Reciclagem solidária: educação ambiental e coleta seletiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bionorte |
Texto Completo: | http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/896 |
Resumo: | Objetivo: relatar a experiência de conscientização e educação do corpo docente e discente de uma instituição de ensino sobre o reaproveitamento de materiais. Materiais e Métodos: a atividade aconteceu em novembro de 2022, como parte da disciplina de Projeto Integrador Meio Ambiente e Sustentabilidade, desenvolvida por acadêmicos do curso de Biomedicina de uma instituição de ensino superior da cidade de Montes Claros-MG. A equipe realizou uma pesquisa prévia sobre cada tema a ser abordado: reciclagem solidária, educação ambiental e coleta seletiva. A ideia foi transformar materiais que normalmente seriam jogados no lixo ou descartados de maneira incorreta em algo reutilizável e útil, como porta canetas, personalizadas e feitas de garrafa pet. Os acadêmicos se reuniram para dar inicio à personalização dos materiais recolhidos, com posterior modelagem e logo depois a pintura. Os materiais produzidos foram entregues na instituição de ensino escolhida. Resultados: o maior benefício adquirido com este projeto foi o reconhecimento em relação ao meio ambiente sustentável, ou seja, o que cada um pode contribuir. No desenvolvimento da atividade, referente à divisão de tarefas, o projeto foi executado com a participação de todos, de acordo com suas rotinas, com resultado final satisfatório. No dia da entrega dos materiais confeccionados, foi feita uma apresentação na instituição escolhida com o intuito de conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem e sua relevância para a sustentabilidade, tendo em vista que, na medida que ocorre a redução do lixo e o descarte incorreto de materiais plásticos, o reaproveitamento contribui com a saúde do planeta, pois proporciona a redução da poluição das águas e demais ecossistemas. Conclusão: diante da experiência da equipe, percebeu-se que o meio ambiente ainda é um assunto que merece mais atenção e esforço, em relação à conscientização, bem como na realização de práticas saudáveis que são importantes para a vida atual e a futura. |
id |
FUNORTE_548cf2b0c9b9712c970c87875574ef08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/896 |
network_acronym_str |
FUNORTE |
network_name_str |
Bionorte |
repository_id_str |
|
spelling |
Reciclagem solidária: educação ambiental e coleta seletivaReciclagem.Coleta seletiva.Sustentabilidade.Objetivo: relatar a experiência de conscientização e educação do corpo docente e discente de uma instituição de ensino sobre o reaproveitamento de materiais. Materiais e Métodos: a atividade aconteceu em novembro de 2022, como parte da disciplina de Projeto Integrador Meio Ambiente e Sustentabilidade, desenvolvida por acadêmicos do curso de Biomedicina de uma instituição de ensino superior da cidade de Montes Claros-MG. A equipe realizou uma pesquisa prévia sobre cada tema a ser abordado: reciclagem solidária, educação ambiental e coleta seletiva. A ideia foi transformar materiais que normalmente seriam jogados no lixo ou descartados de maneira incorreta em algo reutilizável e útil, como porta canetas, personalizadas e feitas de garrafa pet. Os acadêmicos se reuniram para dar inicio à personalização dos materiais recolhidos, com posterior modelagem e logo depois a pintura. Os materiais produzidos foram entregues na instituição de ensino escolhida. Resultados: o maior benefício adquirido com este projeto foi o reconhecimento em relação ao meio ambiente sustentável, ou seja, o que cada um pode contribuir. No desenvolvimento da atividade, referente à divisão de tarefas, o projeto foi executado com a participação de todos, de acordo com suas rotinas, com resultado final satisfatório. No dia da entrega dos materiais confeccionados, foi feita uma apresentação na instituição escolhida com o intuito de conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem e sua relevância para a sustentabilidade, tendo em vista que, na medida que ocorre a redução do lixo e o descarte incorreto de materiais plásticos, o reaproveitamento contribui com a saúde do planeta, pois proporciona a redução da poluição das águas e demais ecossistemas. Conclusão: diante da experiência da equipe, percebeu-se que o meio ambiente ainda é um assunto que merece mais atenção e esforço, em relação à conscientização, bem como na realização de práticas saudáveis que são importantes para a vida atual e a futura.Centro Universitário FUNORTE2024-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/896Bionorte; v. 13 n. Suppl.1 (2024): III Mostra de Trabalhos de Pesquisa: atividades transversais nos cursos de graduação2526-63492175-194310.47822/bn.v13iSuppl.1reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/896/550Copyright (c) 2024 Ariela Victoria Mariano dos Santos, Larissa Stefany Santos Rodrigues, Luiz Emanuel dos Santos Souza, Luiz Felipe Gomes de Freitas, Ruth Laura Lino Pereira da Silva, Vitor Manoel Arruda Abade, Janini Tatiane Lima Souza Maiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ariela Victoria Mariano dosRodrigues, Larissa Stefany SantosSouza, Luiz Emanuel dos Santos Freitas, Luiz Felipe Gomes deSilva, Ruth Laura Lino Pereira daAbade, Vitor Manoel ArrudaMaia, Janini Tatiane Lima Souza2024-02-20T18:12:17Zoai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/896Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2024-02-20T18:12:17Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reciclagem solidária: educação ambiental e coleta seletiva |
