QUALIDADE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE COMPANHIAS BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ihlenffeldt, Edson Luiz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Colauto, Romualdo Douglas, Barros, Claudio Marcelo Edwards
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Universo Contábil
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8369
Resumo: A internacionalização proporciona oportunidades e impõe desafios, se constituindo em estratégia à sobrevivência no mercado interno e à expansão para o exterior. Nesse sentido, o estudo identificou a influência da Qualidade do Conselho de Administração na internacionalização de companhias brasileiras com ações negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) no período de 2012-2016. Para tanto, elaborou-se uma métrica para mapear o Índice de Qualidade do Conselho de Administração e utilizou a metodologia da UNCTAD/ONU para medir a internacionalização das empresas. A amostra do estudo utilizou 85 empresas, distribuídas em 5 unidades de corte transversal, totalizando 425 observações em painel balanceado. Os dados foram coletados na plataforma Bloomberg® e Formulários de Referência. Utilizando-se inferência estatística em modelo de regressão MQO, os achados permitiram confirmar a hipótese de que quanto maior o índice de Qualidade do Conselho de Administração maior a internacionalização das empresas. As variáveis de controle número de países e tamanho, explicam a internacionalização, ratificando a relação esperada com base no referencial teórico. Por outro lado, as variáveis tempo, segmentos diferenciados de listagem na Bolsa de Valores e alavancagem não se mostraram estatisticamente significantes para explicar a internacionalização. Na medida em que sinaliza que a Qualidade do Conselho de Administração atrai novos aportes de recursos internos e externos, expandindo as fronteiras, o estudo também destaca a amplitude e a relevância das discussões dessa temática.
id FURB-5_48efcdbf03b00751fae3218e1bb1bbd5
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/8369
network_acronym_str FURB-5
network_name_str Revista Universo Contábil
repository_id_str
spelling QUALIDADE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE COMPANHIAS BRASILEIRASInternacionalizaçãoConselho de AdministraçãoTeoria da Agência.A internacionalização proporciona oportunidades e impõe desafios, se constituindo em estratégia à sobrevivência no mercado interno e à expansão para o exterior. Nesse sentido, o estudo identificou a influência da Qualidade do Conselho de Administração na internacionalização de companhias brasileiras com ações negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) no período de 2012-2016. Para tanto, elaborou-se uma métrica para mapear o Índice de Qualidade do Conselho de Administração e utilizou a metodologia da UNCTAD/ONU para medir a internacionalização das empresas. A amostra do estudo utilizou 85 empresas, distribuídas em 5 unidades de corte transversal, totalizando 425 observações em painel balanceado. Os dados foram coletados na plataforma Bloomberg® e Formulários de Referência. Utilizando-se inferência estatística em modelo de regressão MQO, os achados permitiram confirmar a hipótese de que quanto maior o índice de Qualidade do Conselho de Administração maior a internacionalização das empresas. As variáveis de controle número de países e tamanho, explicam a internacionalização, ratificando a relação esperada com base no referencial teórico. Por outro lado, as variáveis tempo, segmentos diferenciados de listagem na Bolsa de Valores e alavancagem não se mostraram estatisticamente significantes para explicar a internacionalização. Na medida em que sinaliza que a Qualidade do Conselho de Administração atrai novos aportes de recursos internos e externos, expandindo as fronteiras, o estudo também destaca a amplitude e a relevância das discussões dessa temática.Universidade Regional de Blumenau2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/836910.4270/ruc.2019429Revista Universo Contábil; v. 15 n. 4 (2019); 87-1081809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8369/4928Copyright (c) 2020 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessIhlenffeldt, Edson LuizColauto, Romualdo DouglasBarros, Claudio Marcelo Edwards2022-07-21T03:00:07Zoai:ojs.bu.furb.br:article/8369Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T03:00:07Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE COMPANHIAS BRASILEIRAS
title QUALIDADE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE COMPANHIAS BRASILEIRAS
spellingShingle QUALIDADE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE COMPANHIAS BRASILEIRAS
Ihlenffeldt, Edson Luiz
Internacionalização
Conselho de Administração
Teoria da Agência.
title_short QUALIDADE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE COMPANHIAS BRASILEIRAS
title_full QUALIDADE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE COMPANHIAS BRASILEIRAS
title_fullStr QUALIDADE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE COMPANHIAS BRASILEIRAS
title_full_unstemmed QUALIDADE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE COMPANHIAS BRASILEIRAS
title_sort QUALIDADE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE COMPANHIAS BRASILEIRAS
author Ihlenffeldt, Edson Luiz
author_facet Ihlenffeldt, Edson Luiz
Colauto, Romualdo Douglas
Barros, Claudio Marcelo Edwards
author_role author
author2 Colauto, Romualdo Douglas
Barros, Claudio Marcelo Edwards
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ihlenffeldt, Edson Luiz
Colauto, Romualdo Douglas
Barros, Claudio Marcelo Edwards
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Conselho de Administração
Teoria da Agência.
topic Internacionalização
Conselho de Administração
Teoria da Agência.
description A internacionalização proporciona oportunidades e impõe desafios, se constituindo em estratégia à sobrevivência no mercado interno e à expansão para o exterior. Nesse sentido, o estudo identificou a influência da Qualidade do Conselho de Administração na internacionalização de companhias brasileiras com ações negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) no período de 2012-2016. Para tanto, elaborou-se uma métrica para mapear o Índice de Qualidade do Conselho de Administração e utilizou a metodologia da UNCTAD/ONU para medir a internacionalização das empresas. A amostra do estudo utilizou 85 empresas, distribuídas em 5 unidades de corte transversal, totalizando 425 observações em painel balanceado. Os dados foram coletados na plataforma Bloomberg® e Formulários de Referência. Utilizando-se inferência estatística em modelo de regressão MQO, os achados permitiram confirmar a hipótese de que quanto maior o índice de Qualidade do Conselho de Administração maior a internacionalização das empresas. As variáveis de controle número de países e tamanho, explicam a internacionalização, ratificando a relação esperada com base no referencial teórico. Por outro lado, as variáveis tempo, segmentos diferenciados de listagem na Bolsa de Valores e alavancagem não se mostraram estatisticamente significantes para explicar a internacionalização. Na medida em que sinaliza que a Qualidade do Conselho de Administração atrai novos aportes de recursos internos e externos, expandindo as fronteiras, o estudo também destaca a amplitude e a relevância das discussões dessa temática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8369
10.4270/ruc.2019429
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8369
identifier_str_mv 10.4270/ruc.2019429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8369/4928
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Universo Contábil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Universo Contábil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Revista Universo Contábil; v. 15 n. 4 (2019); 87-108
1809-3337
1809-3337
reponame:Revista Universo Contábil
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista Universo Contábil
collection Revista Universo Contábil
repository.name.fl_str_mv Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||universocontabil@furb.br
_version_ 1798945117721067520