REAÇÃO DO MERCADO À OPINIÃO MODIFICADA DA AUDITORIA: VALOR DE MERCADO E PERCEPÇÃO DE RISCO
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Universo Contábil |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/7766 |
Resumo: | Considerada a relevância da informação contábil aliada ao processo de auditoria, este estudo tem por objetivo verificar se o relatório de auditoria com opinião modificada influencia o retorno do preço das ações e a percepção de risco, e, adicionalmente, verificar se a ênfase provoca reação similar. Foram realizados testes de modelos de regressão multivariada que consideraram relatórios e cotações de 231 empresas/ação entre 2010 e 2017. Os resultados não apontaram significância estatística entre a opinião modificada e a variação do valor de mercado, mas revelaram que a opinião modificada afeta a percepção de risco dos investidores, comportamento similar na existência do parágrafo de ênfase onde os testes estatísticos apresentaram resultados inconclusivos em relação ao preço e significância para o aumento da volatilidade. |
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Considerada a relevância da informação contábil aliada ao processo de auditoria, este estudo tem por objetivo verificar se o relatório de auditoria com opinião modificada influencia o retorno do preço das ações e a percepção de risco, e, adicionalmente, verificar se a ênfase provoca reação similar. Foram realizados testes de modelos de regressão multivariada que consideraram relatórios e cotações de 231 empresas/ação entre 2010 e 2017. Os resultados não apontaram significância estatística entre a opinião modificada e a variação do valor de mercado, mas revelaram que a opinião modificada afeta a percepção de risco dos investidores, comportamento similar na existência do parágrafo de ênfase onde os testes estatísticos apresentaram resultados inconclusivos em relação ao preço e significância para o aumento da volatilidade. |
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