A INFLUÊNCIA DE FATORES INSTITUCIONAIS SOBRE A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NA AMÉRICA LATINA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Universo Contábil |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/6973 |
Resumo: | A despeito do crescente volume de pesquisas sobre o desempenho socioambiental corporativo e sua evidenciação, poucos estudos se dedicaram a comparar países latino-americanos, considerando fatores institucionais relativos ao contexto do país e às empresas que neles atuam. Neste contexto, o estudo teve como principal objetivo investigar os determinantes institucionais da divulgação de informações socioambientais de companhias das seis maiores economias da América Latina, a saber, Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile e Peru. Os pressupostos da abordagem do Sistema Nacional de Negócios (SNN) foram tomados de suporte teórico para propor as hipóteses de pesquisa. Os resultados, obtidos junto a uma amostra de 587 empresas presentes no relatório Reports List 2015 da Global Reporting Initiative, evidenciaram (i) a existência de níveis mais elevados de divulgação pelas empresas que atuam no Peru, no Chile e na Argentina, (ii) a influência negativa dos níveis de liberdade econômica, desenvolvimento humano e rigor na aplicação de regulação ambiental, e (iii) a influência positiva do ambiente de governança, do nível de corrupção e da listagem em índices de sustentabilidade sobre a divulgação socioambiental. O estudo contribui para suplantar uma lacuna na literatura empírica ao relacionar fatores institucionais no nível de país e no nível da firma com foco na América Latina. Discutem-se ainda algumas limitações do estudo e oportunidades de futuras pesquisas no campo. |
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A INFLUÊNCIA DE FATORES INSTITUCIONAIS SOBRE A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NA AMÉRICA LATINAResponsabilidade Social CorporativaAmbiente InstitucionalGlobal Reporting InitiativeDivulgação.A despeito do crescente volume de pesquisas sobre o desempenho socioambiental corporativo e sua evidenciação, poucos estudos se dedicaram a comparar países latino-americanos, considerando fatores institucionais relativos ao contexto do país e às empresas que neles atuam. Neste contexto, o estudo teve como principal objetivo investigar os determinantes institucionais da divulgação de informações socioambientais de companhias das seis maiores economias da América Latina, a saber, Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile e Peru. Os pressupostos da abordagem do Sistema Nacional de Negócios (SNN) foram tomados de suporte teórico para propor as hipóteses de pesquisa. Os resultados, obtidos junto a uma amostra de 587 empresas presentes no relatório Reports List 2015 da Global Reporting Initiative, evidenciaram (i) a existência de níveis mais elevados de divulgação pelas empresas que atuam no Peru, no Chile e na Argentina, (ii) a influência negativa dos níveis de liberdade econômica, desenvolvimento humano e rigor na aplicação de regulação ambiental, e (iii) a influência positiva do ambiente de governança, do nível de corrupção e da listagem em índices de sustentabilidade sobre a divulgação socioambiental. O estudo contribui para suplantar uma lacuna na literatura empírica ao relacionar fatores institucionais no nível de país e no nível da firma com foco na América Latina. Discutem-se ainda algumas limitações do estudo e oportunidades de futuras pesquisas no campo.Universidade Regional de Blumenau2019-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/697310.4270/ruc.2018321Revista Universo Contábil; v. 14 n. 3 (2018); 89-1111809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/6973/4150Copyright (c) 2019 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Sérgio Henrique de OliveiraFreitas, George Alberto deOliveira, Marcelle ColaresLeocádio, Áurio Lúcio2022-07-21T03:15:04Zoai:ojs.bu.furb.br:article/6973Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T03:15:04Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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