Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bionorte |
Texto Completo: | http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/73 |
Resumo: | Objetivo: relatar a experiência do estágio extracurricular durante a graduação em enfermagem. Métodos: trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos do curso de graduação em enfermagem que fizeram estágio renumerado na modalidade extracurricular em serviços de saúde, no período de 2019 a 2021, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Resultados: durante o estágio foi possível ter acesso aos protocolos das instituições, participar dos indicadores de qualidade como absenteísmo, protocolos de sepse, prevenção contra as infecções relacionadas à saúde e elaboração de planos de ação. Também foram realizados procedimentos, tais como: punções venosas, sondagens, preparação de instrumentos para procedimentos, além de preenchimento de fichas de notificação, interpretação de exames e Sistematização da Assistência de Enfermagem, sob a supervisão e orientação dos enfermeiros responsáveis pelos setores. Considerações Finais: o estágio possibilitou compreender a complexidade do “ser enfermeiro”, além de proporcionar a vivência da realidade profissional. Assim, configurou-se como uma projeção da realidade, sendo essencial para aproximação do binômio teoria-prática. Dessa forma permitiu o desenvolvimento de um pensamento crítico frente às decisões, colaborando na qualidade da assistência aos pacientes, além de potencializar os conhecimentos nas várias esferas do cuidado, essenciais para a inserção futura no mercado de trabalho. |
id |
FUNORTE_299a9f3160d2ebcf96edf73455ce3f8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.funorte2.hospedagemdesites.ws:article/73 |
network_acronym_str |
FUNORTE |
network_name_str |
Bionorte |
repository_id_str |
|
spelling |
Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiênciaEstágio ClínicoEstudantes de EnfermagemPlanejamento de Assistência ao PacienteObjetivo: relatar a experiência do estágio extracurricular durante a graduação em enfermagem. Métodos: trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos do curso de graduação em enfermagem que fizeram estágio renumerado na modalidade extracurricular em serviços de saúde, no período de 2019 a 2021, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Resultados: durante o estágio foi possível ter acesso aos protocolos das instituições, participar dos indicadores de qualidade como absenteísmo, protocolos de sepse, prevenção contra as infecções relacionadas à saúde e elaboração de planos de ação. Também foram realizados procedimentos, tais como: punções venosas, sondagens, preparação de instrumentos para procedimentos, além de preenchimento de fichas de notificação, interpretação de exames e Sistematização da Assistência de Enfermagem, sob a supervisão e orientação dos enfermeiros responsáveis pelos setores. Considerações Finais: o estágio possibilitou compreender a complexidade do “ser enfermeiro”, além de proporcionar a vivência da realidade profissional. Assim, configurou-se como uma projeção da realidade, sendo essencial para aproximação do binômio teoria-prática. Dessa forma permitiu o desenvolvimento de um pensamento crítico frente às decisões, colaborando na qualidade da assistência aos pacientes, além de potencializar os conhecimentos nas várias esferas do cuidado, essenciais para a inserção futura no mercado de trabalho.Centro Universitário FUNORTE2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/73Bionorte; v. 10 n. S1 (2021): III Congresso Norte-Mineiro de Enfermagem & I Congresso Norte-Mineiro das Ligas Acadêmicas de Enfermagem FASI/FUNORTE2526-63492175-1943reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/73/98Copyright (c) 2022 Diogo Gabriel Santos Silva, Aldair Almeida Batista, Ana Paula Mendes Rodrigues, Luanna Prates de Almeida, Deiviane Pereira da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Diogo Gabriel Santos Batista, Aldair Almeida Rodrigues, Ana Paula Mendes Almeida, Luanna Prates de Silva, Deiviane Pereira da2022-03-22T19:58:44Zoai:ojs2.funorte2.hospedagemdesites.ws:article/73Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2022-03-22T19:58:44Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiência |
title |
Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiência |
spellingShingle |
Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiência Silva, Diogo Gabriel Santos Estágio Clínico Estudantes de Enfermagem Planejamento de Assistência ao Paciente |
title_short |
Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiência |
title_full |
Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiência |
title_fullStr |
Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiência |
title_sort |
Importância do estágio extracurricular na graduação de enfermagem – relato de experiência |
author |
Silva, Diogo Gabriel Santos |
author_facet |
Silva, Diogo Gabriel Santos Batista, Aldair Almeida Rodrigues, Ana Paula Mendes Almeida, Luanna Prates de Silva, Deiviane Pereira da |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Aldair Almeida Rodrigues, Ana Paula Mendes Almeida, Luanna Prates de Silva, Deiviane Pereira da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Diogo Gabriel Santos Batista, Aldair Almeida Rodrigues, Ana Paula Mendes Almeida, Luanna Prates de Silva, Deiviane Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Clínico Estudantes de Enfermagem Planejamento de Assistência ao Paciente |
topic |
Estágio Clínico Estudantes de Enfermagem Planejamento de Assistência ao Paciente |
description |
Objetivo: relatar a experiência do estágio extracurricular durante a graduação em enfermagem. Métodos: trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos do curso de graduação em enfermagem que fizeram estágio renumerado na modalidade extracurricular em serviços de saúde, no período de 2019 a 2021, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Resultados: durante o estágio foi possível ter acesso aos protocolos das instituições, participar dos indicadores de qualidade como absenteísmo, protocolos de sepse, prevenção contra as infecções relacionadas à saúde e elaboração de planos de ação. Também foram realizados procedimentos, tais como: punções venosas, sondagens, preparação de instrumentos para procedimentos, além de preenchimento de fichas de notificação, interpretação de exames e Sistematização da Assistência de Enfermagem, sob a supervisão e orientação dos enfermeiros responsáveis pelos setores. Considerações Finais: o estágio possibilitou compreender a complexidade do “ser enfermeiro”, além de proporcionar a vivência da realidade profissional. Assim, configurou-se como uma projeção da realidade, sendo essencial para aproximação do binômio teoria-prática. Dessa forma permitiu o desenvolvimento de um pensamento crítico frente às decisões, colaborando na qualidade da assistência aos pacientes, além de potencializar os conhecimentos nas várias esferas do cuidado, essenciais para a inserção futura no mercado de trabalho. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/73 |
url |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/73 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/73/98 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário FUNORTE |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário FUNORTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bionorte; v. 10 n. S1 (2021): III Congresso Norte-Mineiro de Enfermagem & I Congresso Norte-Mineiro das Ligas Acadêmicas de Enfermagem FASI/FUNORTE 2526-6349 2175-1943 reponame:Bionorte instname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) instacron:FUNORTE |
instname_str |
Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) |
instacron_str |
FUNORTE |
institution |
FUNORTE |
reponame_str |
Bionorte |
collection |
Bionorte |
repository.name.fl_str_mv |
Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br |
_version_ |
1797067934221205504 |