ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIÇÃO SOCIAL EMPREGADAS NA EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA LEGITIMIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Universo Contábil |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4779 |
Resumo: | Esse estudo analisa como as empresas brasileiras de capital aberto utilizam a evidenciação ambiental como instrumento de legitimação social, verificando se o objetivo da evidenciação é ganhar, manter ou recuperar a legitimidade; se isso ocorre de maneira pragmática, moral ou cognitiva, bem como as estratégias utilizadas para esse fim. Foram examinadas as informações ambientais divulgadas nos relatórios de sustentabilidade das empresas que compunham a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA relativo ao ano de 2013, adotando-se como unidade de numeração os parágrafos evidenciados. A amostra é composta por trinta empresas pertencentes a diversos setores da economia. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivo descritivo, abordagem quantitativa do problema e procedimento técnico documental. Os dados obtidos no estudo permitem concluir que as empresas da amostra utilizaram a evidenciação ambiental como instrumento de legitimação social, fazendo-o de várias formas e utilizando diversas estratégias. Evidenciam suas informações ambientais com o intuito, preferencialmente, de ganhar legitimidade, empregando equilibradamente a forma pragmática, moral e cognitiva em sua evidenciação, relatando ações que visem popularizar seus modelos, fazer adeptos à sua forma de gestão, cooptar integrantes para desenvolver ações ambientais, mostrar que produzem resultados ambientalmente adequados, entre outras. |
id |
FURB-5_e557073b86996f56fbc4f7155b8753ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/4779 |
network_acronym_str |
FURB-5 |
network_name_str |
Revista Universo Contábil |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIÇÃO SOCIAL EMPREGADAS NA EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA LEGITIMIDADEEvidenciação AmbientalTeoria da LegitimidadeEstratégias de Legitimação SocialRelatórios de Sustentabilidade.Esse estudo analisa como as empresas brasileiras de capital aberto utilizam a evidenciação ambiental como instrumento de legitimação social, verificando se o objetivo da evidenciação é ganhar, manter ou recuperar a legitimidade; se isso ocorre de maneira pragmática, moral ou cognitiva, bem como as estratégias utilizadas para esse fim. Foram examinadas as informações ambientais divulgadas nos relatórios de sustentabilidade das empresas que compunham a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA relativo ao ano de 2013, adotando-se como unidade de numeração os parágrafos evidenciados. A amostra é composta por trinta empresas pertencentes a diversos setores da economia. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivo descritivo, abordagem quantitativa do problema e procedimento técnico documental. Os dados obtidos no estudo permitem concluir que as empresas da amostra utilizaram a evidenciação ambiental como instrumento de legitimação social, fazendo-o de várias formas e utilizando diversas estratégias. Evidenciam suas informações ambientais com o intuito, preferencialmente, de ganhar legitimidade, empregando equilibradamente a forma pragmática, moral e cognitiva em sua evidenciação, relatando ações que visem popularizar seus modelos, fazer adeptos à sua forma de gestão, cooptar integrantes para desenvolver ações ambientais, mostrar que produzem resultados ambientalmente adequados, entre outras.Universidade Regional de Blumenau2015-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/477910.4270/ruc.20151136-156Revista Universo Contábil; v. 11 n. 1 (2015); 136-1561809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4779/2956Copyright (c) 2015 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Daiane PiasOtt, Ernani2022-07-21T03:25:07Zoai:ojs.bu.furb.br:article/4779Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T03:25:07Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIÇÃO SOCIAL EMPREGADAS NA EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA LEGITIMIDADE |
title |
ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIÇÃO SOCIAL EMPREGADAS NA EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA LEGITIMIDADE |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIÇÃO SOCIAL EMPREGADAS NA EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA LEGITIMIDADE Machado, Daiane Pias Evidenciação Ambiental Teoria da Legitimidade Estratégias de Legitimação Social Relatórios de Sustentabilidade. |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIÇÃO SOCIAL EMPREGADAS NA EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA LEGITIMIDADE |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIÇÃO SOCIAL EMPREGADAS NA EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA LEGITIMIDADE |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIÇÃO SOCIAL EMPREGADAS NA EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA LEGITIMIDADE |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIÇÃO SOCIAL EMPREGADAS NA EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA LEGITIMIDADE |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIÇÃO SOCIAL EMPREGADAS NA EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA LEGITIMIDADE |
author |
Machado, Daiane Pias |
author_facet |
Machado, Daiane Pias Ott, Ernani |
author_role |
author |
author2 |
Ott, Ernani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Daiane Pias Ott, Ernani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evidenciação Ambiental Teoria da Legitimidade Estratégias de Legitimação Social Relatórios de Sustentabilidade. |
topic |
Evidenciação Ambiental Teoria da Legitimidade Estratégias de Legitimação Social Relatórios de Sustentabilidade. |
description |
Esse estudo analisa como as empresas brasileiras de capital aberto utilizam a evidenciação ambiental como instrumento de legitimação social, verificando se o objetivo da evidenciação é ganhar, manter ou recuperar a legitimidade; se isso ocorre de maneira pragmática, moral ou cognitiva, bem como as estratégias utilizadas para esse fim. Foram examinadas as informações ambientais divulgadas nos relatórios de sustentabilidade das empresas que compunham a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA relativo ao ano de 2013, adotando-se como unidade de numeração os parágrafos evidenciados. A amostra é composta por trinta empresas pertencentes a diversos setores da economia. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivo descritivo, abordagem quantitativa do problema e procedimento técnico documental. Os dados obtidos no estudo permitem concluir que as empresas da amostra utilizaram a evidenciação ambiental como instrumento de legitimação social, fazendo-o de várias formas e utilizando diversas estratégias. Evidenciam suas informações ambientais com o intuito, preferencialmente, de ganhar legitimidade, empregando equilibradamente a forma pragmática, moral e cognitiva em sua evidenciação, relatando ações que visem popularizar seus modelos, fazer adeptos à sua forma de gestão, cooptar integrantes para desenvolver ações ambientais, mostrar que produzem resultados ambientalmente adequados, entre outras. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4779 10.4270/ruc.20151136-156 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4779 |
identifier_str_mv |
10.4270/ruc.20151136-156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4779/2956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Universo Contábil info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Universo Contábil |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Universo Contábil; v. 11 n. 1 (2015); 136-156 1809-3337 1809-3337 reponame:Revista Universo Contábil instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Revista Universo Contábil |
collection |
Revista Universo Contábil |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||universocontabil@furb.br |
_version_ |
1798945116888498176 |