title |
Reciclagem solidária: educação ambiental e coleta seletiva |
spellingShingle |
Reciclagem solidária: educação ambiental e coleta seletiva Santos, Ariela Victoria Mariano dos Reciclagem. Coleta seletiva. Sustentabilidade. |
title_short |
Reciclagem solidária: educação ambiental e coleta seletiva |
title_full |
Reciclagem solidária: educação ambiental e coleta seletiva |
title_fullStr |
Reciclagem solidária: educação ambiental e coleta seletiva |
title_full_unstemmed |
Reciclagem solidária: educação ambiental e coleta seletiva |
title_sort |
Reciclagem solidária: educação ambiental e coleta seletiva |
author |
Santos, Ariela Victoria Mariano dos |
author_facet |
Santos, Ariela Victoria Mariano dos Rodrigues, Larissa Stefany Santos Souza, Luiz Emanuel dos Santos Freitas, Luiz Felipe Gomes de Silva, Ruth Laura Lino Pereira da Abade, Vitor Manoel Arruda Maia, Janini Tatiane Lima Souza |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Larissa Stefany Santos Souza, Luiz Emanuel dos Santos Freitas, Luiz Felipe Gomes de Silva, Ruth Laura Lino Pereira da Abade, Vitor Manoel Arruda Maia, Janini Tatiane Lima Souza |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ariela Victoria Mariano dos Rodrigues, Larissa Stefany Santos Souza, Luiz Emanuel dos Santos Freitas, Luiz Felipe Gomes de Silva, Ruth Laura Lino Pereira da Abade, Vitor Manoel Arruda Maia, Janini Tatiane Lima Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reciclagem. Coleta seletiva. Sustentabilidade. |
topic |
Reciclagem. Coleta seletiva. Sustentabilidade. |
description |
Objetivo: relatar a experiência de conscientização e educação do corpo docente e discente de uma instituição de ensino sobre o reaproveitamento de materiais. Materiais e Métodos: a atividade aconteceu em novembro de 2022, como parte da disciplina de Projeto Integrador Meio Ambiente e Sustentabilidade, desenvolvida por acadêmicos do curso de Biomedicina de uma instituição de ensino superior da cidade de Montes Claros-MG. A equipe realizou uma pesquisa prévia sobre cada tema a ser abordado: reciclagem solidária, educação ambiental e coleta seletiva. A ideia foi transformar materiais que normalmente seriam jogados no lixo ou descartados de maneira incorreta em algo reutilizável e útil, como porta canetas, personalizadas e feitas de garrafa pet. Os acadêmicos se reuniram para dar inicio à personalização dos materiais recolhidos, com posterior modelagem e logo depois a pintura. Os materiais produzidos foram entregues na instituição de ensino escolhida. Resultados: o maior benefício adquirido com este projeto foi o reconhecimento em relação ao meio ambiente sustentável, ou seja, o que cada um pode contribuir. No desenvolvimento da atividade, referente à divisão de tarefas, o projeto foi executado com a participação de todos, de acordo com suas rotinas, com resultado final satisfatório. No dia da entrega dos materiais confeccionados, foi feita uma apresentação na instituição escolhida com o intuito de conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem e sua relevância para a sustentabilidade, tendo em vista que, na medida que ocorre a redução do lixo e o descarte incorreto de materiais plásticos, o reaproveitamento contribui com a saúde do planeta, pois proporciona a redução da poluição das águas e demais ecossistemas. Conclusão: diante da experiência da equipe, percebeu-se que o meio ambiente ainda é um assunto que merece mais atenção e esforço, em relação à conscientização, bem como na realização de práticas saudáveis que são importantes para a vida atual e a futura. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/896 |
url |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/896/550 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário FUNORTE |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário FUNORTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bionorte; v. 13 n. Suppl.1 (2024): III Mostra de Trabalhos de Pesquisa: atividades transversais nos cursos de graduação 2526-6349 2175-1943 10.47822/bn.v13iSuppl.1 reponame:Bionorte instname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) instacron:FUNORTE |
instname_str |
Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) |
instacron_str |
FUNORTE |
institution |
FUNORTE |
reponame_str |
Bionorte |
collection |
Bionorte |
repository.name.fl_str_mv |
Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br |
_version_ |
1797067934067064832 |