Abordagem da equipe de enfermagem aos hipertensos e diabéticos acerca da Covid-19: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Laisse Stefani Campos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Chagas, Theully Priscielly Mendes, Araújo, Mirelly Cristie Antunes Cabral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bionorte
Texto Completo: http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/40
Resumo: Objetivo: relatar a experiência no desenvolvimento de um instrumento educativo acerva da Covid-19 para hipertensos e diabéticos na saúde da família. Materiais e métodos: trata-se de um relato de experiência realizado na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Vila Sion na cidade de Montes Claros – MG, em dezembro de 2020. Inicialmente, foi criado um folder educativo para instruir sobre formas de transmissão, formas de prevenção, grupos de risco para a doença e complicações relacionadas ao COVID-19. O folder foi voltado para pacientes hipertensos e diabéticos que fazem parte do grupo de risco. Como forma de instruí-los, foi focado em informar qual a diferença do acometimento causado pelo COVID-19 nesta parcela populacional e como realizar a devida prevenção nessa doença. Resultados: a educação em saúde foi realizada com a participação de 16 indivíduos, sendo destes 50 % diabéticos e hipertensos e os demais eram familiares e pessoas com outras vulnerabilidades. O uso do instrumento educativo facilitou a abordagem ao paciente de modo que fortaleceu princípios preventivos e desmitificou hábitos que não condiziam aos cuidados com Covid, ainda esclareceu o desconhecimento de grupos de vulnerabilidade sobre terminologias técnicas usadas nos meios de comunicação para o público leigo. Conclusão: conclui-se que a abordagem educativa é de extrema importância para o fortalecimento das orientações preventivas contra o Covid-19. Ressalta-se que a atenção primária possui autonomia e estratégia de abordagem para todos os grupos, inclusive os mais vulneráveis.
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