Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Brunna Martins
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rocha, Diego Barbosa, Mayra Rodrigues Nascimento, Ramos, Victoria Karen de Sousa, Araújo, Mirelly Cristie Antunes Cabral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bionorte
Texto Completo: http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/511
Resumo: Objetivo: relatar a experiência adquirida ao sensibilizar as mulheres acerca do autoconhecimento das mamas como forma de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência, realizado por acadêmicos do curso de graduação em enfermagem em uma unidade de ESF (Estratégia de Saúde da Família), na cidade de Montes Claros (MG), entre os meses de outubro e novembro de 2021. Elaborou-se, inicialmente, o planejamento da matriz de intervenção, com o intuito de orientar as mulheres da área de abrangência sobre o outubro Rosa. Dessa forma, foi utilizado o instrumento folder didático. A abordagem educativa foi realizada através de visita domiciliar e demanda espontânea. Resultados: a estratégia envolveu cerca de 16 mulheres, todas com idade acima de 40 anos, visto que o foco foi a prevenção. Observou-se que a prevenção é uma forma de sensibilizar as mulheres sobre o risco de desenvolver o câncer de mama, além do mais, percebeu-se que a intervenção de enfermagem foi de extrema importância. A experiência da abordagem individual proporcionou uma ampla visão sobre cada relato preventivo, tornando fundamental o contato profissional e cliente. Conclusão: em virtude do alto índice de acometimento de câncer de mama em mulheres nos últimos anos, faz-se necessária a aplicação de intervenções de enfermagem, visando identificar os fatores percursores de risco, enfatizando no autoconhecimento das mamas como forma de prevenção. Consequentemente, quanto mais precoce o diagnóstico, melhor será o prognóstico.
id FUNORTE_ac0d92f5679534f6e422bf986470e609
oai_identifier_str oai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/511
network_acronym_str FUNORTE
network_name_str Bionorte
repository_id_str
spelling Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativoCâncerMamaIntervençãoObjetivo: relatar a experiência adquirida ao sensibilizar as mulheres acerca do autoconhecimento das mamas como forma de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência, realizado por acadêmicos do curso de graduação em enfermagem em uma unidade de ESF (Estratégia de Saúde da Família), na cidade de Montes Claros (MG), entre os meses de outubro e novembro de 2021. Elaborou-se, inicialmente, o planejamento da matriz de intervenção, com o intuito de orientar as mulheres da área de abrangência sobre o outubro Rosa. Dessa forma, foi utilizado o instrumento folder didático. A abordagem educativa foi realizada através de visita domiciliar e demanda espontânea. Resultados: a estratégia envolveu cerca de 16 mulheres, todas com idade acima de 40 anos, visto que o foco foi a prevenção. Observou-se que a prevenção é uma forma de sensibilizar as mulheres sobre o risco de desenvolver o câncer de mama, além do mais, percebeu-se que a intervenção de enfermagem foi de extrema importância. A experiência da abordagem individual proporcionou uma ampla visão sobre cada relato preventivo, tornando fundamental o contato profissional e cliente. Conclusão: em virtude do alto índice de acometimento de câncer de mama em mulheres nos últimos anos, faz-se necessária a aplicação de intervenções de enfermagem, visando identificar os fatores percursores de risco, enfatizando no autoconhecimento das mamas como forma de prevenção. Consequentemente, quanto mais precoce o diagnóstico, melhor será o prognóstico.Centro Universitário FUNORTE2022-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/511Bionorte; v. 11 n. S2 (2022): I Mostra de trabalhos de pesquisa: atividades transversais nos cursos de graduação2526-63492175-194310.47822/bn.v11iS2reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/511/309Copyright (c) 2022 Brunna Martins Silva, Diego Barbosa Rocha, Mayra Rodrigues Nascimento, Victoria Karen de Sousa Ramos, Mirelly Cristie Antunes Cabral Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Brunna Martins Rocha, Diego Barbosa Mayra Rodrigues NascimentoRamos, Victoria Karen de Sousa Araújo, Mirelly Cristie Antunes Cabral 2023-05-29T11:51:45Zoai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/511Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2023-05-29T11:51:45Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativo
title Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativo
spellingShingle Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativo
Silva, Brunna Martins
Câncer
Mama
Intervenção
title_short Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativo
title_full Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativo
title_fullStr Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativo
title_full_unstemmed Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativo
title_sort Diagnóstico precoce do câncer de mama: sensibilização através do folder educativo
author Silva, Brunna Martins
author_facet Silva, Brunna Martins
Rocha, Diego Barbosa
Mayra Rodrigues Nascimento
Ramos, Victoria Karen de Sousa
Araújo, Mirelly Cristie Antunes Cabral
author_role author
author2 Rocha, Diego Barbosa
Mayra Rodrigues Nascimento
Ramos, Victoria Karen de Sousa
Araújo, Mirelly Cristie Antunes Cabral
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Brunna Martins
Rocha, Diego Barbosa
Mayra Rodrigues Nascimento
Ramos, Victoria Karen de Sousa
Araújo, Mirelly Cristie Antunes Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Câncer
Mama
Intervenção
topic Câncer
Mama
Intervenção
description Objetivo: relatar a experiência adquirida ao sensibilizar as mulheres acerca do autoconhecimento das mamas como forma de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência, realizado por acadêmicos do curso de graduação em enfermagem em uma unidade de ESF (Estratégia de Saúde da Família), na cidade de Montes Claros (MG), entre os meses de outubro e novembro de 2021. Elaborou-se, inicialmente, o planejamento da matriz de intervenção, com o intuito de orientar as mulheres da área de abrangência sobre o outubro Rosa. Dessa forma, foi utilizado o instrumento folder didático. A abordagem educativa foi realizada através de visita domiciliar e demanda espontânea. Resultados: a estratégia envolveu cerca de 16 mulheres, todas com idade acima de 40 anos, visto que o foco foi a prevenção. Observou-se que a prevenção é uma forma de sensibilizar as mulheres sobre o risco de desenvolver o câncer de mama, além do mais, percebeu-se que a intervenção de enfermagem foi de extrema importância. A experiência da abordagem individual proporcionou uma ampla visão sobre cada relato preventivo, tornando fundamental o contato profissional e cliente. Conclusão: em virtude do alto índice de acometimento de câncer de mama em mulheres nos últimos anos, faz-se necessária a aplicação de intervenções de enfermagem, visando identificar os fatores percursores de risco, enfatizando no autoconhecimento das mamas como forma de prevenção. Consequentemente, quanto mais precoce o diagnóstico, melhor será o prognóstico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/511
url http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/511/309
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FUNORTE
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FUNORTE
dc.source.none.fl_str_mv Bionorte; v. 11 n. S2 (2022): I Mostra de trabalhos de pesquisa: atividades transversais nos cursos de graduação
2526-6349
2175-1943
10.47822/bn.v11iS2
reponame:Bionorte
instname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
instacron:FUNORTE
instname_str Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
instacron_str FUNORTE
institution FUNORTE
reponame_str Bionorte
collection Bionorte
repository.name.fl_str_mv Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
repository.mail.fl_str_mv editor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br
_version_ 1797067933182066688