Amazônia Oriental e Andina segundo o “barômetro da sustentabilidade”: Esmeraldas (Equador) e Bragança (Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Erazo, Ana Cristina Olives
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Aline Maria Meiguins de, Vale, Francinelli de Angeli Francisco do, Pimentel, Marcia Aparecida da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/8802
Resumo: A proposta de desenvolvimento sustentável e sua compreensão demandam métodos que possibilitem sua quantificação e qualificação a partir de indicadores, baseados em diferentes variáveis, estabelecidos para medir a sustentabilidade de um sistema. Este trabalho teve por objetivo aplicar o Barômetro da Sustentabilidade em dois municípios, Bragança (Brasil) e Esmeraldas (Equador), de alta fragilidade ambiental pela sua localização em áreas estuarinas e pela ocorrência de áreas protegidas com a presença de manguezais. Foram selecionados 40 indicadores: 23 sociais, 3 econômicos e 14 ambientais. A avaliação indicou para Bragança a posição “potencialmente insustentável”, enquanto para Esmeraldas um desempenho “intermediário”. A avaliação da dimensão ambiental aponta uma situação de risco para os dois municípios devido ao avanço da alteração da cobertura vegetal nas áreas limites e próximo aos cursos d’água da região.
id FURB-6_a3ba8b5e8a1af99e3c1b5d55d7b075e5
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/8802
network_acronym_str FURB-6
network_name_str Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)
repository_id_str
spelling Amazônia Oriental e Andina segundo o “barômetro da sustentabilidade”: Esmeraldas (Equador) e Bragança (Brasil)Barômetro da sustentabilidadeBrasilconservaçãodesenvolvimento sustentávelEquadorindicadores.A proposta de desenvolvimento sustentável e sua compreensão demandam métodos que possibilitem sua quantificação e qualificação a partir de indicadores, baseados em diferentes variáveis, estabelecidos para medir a sustentabilidade de um sistema. Este trabalho teve por objetivo aplicar o Barômetro da Sustentabilidade em dois municípios, Bragança (Brasil) e Esmeraldas (Equador), de alta fragilidade ambiental pela sua localização em áreas estuarinas e pela ocorrência de áreas protegidas com a presença de manguezais. Foram selecionados 40 indicadores: 23 sociais, 3 econômicos e 14 ambientais. A avaliação indicou para Bragança a posição “potencialmente insustentável”, enquanto para Esmeraldas um desempenho “intermediário”. A avaliação da dimensão ambiental aponta uma situação de risco para os dois municípios devido ao avanço da alteração da cobertura vegetal nas áreas limites e próximo aos cursos d’água da região.Universidade Regional de Blumenau2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/880210.7867/2317-5443.2020v8n3p33-62Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional; v. 8 n. 3 (2020); 33-622317-5443reponame:Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/8802/4784Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessErazo, Ana Cristina OlivesLima, Aline Maria Meiguins deVale, Francinelli de Angeli Francisco doPimentel, Marcia Aparecida da Silva2020-10-26T01:35:49Zoai:ojs.bu.furb.br:article/8802Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdrPUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdr/oai||rbdr@furb.br2317-54431807-0167opendoar:2020-10-26T01:35:49Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online) - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv Amazônia Oriental e Andina segundo o “barômetro da sustentabilidade”: Esmeraldas (Equador) e Bragança (Brasil)
title Amazônia Oriental e Andina segundo o “barômetro da sustentabilidade”: Esmeraldas (Equador) e Bragança (Brasil)
spellingShingle Amazônia Oriental e Andina segundo o “barômetro da sustentabilidade”: Esmeraldas (Equador) e Bragança (Brasil)
Erazo, Ana Cristina Olives
Barômetro da sustentabilidade
Brasil
conservação
desenvolvimento sustentável
Equador
indicadores.
title_short Amazônia Oriental e Andina segundo o “barômetro da sustentabilidade”: Esmeraldas (Equador) e Bragança (Brasil)
title_full Amazônia Oriental e Andina segundo o “barômetro da sustentabilidade”: Esmeraldas (Equador) e Bragança (Brasil)
title_fullStr Amazônia Oriental e Andina segundo o “barômetro da sustentabilidade”: Esmeraldas (Equador) e Bragança (Brasil)
title_full_unstemmed Amazônia Oriental e Andina segundo o “barômetro da sustentabilidade”: Esmeraldas (Equador) e Bragança (Brasil)
title_sort Amazônia Oriental e Andina segundo o “barômetro da sustentabilidade”: Esmeraldas (Equador) e Bragança (Brasil)
author Erazo, Ana Cristina Olives
author_facet Erazo, Ana Cristina Olives
Lima, Aline Maria Meiguins de
Vale, Francinelli de Angeli Francisco do
Pimentel, Marcia Aparecida da Silva
author_role author
author2 Lima, Aline Maria Meiguins de
Vale, Francinelli de Angeli Francisco do
Pimentel, Marcia Aparecida da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Erazo, Ana Cristina Olives
Lima, Aline Maria Meiguins de
Vale, Francinelli de Angeli Francisco do
Pimentel, Marcia Aparecida da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Barômetro da sustentabilidade
Brasil
conservação
desenvolvimento sustentável
Equador
indicadores.
topic Barômetro da sustentabilidade
Brasil
conservação
desenvolvimento sustentável
Equador
indicadores.
description A proposta de desenvolvimento sustentável e sua compreensão demandam métodos que possibilitem sua quantificação e qualificação a partir de indicadores, baseados em diferentes variáveis, estabelecidos para medir a sustentabilidade de um sistema. Este trabalho teve por objetivo aplicar o Barômetro da Sustentabilidade em dois municípios, Bragança (Brasil) e Esmeraldas (Equador), de alta fragilidade ambiental pela sua localização em áreas estuarinas e pela ocorrência de áreas protegidas com a presença de manguezais. Foram selecionados 40 indicadores: 23 sociais, 3 econômicos e 14 ambientais. A avaliação indicou para Bragança a posição “potencialmente insustentável”, enquanto para Esmeraldas um desempenho “intermediário”. A avaliação da dimensão ambiental aponta uma situação de risco para os dois municípios devido ao avanço da alteração da cobertura vegetal nas áreas limites e próximo aos cursos d’água da região.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/8802
10.7867/2317-5443.2020v8n3p33-62
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/8802
identifier_str_mv 10.7867/2317-5443.2020v8n3p33-62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/8802/4784
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional; v. 8 n. 3 (2020); 33-62
2317-5443
reponame:Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)
collection Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online) - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbdr@furb.br
_version_ 1798945220369317888