, colaborando na qualidade da assistência aos pacientes, além de potencializar os conhecimentos nas várias esferas do cuidado, essenciais para a inserção futura no mercado de trabalho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/73
url http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/73
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/73/98
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FUNORTE
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FUNORTE
dc.source.none.fl_str_mv Bionorte; v. 10 n. S1 (2021): III Congresso Norte-Mineiro de Enfermagem & I Congresso Norte-Mineiro das Ligas Acadêmicas de Enfermagem FASI/FUNORTE
2526-6349
2175-1943
reponame:Bionorte
instname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
instacron:FUNORTE
instname_str Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
instacron_str FUNORTE
institution FUNORTE
reponame_str Bionorte
collection Bionorte
repository.name.fl_str_mv Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
repository.mail.fl_str_mv editor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br
_version_ 1797067934221205504