TRANSPARÊNCIA DO PODER EXECUTIVO DOS ESTADOS BRASILEIROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jahns, Fernando Tagliaro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Raupp, Fabiano Maury
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Universo Contábil
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5324
Resumo: O estudo investigou a transparência do Poder Executivo dos estados brasileiros, a partir dos portais eletrônicos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por meio de um estudo de levantamento, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados mediante observações nos portais eletrônicos e registrados com auxílio de um protocolo de observação. A investigação da transparência nos portais revela que a maioria dos estados apresenta capacidade média de atendimento aos parâmetros de análise definidos nos elementos publicidade, compreensibilidade e utilidade. Esta capacidade indica atendimento às exigências legais, sem inovações ou diferenciais visando à transparência das informações públicas. O elemento compreensibilidade evidenciou ser o que mais necessita de desenvolvimento por parte dos estados, na busca por maior entendimento por parte dos usuários. O elemento publicidade retratou capacidade média na maior parte de seus parâmetros. Já o elemento utilidade se apresentou com capacidade alta, demonstrando a preocupação dos estados em respeitar a legislação e disponibilizar suas informações financeiras. A pesquisa possibilitou a estruturação de um ranking dos portais estaduais, no qual Espírito Santo, Ceará e Distrito Federal se apresentam como os destaques positivos, e Bahia, Alagoas e Sergipe os mais passíveis de melhoria. 
id FURB-5_4790b4a7e08e6faa9e1f5c2b51e9810e
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/5324
network_acronym_str FURB-5
network_name_str Revista Universo Contábil
repository_id_str
spelling TRANSPARÊNCIA DO PODER EXECUTIVO DOS ESTADOS BRASILEIROSTTransparência Pública. Portais Eletrônicos. Poder Executivo EstadualO estudo investigou a transparência do Poder Executivo dos estados brasileiros, a partir dos portais eletrônicos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por meio de um estudo de levantamento, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados mediante observações nos portais eletrônicos e registrados com auxílio de um protocolo de observação. A investigação da transparência nos portais revela que a maioria dos estados apresenta capacidade média de atendimento aos parâmetros de análise definidos nos elementos publicidade, compreensibilidade e utilidade. Esta capacidade indica atendimento às exigências legais, sem inovações ou diferenciais visando à transparência das informações públicas. O elemento compreensibilidade evidenciou ser o que mais necessita de desenvolvimento por parte dos estados, na busca por maior entendimento por parte dos usuários. O elemento publicidade retratou capacidade média na maior parte de seus parâmetros. Já o elemento utilidade se apresentou com capacidade alta, demonstrando a preocupação dos estados em respeitar a legislação e disponibilizar suas informações financeiras. A pesquisa possibilitou a estruturação de um ranking dos portais estaduais, no qual Espírito Santo, Ceará e Distrito Federal se apresentam como os destaques positivos, e Bahia, Alagoas e Sergipe os mais passíveis de melhoria. Universidade Regional de Blumenau2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5324Revista Universo Contábil; v. 12 n. 3 (2016); 65-721809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5324/3382Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessJahns, Fernando TagliaroRaupp, Fabiano Maury2022-07-21T03:20:55Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5324Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T03:20:55Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSPARÊNCIA DO PODER EXECUTIVO DOS ESTADOS BRASILEIROS
title TRANSPARÊNCIA DO PODER EXECUTIVO DOS ESTADOS BRASILEIROS
spellingShingle TRANSPARÊNCIA DO PODER EXECUTIVO DOS ESTADOS BRASILEIROS
Jahns, Fernando Tagliaro
TTransparência Pública. Portais Eletrônicos. Poder Executivo Estadual
title_short TRANSPARÊNCIA DO PODER EXECUTIVO DOS ESTADOS BRASILEIROS
title_full TRANSPARÊNCIA DO PODER EXECUTIVO DOS ESTADOS BRASILEIROS
title_fullStr TRANSPARÊNCIA DO PODER EXECUTIVO DOS ESTADOS BRASILEIROS
title_full_unstemmed TRANSPARÊNCIA DO PODER EXECUTIVO DOS ESTADOS BRASILEIROS
title_sort TRANSPARÊNCIA DO PODER EXECUTIVO DOS ESTADOS BRASILEIROS
author Jahns, Fernando Tagliaro
author_facet Jahns, Fernando Tagliaro
Raupp, Fabiano Maury
author_role author
author2 Raupp, Fabiano Maury
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jahns, Fernando Tagliaro
Raupp, Fabiano Maury
dc.subject.por.fl_str_mv TTransparência Pública. Portais Eletrônicos. Poder Executivo Estadual
topic TTransparência Pública. Portais Eletrônicos. Poder Executivo Estadual
description O estudo investigou a transparência do Poder Executivo dos estados brasileiros, a partir dos portais eletrônicos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por meio de um estudo de levantamento, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados mediante observações nos portais eletrônicos e registrados com auxílio de um protocolo de observação. A investigação da transparência nos portais revela que a maioria dos estados apresenta capacidade média de atendimento aos parâmetros de análise definidos nos elementos publicidade, compreensibilidade e utilidade. Esta capacidade indica atendimento às exigências legais, sem inovações ou diferenciais visando à transparência das informações públicas. O elemento compreensibilidade evidenciou ser o que mais necessita de desenvolvimento por parte dos estados, na busca por maior entendimento por parte dos usuários. O elemento publicidade retratou capacidade média na maior parte de seus parâmetros. Já o elemento utilidade se apresentou com capacidade alta, demonstrando a preocupação dos estados em respeitar a legislação e disponibilizar suas informações financeiras. A pesquisa possibilitou a estruturação de um ranking dos portais estaduais, no qual Espírito Santo, Ceará e Distrito Federal se apresentam como os destaques positivos, e Bahia, Alagoas e Sergipe os mais passíveis de melhoria. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5324
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5324/3382
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Revista Universo Contábil; v. 12 n. 3 (2016); 65-72
1809-3337
1809-3337
reponame:Revista Universo Contábil
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista Universo Contábil
collection Revista Universo Contábil
repository.name.fl_str_mv Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||universocontabil@furb.br
_version_ 1798945117222993920