Abordagem à família de uma paciente portadora de erisipela e hipertensão arterial
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bionorte |
Texto Completo: | http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/168 |
Resumo: | Objetivo: relatar a experiência de uma paciente portadora de Erisipela e Hipertensão Arterial, identificando o conceito de família e os fatores associados à abordagem familiar na Estratégia de Saúde da Família. Materiais e Métodos: os conhecimentos adquiridos através do Programa de Integração, Serviço, Ensino e Comunidade em relação à consulta de enfermagem e estudo de família, levaram a dados coletados através das ferramentas de abordagem familiar, genograma/genopro para avaliação estrutural interna da família, o ecomapa para avaliação estrutural externa da família. Subsequentemente, foi realizada a consulta de enfermagem, estabelecendo diagnóstico de enfermagem da paciente índice e realizada a educação em saúde em família, abordando a importância da prática de atividade física a domicílio e alimentação saudável. Resultados: com a avaliação através das ferramentas de abordagem e a implementação do plano de cuidado, ocorreu a sensibilização da paciente quanto a importância da prática de atividade física e de alimentar-se adequadamente, ademais sobre a importância do controle da pressão arterial e erisipela dentro dos padrões de normalidade. Conclusão: neste relato de experiência, concluímos a importância da utilização da abordagem familiar para o estudo e aproximação dos profissionais de saúde das famílias a partir do uso das ferramentas de acesso, visto que estas constituem uma ação aprofundada por meio da compreensão e elaboração de uma estratégia intrínseca a cada conjunto familiar. |
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Abordagem à família de uma paciente portadora de erisipela e hipertensão arterialAbordagem FamiliarErisipelaHipertensão Arterial Sistêmica.Objetivo: relatar a experiência de uma paciente portadora de Erisipela e Hipertensão Arterial, identificando o conceito de família e os fatores associados à abordagem familiar na Estratégia de Saúde da Família. Materiais e Métodos: os conhecimentos adquiridos através do Programa de Integração, Serviço, Ensino e Comunidade em relação à consulta de enfermagem e estudo de família, levaram a dados coletados através das ferramentas de abordagem familiar, genograma/genopro para avaliação estrutural interna da família, o ecomapa para avaliação estrutural externa da família. Subsequentemente, foi realizada a consulta de enfermagem, estabelecendo diagnóstico de enfermagem da paciente índice e realizada a educação em saúde em família, abordando a importância da prática de atividade física a domicílio e alimentação saudável. Resultados: com a avaliação através das ferramentas de abordagem e a implementação do plano de cuidado, ocorreu a sensibilização da paciente quanto a importância da prática de atividade física e de alimentar-se adequadamente, ademais sobre a importância do controle da pressão arterial e erisipela dentro dos padrões de normalidade. Conclusão: neste relato de experiência, concluímos a importância da utilização da abordagem familiar para o estudo e aproximação dos profissionais de saúde das famílias a partir do uso das ferramentas de acesso, visto que estas constituem uma ação aprofundada por meio da compreensão e elaboração de uma estratégia intrínseca a cada conjunto familiar.Centro Universitário FUNORTE2022-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/168Bionorte; v. 8 n. S1 (2019): Anais da III Mostra de Enfermagem: o saber da Enfermagem em seus diversos cenários de atuação2526-63492175-1943reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/168/170Copyright (c) 2022 Janine Pereira Meira, Milleny Isabelle de Moura Captain, Sofhia Nataly Almeida Queiroz, Thaynara Cardoso Ferreira, Bruna Roberta Meira Rioshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeira, Janine Pereira Captain, Milleny Isabelle de MouraQueiroz, Sofhia Nataly Almeida Ferreira, Thaynara Cardoso Rios, Bruna Roberta Meira 2022-03-21T13:51:58Zoai:ojs2.funorte2.hospedagemdesites.ws:article/168Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2022-03-21T13:51:58Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false |
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