Principais alterações visuais e auditivas em crianças: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bionorte |
Texto Completo: | http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/555 |
Resumo: | Objetivo: relatar a experiência vivenciada na elaboração de um recurso didático informativo direcionado a mães, pais e cuidadores de crianças sobre a importância da percepção de alterações visuais e auditivas. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência oorrido no mês de novembro 2021, por discentes do curso de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior de Montes Claros-MG, durante as Práticas Integrativas do Ensino Serviço e Comunidade em uma Estratégia de Saúde da Família da referida cidade. Posteriormente, foi escolhido o tema a ser abordado, após, foi confeccionado no Power Point®, uma cartilha educativa contendo as principais informações e orientações dos sinais de alterações visuais e auditivas. Essas foram transmitidas de forma individual através de abordagem direta na estratégia de saúde. Ao final, a cartilha impressa foi entregue aos participantes. Resultados: visto que os pais e os cuidadores de crianças tinham pouco conhecimento sobre a saúde da visão e audição, foram passadas orientações contendo as principais informações sobre esses sinais de alterações. visuais. A abordagem foi realizada com sucesso, pois o público alvo se dispôs a ouvir e participar, dessa forma os resultados foram satisfatórios. Conclusão: a utilização da cartilha colaborou de forma complementar no papel da enfermagem em promoção e prevenção em saúde, a fim de diagnosticar precocemente doenças que afetam a visão e audição, alcançando, o grupo alvo. |
id |
FUNORTE_3c2be5c9c1aa29f561946fc92843038b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/555 |
network_acronym_str |
FUNORTE |
network_name_str |
Bionorte |
repository_id_str |
|
spelling |
Principais alterações visuais e auditivas em crianças: um relato de experiênciaSaúde da CriançaPercepção VisualPercepção AuditivaObjetivo: relatar a experiência vivenciada na elaboração de um recurso didático informativo direcionado a mães, pais e cuidadores de crianças sobre a importância da percepção de alterações visuais e auditivas. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência oorrido no mês de novembro 2021, por discentes do curso de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior de Montes Claros-MG, durante as Práticas Integrativas do Ensino Serviço e Comunidade em uma Estratégia de Saúde da Família da referida cidade. Posteriormente, foi escolhido o tema a ser abordado, após, foi confeccionado no Power Point®, uma cartilha educativa contendo as principais informações e orientações dos sinais de alterações visuais e auditivas. Essas foram transmitidas de forma individual através de abordagem direta na estratégia de saúde. Ao final, a cartilha impressa foi entregue aos participantes. Resultados: visto que os pais e os cuidadores de crianças tinham pouco conhecimento sobre a saúde da visão e audição, foram passadas orientações contendo as principais informações sobre esses sinais de alterações. visuais. A abordagem foi realizada com sucesso, pois o público alvo se dispôs a ouvir e participar, dessa forma os resultados foram satisfatórios. Conclusão: a utilização da cartilha colaborou de forma complementar no papel da enfermagem em promoção e prevenção em saúde, a fim de diagnosticar precocemente doenças que afetam a visão e audição, alcançando, o grupo alvo.Centro Universitário FUNORTE2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/555Bionorte; v. 11 n. S2 (2022): I Mostra de trabalhos de pesquisa: atividades transversais nos cursos de graduação2526-63492175-194310.47822/bn.v11iS2reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/555/340Copyright (c) 2022 Ana Caroline Oliveira Mesquita, Dayane Yndiara de Sá Silva, Geovani Meira Silva, Jessica Cristina Borges Pereira, Valdirene Dias Soares, Isabella Batista Vieirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMesquita, Ana Caroline Oliveira Silva, Dayane Yndiara de Sá Silva, Geovani Meira Pereira, Jessica Cristina Borges Soares, Valdirene Dias Vieira, Isabella Batista 2023-05-29T11:51:45Zoai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/555Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2023-05-29T11:51:45Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Principais alterações visuais e auditivas em crianças: um relato de experiência |
title |
Principais alterações visuais e auditivas em crianças: um relato de experiência |
spellingShingle |
Principais alterações visuais e auditivas em crianças: um relato de experiência Mesquita, Ana Caroline Oliveira Saúde da Criança Percepção Visual Percepção Auditiva |
title_short |
Principais alterações visuais e auditivas em crianças: um relato de experiência |
title_full |
Principais alterações visuais e auditivas em crianças: um relato de experiência |
title_fullStr |
Principais alterações visuais e auditivas em crianças: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Principais alterações visuais e auditivas em crianças: um relato de experiência |
title_sort |
Principais alterações visuais e auditivas em crianças: um relato de experiência |
author |
Mesquita, Ana Caroline Oliveira |
author_facet |
Mesquita, Ana Caroline Oliveira Silva, Dayane Yndiara de Sá Silva, Geovani Meira Pereira, Jessica Cristina Borges Soares, Valdirene Dias Vieira, Isabella Batista |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Dayane Yndiara de Sá Silva, Geovani Meira Pereira, Jessica Cristina Borges Soares, Valdirene Dias Vieira, Isabella Batista |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Ana Caroline Oliveira Silva, Dayane Yndiara de Sá Silva, Geovani Meira Pereira, Jessica Cristina Borges Soares, Valdirene Dias Vieira, Isabella Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde da Criança Percepção Visual Percepção Auditiva |
topic |
Saúde da Criança Percepção Visual Percepção Auditiva |
description |
Objetivo: relatar a experiência vivenciada na elaboração de um recurso didático informativo direcionado a mães, pais e cuidadores de crianças sobre a importância da percepção de alterações visuais e auditivas. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência oorrido no mês de novembro 2021, por discentes do curso de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior de Montes Claros-MG, durante as Práticas Integrativas do Ensino Serviço e Comunidade em uma Estratégia de Saúde da Família da referida cidade. Posteriormente, foi escolhido o tema a ser abordado, após, foi confeccionado no Power Point®, uma cartilha educativa contendo as principais informações e orientações dos sinais de alterações visuais e auditivas. Essas foram transmitidas de forma individual através de abordagem direta na estratégia de saúde. Ao final, a cartilha impressa foi entregue aos participantes. Resultados: visto que os pais e os cuidadores de crianças tinham pouco conhecimento sobre a saúde da visão e audição, foram passadas orientações contendo as principais informações sobre esses sinais de alterações. visuais. A abordagem foi realizada com sucesso, pois o público alvo se dispôs a ouvir e participar, dessa forma os resultados foram satisfatórios. Conclusão: a utilização da cartilha colaborou de forma complementar no papel da enfermagem em promoção e prevenção em saúde, a fim de diagnosticar precocemente doenças que afetam a visão e audição, alcançando, o grupo alvo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/555 |
url |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/555/340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário FUNORTE |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário FUNORTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bionorte; v. 11 n. S2 (2022): I Mostra de trabalhos de pesquisa: atividades transversais nos cursos de graduação 2526-6349 2175-1943 10.47822/bn.v11iS2 reponame:Bionorte instname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) instacron:FUNORTE |
instname_str |
Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) |
instacron_str |
FUNORTE |
institution |
FUNORTE |
reponame_str |
Bionorte |
collection |
Bionorte |
repository.name.fl_str_mv |
Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br |
_version_ |
1797067933236592640 |