ASSURANCE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: QUAIS FATORES PODEM INFLUENCIAR A SUA OCORRÊNCIA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges Silveira, Gabriela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alberton, Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Universo Contábil
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8022
Resumo: A asseguração externa tem sido empregada no sentido de atribuir credibilidade aos relatórios de sustentabilidade (RS), de modo a influenciar a percepção sobre o nível de legitimidade das organizações. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que podem influenciar a ocorrência da asseguração dos RS. A amostra deste estudo compreende as empresas brasileiras listadas na B3 em 2017 e que divulgaram seus RS durante o período de 2012 a 2016. Por meio da técnica de regressão logística em painel de efeitos mistos, buscou-se testar a relação entre a probabilidade da adoção da asseguração dos RS e as variáveis Setor Ambientalmente Sensível, Pressão do Setor, Comitê de Sustentabilidade, Global Reporting Initiative e Oportunidade de Crescimento, além das variáveis de controle apontadas pela literatura, que são: Tamanho, Rentabilidade, Endividamento e Setor. De acordo com os resultados, Pressão do Setor, Comitê de Sustentabilidade, Diretrizes da GRI e Tamanho são fatores que podem influenciar a adoção da asseguração dos RS. Esses achados sugerem que a busca das empresas por legitimidade por meio dessa prática ocorre em empresas maiores e mais evidentes, e pode resultar de práticas amplamente adotadas em seu setor, do monitoramento das questões de sustentabilidade exercido por comitês especializados ligados à estrutura de governança corporativa e da adoção de práticas de relato que atribuem qualidade e credibilidade aos RS.
id FURB-5_e7c76ef9690828be2f7c4bccd944a0ba
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/8022
network_acronym_str FURB-5
network_name_str Revista Universo Contábil
repository_id_str
spelling ASSURANCE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: QUAIS FATORES PODEM INFLUENCIAR A SUA OCORRÊNCIA?Relatório de SustentabilidadeAsseguração ExternaLegitimidade.A asseguração externa tem sido empregada no sentido de atribuir credibilidade aos relatórios de sustentabilidade (RS), de modo a influenciar a percepção sobre o nível de legitimidade das organizações. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que podem influenciar a ocorrência da asseguração dos RS. A amostra deste estudo compreende as empresas brasileiras listadas na B3 em 2017 e que divulgaram seus RS durante o período de 2012 a 2016. Por meio da técnica de regressão logística em painel de efeitos mistos, buscou-se testar a relação entre a probabilidade da adoção da asseguração dos RS e as variáveis Setor Ambientalmente Sensível, Pressão do Setor, Comitê de Sustentabilidade, Global Reporting Initiative e Oportunidade de Crescimento, além das variáveis de controle apontadas pela literatura, que são: Tamanho, Rentabilidade, Endividamento e Setor. De acordo com os resultados, Pressão do Setor, Comitê de Sustentabilidade, Diretrizes da GRI e Tamanho são fatores que podem influenciar a adoção da asseguração dos RS. Esses achados sugerem que a busca das empresas por legitimidade por meio dessa prática ocorre em empresas maiores e mais evidentes, e pode resultar de práticas amplamente adotadas em seu setor, do monitoramento das questões de sustentabilidade exercido por comitês especializados ligados à estrutura de governança corporativa e da adoção de práticas de relato que atribuem qualidade e credibilidade aos RS.Universidade Regional de Blumenau2020-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/802210.4270/ruc.2019322Revista Universo Contábil; v. 15 n. 3 (2019); 96-1131809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8022/4729Copyright (c) 2020 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges Silveira, GabrielaAlberton, Luiz2022-07-21T03:01:26Zoai:ojs.bu.furb.br:article/8022Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T03:01:26Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv ASSURANCE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: QUAIS FATORES PODEM INFLUENCIAR A SUA OCORRÊNCIA?
title ASSURANCE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: QUAIS FATORES PODEM INFLUENCIAR A SUA OCORRÊNCIA?
spellingShingle ASSURANCE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: QUAIS FATORES PODEM INFLUENCIAR A SUA OCORRÊNCIA?
Borges Silveira, Gabriela
Relatório de Sustentabilidade
Asseguração Externa
Legitimidade.
title_short ASSURANCE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: QUAIS FATORES PODEM INFLUENCIAR A SUA OCORRÊNCIA?
title_full ASSURANCE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: QUAIS FATORES PODEM INFLUENCIAR A SUA OCORRÊNCIA?
title_fullStr ASSURANCE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: QUAIS FATORES PODEM INFLUENCIAR A SUA OCORRÊNCIA?
title_full_unstemmed ASSURANCE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: QUAIS FATORES PODEM INFLUENCIAR A SUA OCORRÊNCIA?
title_sort ASSURANCE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: QUAIS FATORES PODEM INFLUENCIAR A SUA OCORRÊNCIA?
author Borges Silveira, Gabriela
author_facet Borges Silveira, Gabriela
Alberton, Luiz
author_role author
author2 Alberton, Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges Silveira, Gabriela
Alberton, Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de Sustentabilidade
Asseguração Externa
Legitimidade.
topic Relatório de Sustentabilidade
Asseguração Externa
Legitimidade.
description A asseguração externa tem sido empregada no sentido de atribuir credibilidade aos relatórios de sustentabilidade (RS), de modo a influenciar a percepção sobre o nível de legitimidade das organizações. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que podem influenciar a ocorrência da asseguração dos RS. A amostra deste estudo compreende as empresas brasileiras listadas na B3 em 2017 e que divulgaram seus RS durante o período de 2012 a 2016. Por meio da técnica de regressão logística em painel de efeitos mistos, buscou-se testar a relação entre a probabilidade da adoção da asseguração dos RS e as variáveis Setor Ambientalmente Sensível, Pressão do Setor, Comitê de Sustentabilidade, Global Reporting Initiative e Oportunidade de Crescimento, além das variáveis de controle apontadas pela literatura, que são: Tamanho, Rentabilidade, Endividamento e Setor. De acordo com os resultados, Pressão do Setor, Comitê de Sustentabilidade, Diretrizes da GRI e Tamanho são fatores que podem influenciar a adoção da asseguração dos RS. Esses achados sugerem que a busca das empresas por legitimidade por meio dessa prática ocorre em empresas maiores e mais evidentes, e pode resultar de práticas amplamente adotadas em seu setor, do monitoramento das questões de sustentabilidade exercido por comitês especializados ligados à estrutura de governança corporativa e da adoção de práticas de relato que atribuem qualidade e credibilidade aos RS.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8022
10.4270/ruc.2019322
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8022
identifier_str_mv 10.4270/ruc.2019322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8022/4729
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Universo Contábil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Universo Contábil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Revista Universo Contábil; v. 15 n. 3 (2019); 96-113
1809-3337
1809-3337
reponame:Revista Universo Contábil
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista Universo Contábil
collection Revista Universo Contábil
repository.name.fl_str_mv Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||universocontabil@furb.br
_version_ 1798945117707436032